segunda-feira, julho 24

(Resenha) #37 Durotan

Título: Durotan - Prequel do Filme Warcraft
Autor: Christie Golden
Gênero: Fantasia, Aventura
Desafio #37 Livro que se baseou em outras mídias
Warcraft é uma franquia muito famosa de jogos online que recentemente ganhou um filme e duas novelas sobre essa adaptação. Não confundir com o jogo World of Warcraft que apesar de ter os mesmos elementos a mecânica dos jogos são diferentes.

Nessa novela conhecemos o tribo de Durotan, os Lobos do Gelo, antes dos acontecimentos do filme, ou seja, antes de se unirem à Horda de Gul'dan e invadirem a terra de Azeroth.

"Alguns clãs de orcs são cruéis. Gostam de atormentar e torturar as presas... e os inimigos. Um Lobo do Gelo não sente júbilo com o sofrimento. Nem mesmo com o sofrimento dos nossos inimigos; certamente não com o de um simples animal que nos fornece alimento."



A tribo dos Lobos do Gelo valoriza muito a honra e as tradições e o pai de Durotan, líder do clã, sempre orienta seu filho a agir com justiça e sabedoria, assim a paz reinava na Serra do Fogofrio na terra de Draenor, até a vinda de um estranho Orc verde com ornamentos de crânios e uma escrava a tiracolo, seu nome era Gul'dan, filho de pai nenhum e de clã nenhum. Ele propõe ao pai de Durotan, Garad, se unir a sua Horda e abandonar esse mundo que está morrendo, segundo ele não se nasce mais crianças e animais, as árvores não dão muitos frutos, a terra está minguando e antes que vire uma desolação eles deveriam procuram um novo mundo e Gul'dan diz que tem magia para fazer isso. Mas os Lobos do Gelo não acreditam e mesmo estando com algumas dificuldades eles iam superar, como sempre fizeram. Então o Orc verde parte e dias depois Garad morre e a montanha do Grande Pai explode em lavas destruindo sua aldeia. Sem líder e sem terra, Durotan agora é o líder em um dos momentos mais difíceis do povo dos Lobos do Gelo.

"Não é um clã no qual nasci, e sim um clã que fundei. Eu criei , minha Horda, e os que s juntaram a ele fizeram isso por livre e espontânea vontade."

Nessa história temos muitos ensinamentos sobre valores, sobrevivência e como estamos lidando com a preservação do nosso mundo. Durotan não é um líder orgulhoso, ele sabe ouvir e incentiva a todos compartilharem seus conhecimentos, é um personagem fácil de se gostar, justo, correto, humilde e também um pouco inseguro, se não seria perfeito e chato de mais.

O livro é muito bem escrito e a leitura é bem rápida, porém, achei ele um pouco desnecessário, é um livro relativamente grande só pra gente se apegar aos personagens, já que a história fica muito centrada somente no personagem principal, não tendo muitas tramas paralelas. No final vai melhorando onde vemos pouquíssimas coisas sobre o rico mundo do jogo, acho que poderia ter explorado bem mais sobre as outras coisas que estão acontecendo e no próprio Gul'dan.

Nunca joguei, então esse universo é novo pra mim, mas me lembrou muito o jogo de RPG Lobisomem da White Wolf, diferente dos orcs que eu conhecia através dos livros de fantasia e do RPG Dungeons and Dragons, esses orcs não são monstros, muito pelo contrário eles são bem civilizados e tem seus próprios Deus e Espíritos guias. E também não são verdes! Sempre vi orcs verdes, mas somente o orc do mal Gul'dan é dessa cor!

Eu gostei do filme por isso pretendo ler a novela sobre ele também, quem sabe acrescente um pouco mais, como gosto bastante dessa temática acho que vale a pena =D Se também gosta de alta fantasia,   dos jogos e se gostou do filme, vale a pena dar uma chance!


Trailer do filme - Warcraft

11 comentários:

  1. Oiii Caroline tudo bem?
    Sempre vejo ótimos comentários a respeito desse livro e nunca tive vontade de ler mesmo, apenas em assistir o filme, fico feliz de saber a sua opinião quem sabe futuramente eu vá dar uma oportunidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá linda,

    Eu jogo esse jogo, mas ainda não assisti ao filme e muito menos dei chance aos livros, mas espero fazer isso em breve, porque me falaram muito bem desses trabalhos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Tenho o primeiro livro aqui e nem sei quando lerei!
    Gosto quando a história trás ensinamentos assim, o livro me parece ótimo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de jogos de vídeo game, então geralmente quando a obra é de histórias de jogos, eu já meio que dou aquela brochada básica....
    Foi bom conhecer a obra através de sua resenha, mas a dica eu vou passar dessa vez.
    Até vi o filme, mas também não me prendeu muito... enfim...

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Ah que bom que você gostou do universo mesmo ainda não tendo jogado. Confesso que sou meu ameba para esse mundo, porém gostei da forma como você retratou o livro, levando em consideração mais que a fantasia. Fiquei bem curiosa. Darei o primeiro passo assistindo o filme.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Fantasia em geral não me cativa, mas tenho mais dificuldade em ler quando se baseiam em jogos e/ou RPG, por não ter o hábito de jogar. Realmente é uma pena um livro tão grande destinado apenas a se apegar aos personagens. Que bom que realmente melhora no final! Desejo que o filme seja uma experiência melhor desde o começo.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu já li o livro e gostei bastante da história.
    Como já joguei por um tempo, eu fiquei bem interessada no livro, e acredito que vou conseguir ler os outros já publicados no Brasil.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não sou fã de jogos, então dificilmente leria esse, mas vou passar a dica pro meu irmão, que curte franquias como essa.

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Eu não conhecia a obra mas é porque não é meu estilo favorito mesmo. Fiquei feliz em ver que a obra tem grande assuntos para reflexão.
    Gostei de conhecer sua opinião.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Heiii, tudo bem?
    Ahhh esse livro nao me chamou a atenção nao.
    Eu confesso que livros baseados em jogos nao me atraem e pra mim é apenas uma forma de ganhar dinheiro sobre algo que tem publico. Amo fantasias, mas livros assim acho que nao sao muito pra mim.
    Que bom que vc gostou, talvez um dia eu assista ao filme.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Acredita que ainda não consegui assistir ao filme completo? Um momento pego ele do inicio e o sinal cai e no outro pego o final e novamente o final cai! Gente que odio! Mas quero muito ler os livros que fizeram baseados nos games, como não jogo será um jeito de conhecer mais desse universo!

    Bjss

    ResponderExcluir