quarta-feira, agosto 12

Balanço da Maratona Literária de Inverno 2015


Oi gente, leram muito nessas férias?

Ufa, consegui ler todos os livros que me dispus a ler nessa Maratona, foi um pouco corrido e eu prefiro ler com um pouco mais de calma, saboreando mais o livro, mas no fim sai achando que podia ter lido até mais.

Então vamos ao balanço.



  •  A Arte da Guerra versão mangá - na madrugada do sábado para domingo, 4 e 5 de julho, teve uma pré-maratona, e acabei lendo ele inteiro nessa mesma madrugada matando dois desafios de uma unica vez Livro Indicado - Carol e Livro Com Ilustrações. 
Sobre o livro (mangá XD), achei de razoável para fraco, na minha opinião, talvez por ser uma adaptação de uma obra que não é bem um romance, algumas coisas acabou ficando confusas e bem apressadas. Foi criada uma história com uma china mais ou menos na época do Imperador Qin Huang-Di com cinco reinos e o Sun Tzu é o 'estrategista' de um dos reino em uma tentativa de dar um contexto, mas é tudo meio superficial demais. Sei lá, eu teria criado altas histórias nessa história. 


  • No Limiar das Colinas Sombrias - alem dos desafios de livros a maratona tinha as Semanas Temáticas, acabei não participando certinho delas, mas alguns livros acabaram se encaixando, é o caso desse. A primeira semana temática era Fantasia, Distopias e/ou Ficção Científica e este é uma fantasia que conclui o desafio Livro de Gênero que Leu Pouco Ano Passado.
Foi uma leitura um pouco difícil no inicio, sou meio chata com livros em primeira pessoa além da linguagem mais formal dos 'aristocratas', mas depois que engrenou o negócio fluiu bem. Esse livro é o primeiro da série A Terra de Elyon e conta a historia de uma garota, Alexa, que vive em cidades muradas, aliás até as estradas que ligam as cidades são muradas, para que? Para proteger o povo de um grande mal que há la fora, é, bem assim, alguém decidiu que existe um grande mal lá fora e obrigou o povo a ficar preso dentro de muralhas, mas Alexa que saber o que há la fora e descobre qual é esse mal.

Por ser um livro que o autor escreveu contando as aventura que criava junto com suas filhas, me pareceu que faltava alguma coisa nesse livro que eu não sei o que é, também achei o final um pouco apressado, mas gostei do livro e me deu uma certa curiosidade para ler os outros.


  • Para Sempre Alice - esse livro por coincidência também fez parte do desafio aqui do blog o Desafio 54 e já está com resenha aqui que era o desafio Livro que Ganhou Adaptação Cinematografia para saber o que achei do livro leia a resenha :P
Esse livro cairia bem na terceira semana temática, mas como ele também fazia parte do desafio do blog, li ele na primeira semana mesmo.

O livro conta a história de uma mulher/cientista/professora/pesquisadora que de uma hora para outra é retirada de si mesma por uma doença que não quer saber, quem você é.


  • Noturno - a segunda semana temática é a semana do trilher, suspense e terror, então meu Livro de Mais de 400 Páginas foi Noturno da Trilogia da Escuridão, eu já tinha começado a ler ele na primeira semana para ir adiantando, se não acho que não teria dado conta de completar a TBR
Li muitas resenhas negativas desse livro, falando sobre clichês coisa e tal, mas se eu fosse dar ouvidos a palavra clichê, acho que não leria nem assistiria mais filmes e séries, né?

Gostei bastante do livro, especialmente por que li enquanto assistia a série The Strain, no original, e com certeza vou ler o segundo livro num futuro próximo já que a segunda temporada da série já começou no FX. Já tem resenha da Série/Livro aqui no blog.


  • Caixa de Pássaros -  este livro também segue a temática da segunda semana, e cumpre o desafio Livro que Você Ganhou, na verdade eu ganhei a grana e com ela comprei esse livro XD, e eu amei o livro, ganhou o título de Melhor Leitura da Maratona.
Conta a história de Malorie em um mundo onde algo enlouquece e faz as pessoas ficarem violentas matando quem vê e/ou se matando, a narrativa vai volta no tempo contando quando aconteceu o 'surto' e quatro anos depois Malorie se aventurando fora da casa em que ficou escondida durante esse tempo todo.
Só uma observação sobre livros de terror, já que a segunda semana se ocupa deles, acho que as pessoas, especialmente as que não são acostumadas com o gênero, se preocupam demais com o 'sentir medo' ou com o saber 'poque isto ou aquilo está acontecendo' que esquecem de aproveitar o livro.

  • Morto Até o Anoitecer - na terceira semana o tema foi YA Contemporâneo, Drama e/ou Romance e eu li mais um livro que cairia bem no desafio Comece e /ou Termine uma Série, Trilogia ou Duologia  sendo que usei este livro pra esse desafio mesmo XD, Morto até o Anoitecer é o primeiro livro das Cronicas de Sookie Stackhouse que deu origem a série de tv True Blood.
Tá ai um livro que nunca imaginei que leria, tenho uma certa birra com comédias românticas, mais gostei desse livro, uma história leve descompromissada, divertida deu uma descontraída legal por isso foi uma grata surpresa.

O livro conta a história de Sookie que espera seu próprio vampiro, Sookie é uma telepata, mas ela não consegue ouvir os vampiros, o que pra ela é um alivio, já pensou você naqueles momentos íntimos e começara escutar o pensamento dos caras, vixe. Só que junto com o seu vampiro, uma série de assassinatos começa ocorrer na pequena cidade, e alem da desconfiança contra o vampiro os crimes apontam para o irmão de Sookie. E agora quem poderá nos ajudar?


  • Minha Querida Sputnik - ainda na terceira semana jé peguei o ultimo livro da TBR que cumpre o desafio Livro de Capa Azul, e infelizmente foi uma decepção U.U

Ouço muito bem a respeito do mestre Murakami, e queria muito ter gostado desse livro, mas não gostei, achei a história bem morna, de repente começou a seguir um caminho X, dai virou as costa para esse caminho e do nada acabou, simples assim.

A história é sobre Sumire, uma jovem maluquete (nossa que coisa de velha XD) aspirante a escritora, contada pelo narrado K, o narrador gosta dela, mas ela não tem ainda um caminho para sua própria vida, um dia ela se vê apaixonada por uma mulher mais velha chamada Miu.

Acabei me atrasando um pouco com Minha querida Sputinik que acabou invadindo a quarta semana que era Um livro nacional, mas não li nenhum nacional (que coisa feia), mas li mais dois 'livros' para terminar minha maratona no lucro que foi:

Irmãos Karamazov mais um livro adaptado para mangá publicado pela L&PM Pocket que minha irmã me emprestou.

Achei melhor que o Arte da Guerra, talvez por ser um romance tenha sido melhor adaptado que o Tratado sobre a guerra, mas muitas pessoas podem discordar, já o romance Irmãos Karamazov é 'enorme de grande, sô'.

Ainda não tive a oportunidade de ler o livro original, e acho que também não teria muita paciência, quem sabe no futuro, mas eu sei que tem muita história paralela, e o mangá é bem resumido e só se ocupa da história dos irmãos mesmo.


A Arte da Guerra - e para terminar minha maratona li o Tratado A Arte da Guerra, a muito tempo tive curiosidade de ler esse livro, e já que li uma adaptação vamos ler o original, e, sabe de uma coisa, gostei bastante, agora posso ficar vendo meus documentários sobre as guerras e ficar analisando no que seus generais acertaram ou erraram segundo o lendário Sun Tzu.

Acho que se eu fizesse um mangá sobre essa obra teria material para vários capítulos explicando de forma mais interessante cada um dos tópicos relatados no livro original.

Alguns dizem que muito do que foi dito por Sun Tzu pode ser usado em nossas 'guerras pessoais' como aquela reunião de negócios, e eu concordo com essas pessoas.

Bom gente esses foram os livros que li nessa maratona, queria falar mais, mas esse post já está grande demais, então deixe aí nos comentários, o que acharam? O que leram em julho?

Té mais o/ 

16 comentários:

  1. "Caixa de Pássaros"! Mal posso esperar para ler o meu, estou doida por ele desde a última Turnê Intrínseca. Boas leituras, as suas. Se toda maratona for assim, vai ser bem legal. Beijos!

    Ensaiando

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Parabéns pela maratona, ótimos livros que você leu. Dica: leia os irmãos Karamazov. É muito bom, eu li e aprovei. Dostoiévski é genial, pena que não pôde terminar a trilogia. Já que ele morreu antes dele terminar o terceiro livro.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso mesmo, pelo resumo em mangá parece que é uma história que eu iria gostar muito, só preciso vencer a preguiça T_T

      Excluir
  3. Oi!
    Infelizmente não consegui participar da maratona, então acompanhei os blogs participantes e estava ansiosa pelos resultados! De todos esses que você leu, eu só tinha ouvido falar de A Arte da Guerra, Caixa de Pássaros (e falaram muito bem por sinal) e Para Sempre Alice. Quero ler todos esses.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Para Sempre Alice, é um dos livros mais sensíveis que já li, tem resenha aqui no blog, amei Caixa de Pássaros, eu recomendo de verdade

      Excluir
  4. Olha parabéns pela sua maratona de leitura.
    Eu não li nenhum desses livros que você citou.
    Mas também acho que não faz muito meu gênero pelo menos no momento, pois
    estou nas leituras mais teen. Enfim...Mas parabéns viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-boston-boys.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, nossa que bom que você conseguiu ler todos os livros que estavam em sua lista! Desses o que estou mais curiosa é Caixa de Pássaros :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Lemos a mesma quantidade de livros nessa maratona, Dani! Nunca li nenhum dos livros do balanço, mas tenho muita vontade de ler Caixa de Pássaros e Noturno!

    Abraços,
    Lucas Fagundes
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que legal que conseguiu concretizar a maratona, eu nem me proponho a esse tipo de desafio pq não tenho muito tempo, mas fiquei feliz por ti. Dos que você leu estou doida para conhecer Caixa de Pássaros, parece ser um livro bem denso e interessante!

    ResponderExcluir
  8. Caixa de Pássaros é um bom livro, gostei bastante dele. Para Sempre Alice eu já vi o começo do filme e gostei bastante da história. Ótima maratona!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiii eu queria muito participar da maratona, mas infelizmente não consegui :/
    Você leu bastante livros hein???
    Dos que você leu o único que eu tenho vontade mesmo de ler é o Caixa de Pássaros.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Fico feliz que tenha conseguido cumprir a maratona! Eu nunca consigo :(
    Tô com vontade de ler Caixa de Pássaros e já assisti Para Sempre Alice :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Quantos livros bacanas!!!
    Não consigo fazer maratona. Não tenho disciplina para tanto.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  12. Oii!

    Minha mãe leu Para Sempre Alice e disse que é muito bom e bem triste ^^ Parabéns por todos os livros lidos! Infelizmente não participei da maratona, mas pretendo participar da próxima :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Minha maratona foi bem mediana porque só li 7 livros. Dos seus livros lidos, o que mais quero ler é Caixa de Pássaros, um gênero que não leio com frequência. Alguns amigos leram e gostaram muito da narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ah eu tentei fazer a maratona literária também, mas não rolou hahaha muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo aqui que me deixam sem tempo e sem cabeça pra ler :/ fazer oq hahah espero melhorar minha quantidade de leituras logo

    ResponderExcluir