quinta-feira, julho 27

(HQ) Persépolis

Título: Persépolis
Autor: Marjane Satrapi
Gênero: Histórico, Autobiográfico

Olá pessoal! Você é uma dessas pessoas que não gostam de ler histórias em quadrinhos? Pois eu digo que Persépolis pode ser uma ótima obra para que você mude seu conceito!

Marjane Satrapi conta em forma de história em quadrinhos o período que o Irã, onde ela nasceu, passa por uma grande Revolução. Depois da Segunda Guerra e o desejo de outras nações pelo petróleo iraniano, o país começou a ter fortes influências ocidentais e alguns tradicionalistas organizaram em 1979 o que mais tarde ficou conhecido como a Revolução Iraniana, onde se estabeleceu uma República Islâmica.


Na época ela tinha apenas 10 anos, e de um ano para o outro foi obrigada a usar véu e estudar separada dos meninos.
Mas antes mesmo dessa Revolução, Marjane dá uma aula de história sobre como o território Iraniano, antigo Persa, já passou por diversos conflitos, aliás o próprio nome da HQ faz referência à capital Persépolis do Império Pérsia.


As rígidas leis Islâmicas junto com a guerra Irã-Iraque (1980~1988) não permitiam que Marjane pudesse ter uma boa educação, então seus pais arrumaram com que ela fosse estudar na Áustria já com 14 anos.

Podemos dividir a obra em três partes, quando ela é criança e vê seus pais e familiares participando ativamente dos conflitos na Revolução. Depois quando ela apesar de uma adolescente tem de se virar como adulta, morando sozinha em um outro país totalmente diferente. E quando ela volta ao Irã e se sente estrangeira em sua própria casa.

Uma passagem muito interessante do quadrinho é quando ela e seu marido estão juntos fazendo um trabalho para a faculdade de artes e o tema é um parque temático sobre as antigas culturas Persas que por conta dos vários conflitos essa terra que já teve grandes heróis agora as vistas do ocidente, só tem terroristas...


Esse quadrinho também virou um filme, co-produzido pela própria autora, seguindo os mesmos traços marcantes de seus desenhos e mantendo em preto e branco nos flashbacks, essa animação chegou a ser indicada ao Oscar

Então se você gosta de histórias de civilizações, uma personagem feminina super forte e com personalidade e direitos das mulheres vai amar esse Quadrinho, se não seu, leia =)

9 comentários:

  1. Que incrível!!! Eu não leio quadrinhos mas confesso que me deixou curiosa, queria conhecer mais sobre o quadrinho vou procurar ... Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  2. Eu sou grande fã de quadrinhos e fiquei muito curioso com "Persepolis" irei procurar para eu ler... obrigado pela dica :)

    ResponderExcluir
  3. Que bacana hein? Como fotógrafo, conheço algumas fotografias de David Burnett durante a Revolução Iraniana. Período que altera a geopolítica na região e no mundo. Marjane mostra-se forte e corajosa a nos transmitir toda essa rica experiência. Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Estou ansioso para ler essa HQ. Eu vi uma resenha em vídeo sobre ela (da Mell Ferraz, do blog e canal Literature-se). E quando vi lá no grupo que tinha resenha de Persépolis, vim correndo ler a resenha. Na correria dos dias, ainda não deu tempo de ler a HQ, mas será em breve. É que atualmente ando com muitas leituras ao mesmo tempo, além de muito trabalho... rs
    Adorei a resenha!
    Beijos!
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bom
    Eu adoro personagens femininas forte, por isso fiquei extremamente interessada nessa narrativa.
    Parabéns por sua resenha ficou ótima.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Esta deve ser uma das HQ's mais emocioantes.
    Um tema tão real e que, talvez pelo seu conteúdo, mexe imenso comigo. Espero um dia ler esta HQ.
    Adorei a sua resenha.
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  8. Que show! Adoro essas alternativas as histórias comuns. Acredito que tenha um publico que acabe começando a ler livros por HQ e é muito bom ver que agora no Brasil elas não são mais destinadas apenas ao publico infantil.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Eu sou apaixonada por este livro e pelo filme, é uma verdadeira obra de arte, e lindo, é poético, é histórico...é tudo! Eu recomendo mto esta leitura, de primeirissima qualidade. amei sua indicação, amei seu post!

    ResponderExcluir