quarta-feira, março 8

(Dicas) #32 Livro que se passa no futuro


E aí, já escolheram seus livros que se Passam no Futuro, é como eu disse, a maioria das pessoas tendem a pensar em ficção científica quando se fala em livros de se passam no futuros, não sei parece que exite um certo preconceito, eu sinto isso, como se fosse coisa chata de nerd, "Ai deve ser chato". "Ai deve ser arrastado".

Mas isso existe em todos os gêneros, existe romances chatos, dramas chatos, aventuras chatas, tudo depende de você achar chato, as vezes você só pegou o livro errado, vamos conferir umas dicas de livros que um dia, quem sabe, nossos descendes podem vir a viver.


Guerra dos Mundos, H. G. Wells
Não se fala em que tempo passa a história, então poderia ser em qualquer tempo, por isso é uma história que se sai muito bem lá em 1900 no rádio, quanto em um filme de ação dos anos 2000, é isso que eu chamo de clássico
Sinopse:
Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior?Publicado pela primeira vez em 1898, A guerra dos mundos aterrorizou e divertiu muitas gerações de leitores. Esta edição especial contém as ilustrações originais criadas em 1906 por Henrique Alvim Corrêa, brasileiro radicado na Bélgica. Conta também com um prefácio escrito por Braulio Tavares, uma introdução de Brian Aldiss, membro da H. G. Wells Society, e uma entrevista com H. G. Wells e o famoso cineasta Orson Welles responsável pelo sucesso radiofônico de A guerra dos mundos em 1938 , que fazem desta a edição definitiva para fãs de Wells.



A Quinta Onda, Rick Yancey
Outra história de invasão extraterrestre, acho que estas histórias funcionam porque mexe com nosso medo do desconhecido e do que vem de fora, é algo meio que impresso nos nossos genes, especialmente quando esse ser de fora pode fazer algo que nós não podemos, sempre que isso aconteceu na nossa história já sabemos que fim isso levou...
Sinopse:
Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora A QUINTA ONDA está começando... Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva - Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!



A Chegada em Darkover, Marion Zimmer Bradley
Agora os invasores somos nós, em um futuro onde a Terra começa sua expansão espacial, uma nave se perde e vai cair em um planeta totalmente desconhecido, esse livro mostra como começou uma das sagas de fantasia que mais gosto que é a Saga Darkover, que já tem um livro resenhado aqui no blog
Sinopse:
Darkover, planeta das maravilhas, mundo de mistério, é desde há muitos anos um dos cenários favoritos dos leitores de ficção científica, por ser um mundo verdadeiramente alienígena, de estranhas inteligências, de céus ameaçadores sob um sol avermelhado, e de poderes desconhecidos na Terra.
Em A Chegada em Darkover, Marion Zimmer Bradley narra a chegada dos terrestres, relata os tempos em que Darkover desconhecia o gênero humano, conta o que se passou quando uma nave estelar foi forçada a aterrar naquele planeta desconhecido, enfrentando, pela primeira vez na existência humana, o impacto do Vento Fantasma, das correntes psíquicas existentes unicamente naquele mundo, e do preço que todos os seres da Terra terão de pagar para que Darkover os aceite.


Reiniciados, Teri Terry
Em um futuro que pode até acontecer em pouco tempo, as manipulações genéticas podem se tornar uma realidade, diversos livros tratam do assunto, trazendo diversas questões éticas, em especial as distopias jovens, como esta série
Sinopse:
As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?

Doctor Woo, vários autores
Outro livro atemporal, repararam que metade das dicas não são bem livros do futuro, (péssimas dicas Dani) é que na verdade eu quero mostrar que existe todo tipo de SciFi, não só os clássicos e 'chatos' Asimov ou Verne, tem comédia, romance, aventura.
Sinopse:
Coletânea de histórias inéditas do cultuado personagem da série de TV britânica, Doctor Who: 12 doutores, 12 histórias reúne contos protagonizados pelo famoso Senhor do Tempo e sua indefectível nave espacial TARDIS, assinados pelos maiores nomes da literatura fantástica da atualidade. Nascida na década de 1960, Doctor Who tornou-se um fenômeno da cultura pop e segue arrebatando novos fãs a cada dia e inspirando autores de fantasia e ficção científica de todo o mundo, entre eles nomes estrelados como Eoin Colfer, Michael Scott, Philip Reeve, Holly Black e Neil Gaiman, entre outros escritores que participam da coletânea. Publicadas individualmente em e-book, as histórias agora reunidas em livro saem pelo selo Fantástica.


Eu Robo, Isaac Asimov
É claro que eu não podia deixar de citar A referência do Hard SciFi, aquela ficção especulativa cheia de detalhes e embasamento, vocês sabiam que Júlio Verne, considerado o Pai desse tipo de ficção, era tão detalhista que seus escritos serviram como inspiração para cientistas de verdade, é por isso que costumas achar essa literatura um pouco tediosa, é do tipo "Tem que gostar de Ciência, Tecnologia, se não, não vai rolar.
Sinopse:
Eu, Robô é parte de uma das três grandes séries de Asimov: Robôs, Fundação e Império. Retoma uma das personagens principais, a grande roboticista Susan Calvin, e a faz contar, em retrospecto, histórias que resumem a evolução da robótica. A narrativa engenhosa conduz o leitor com um didatismo disfarçado: levados pela imaginação e pelo humor de Asimov, nem nos damos conta da lição de história da robótica que acabamos aprendendo. Entre a babá da primeira história e a Máquina, com maiúscula, que controla toda a Terra, na última, há ainda espaço para robôs que enlouquecem, que fazem piadas, que lêem pensamentos e até robôs orgulhosos de serem mais espertos do que os seres humanos.
Eu, Robô também apresenta as três leis da robótica, outro alicerce da ficção científica. De acordo com elas, a primeira obrigação de um robô é proteger seres humanos, a segunda é obedecer às ordens de humanos e a terceira é se proteger. A aparente simplicidade esconde os numerosos conflitos que podem surgir, e servem de mote para mais de uma história.

E vocês, tem alguma dica para nós? Nos conte sobre os livros que se passam no futuro que vocês já leram, ou querem ler? 

14 comentários:

  1. A Quinta Onda é um livro recente e que teve uma adaptação cinematográfica que não assisti ainda, então vou começar pelo livro mesmo. Livros futurísticos sempre terão lugar na literatura, acredito assim como você, pelo elemento surpresa... o medo do desconhecido, afinal o que nos espera daqui a algumas décadas?

    Memórias de uma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Não conheço vários desses. Li a quinta onda e reiniciados. São bons livros! Nem sempre é o tipo de leitura que gosto, mas acho importante sairmos da zona de conforto e dar chance a novas experiências.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu já li a trilogia de Reiniciados, e gostei bastante da história.
    Agora quanto aos outros livros, ainda não tive a oportunidade de conhecer, então já anotei todas as dicas para ler futuramente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. olá!
    Não li ainda A chegada em Darkover.
    Isaac Asimov eu adoro :)
    Boas escolhas. Gostei.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Conheço todos, mas só li Reiniciados. Aliás, leia toda a trilogia, recomendo demais, é muito boa!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Eu não leito muitos livros do gênero, mas minha amiga adorou Reiniciados e meu amigo Eu, RObo. tenho curiosidade!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Desses acho que eu só conheço Reiniciados que é o que eu quero ler já um bom tempo mas ainda não tive a oportunidade.
    Alguns dos outros eu leria também, sou o tipo de leitora que dá chance para vários tipos de gêneros.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Reiniciados é uma trilogia que quero muito dar continuidade. Li o primeiro e adorei demais. As distopias hoje em dia né, passam-se bastante no futuro, gosto bastante de Feios que também lida com algo parecido em Reiniciados e também gosto de A 5° Onda como você citou. Adorei as dicas <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que seleção incrível!
    Sou apaixonada por ficção científica e distopia. Minha estante está repleta de livros que se passam no futuro e a série que eu mais amo também: a Série Mortal, da J.D.Robb (pseudônimo da Nora Roberts!)
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Oieeee, só dicas boas heim....
    Pra mim só livro do Asimov valia a indicação. Eu, Robô é um dos melhores livros futuristas que já li.
    A 5º Onda é muito legal, apesar de ter gostado da adaptação, não chega nem perto da qualidade do livro.
    E a série Reiniciadas é muito boa, é uma das melhores trilogias nesses moldes.
    Adorei as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ola ótimas dicas, dos indicados li a 5ª onda é maravilhoso, um enredo inteligente e muito bem escrito, com descrições detalhadas envolvendo o leitor. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  12. Oi!!! Geeeeeeeente do céu! Morro de vontade de ler Reiniciados. Eu sou dessas leitoras doidas por distopia e coisas futuristas (e fã da idade Média, vai entender kkkkk). Tenho o ebook de Eu, Robô, mas o tempo não tem cooperado com a minha pessoa. Espero poder ler em breve. Sobre a 5ª onda... minha mãe não gostou do filme, daí acabei não vendo e não lendo. Os demais eu não conhecia rsrs Adorei o post!

    bjs | Papierllon

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Amo livros/filmes/séries futuristas ♥ Adorei as suas dicas, e dai só li "A 5 onda", já anotei os demais e espero ler em breve.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Li sua lista e fiquei triste e alegre ao mesmo tempo. Triste por ver que não li nenhum desses livros; alegre por notar que conheço quase todas as histórias, se não por filme, por série (inclusive, amo Doctor Who).

    ResponderExcluir