quarta-feira, outubro 21

(HQs) de Terror


Arte: Meritxell Ribas

Nesse mês especial de Halloween Nights resolvi falar um pouco dos meus quadrinhos de terror que tenho em casa, aproveito para sugerir alguns títulos pra vocês lerem =D. A maioria dos são adotações de livros, mas todos são uma obras de arte. o/




Drácula - Uma Sinfonia de Pesadelos ao Luar 
Adptação e Arte: Jon J. Muth
Editoras: Marvel e Abril Jovem
Essa graphic novel, ou livro ilustrado, é uma adaptação do Clássico Drácula de Bran Stoker. Lindamente pintada em aquarela e toda rebuscada com textos emoldurados.

Nessa adaptação a história não é totalmente fiel ao original, mais isso não tira o brilho da obra. Muth apresenta uma versão onde Mina e Lucy são muito amigas, e o pai de Mina é o próprio Van Hellsing, o caçador responsável pela morte do Conde no original. A história é narradas por elas e pelo pai de Lucy, John Seward, através de trechos de diários e também por alguns documentos e jornais.

Uma pena essa graphic novel não ser mais relançada no Brasil, tenho essa edição de 1989 até hoje, foi presente de uma amigo meu que comprou em um sebo. Esse quadrinho foi um dos meus primeiros contatos com a obra de Bran Stoker anos depois li o livro em formato de bolso, ambos são incríveis!

Eu sou a Lenda
Adaptação: Steve Niles, Arte: de Elman Brown
Editora: Devir
Pra quem não sabia o filme "Eu sou a lenda" é uma adaptação do livro de mesmo nome do autor Richard Matheson, aliás existe muitas adaptações desse livro para cinemas, séries e quadrinhos.

Meu marido sabe que adoro desenhos e me mostrou essa HQ vi a arte no estilo europeu, em preto e branco e como muitas hachuras e achei fantástica! Só depois vi que se tratava da versão do livro e como  assisti o filme com o Will Smith e fiquei curiosa em ler essa versão. 

Mesmo a arte sendo bem riscada os desenhos de Elman consegue ser limpo e claro em alguns momentos, transmitindo muito bem a sensação de solidão do protagonista.


Frankestein  
Adaptação: Sergio A. Sierra, Arte: Meritxell Ribas
Editora: Arx
Outro clássico aptado para os quadrinhos. também em preto e branco mas dessa vez com mais preto do que branco, até parece que Meritxell entalhou diretamente na madeira essa HQ.

A história começa com um navio preso em uma geleira, e o capitão resgata um homem que estava desacordado em um trenó, esse homem é Victor Frankestein, o cientista, e quando acorda revolve narrar toda a sua trajetória ao capitão, sua paixão pelos mistérios da vida e da morte, conta como criou a um monstro e sobre a briga entre os dois.

Não li o livro de Mary Shelley, mas me encantei com essa obra, e com a profundidade dos personagens, não existe o bom e o mau, existe apenas a falta de amor e tudo o que isso pode gerar, rejeição, traição, mágoa, ciumes e ódio. Um quadrinho simplesmente encantador.

Entrevista com o Vampiro - A história de Cláudia  
Adaptação: Marie Witter, Arte: Ashley
Editora: Rocco
Já li o livro e vi o filme, pra mim, umas das melhores adaptações que já assisti, quando vi que anunciaram a venda desse quadrinho fiquei com muita vontade de ler. 

Me surpreendi com o traço de Asley, parece que ela desenha apenas no lápis e pinta no computador, pra mim deu um grande charme e inspiração para meus próprios quadrinhos.

Temos nessa HQ a história de Cláudia, desde o "beijo" quando ela se tornou vampira, toda a sua crise em ser uma mulher presa em um corpo de criança, até sua morte. No quadrinho é ela quem narra a história enquanto a trama segue.

Quem ainda não leu o livro é uma ótima oportunidade para conhecer esse belo romance e os vampiros de Anne Rice! 



Asilo Arkham - Uma séria casa em um sério mundo 
Roteiro: Grant Morrison, Arte: Dave Mc Kean
Editora: DC Comics e Panini
Essa HQ é uma história do Batman, a adaptação fica por conta do nome do asilo, Arkham, nome de uma famosa cidade no mundo do escritor H.P. Lovecraft, mestre do terror. Não poderiam ter escolhido um nome melhor, é nesse asilo onde os vilões do Batman ficam internados, se bem que ele deviria se chamar sanatório.

Morrison apresenta nosso querido Bruce Wayne fragilizado tendo de lidar não apenas com seus inimigos,  Duas Caras, o Chapeleiro Maluco e Killer-Croc, mas também com seus piores medos, tudo isso instigado pelo coringa. Em paralelo conhecemos a história do fundador do asilo e como ele também enlouqueceu.

 A arte de McKean é única, ele utiliza diversas técnicas  em seus trabalhos, não consigo explicar, só vendo e sentindo. Eu acho sensacional!

Pra quem não conhece ou não gosta de DC, comics ou  Batman, não se preocupe, esse quadrinho vai muito além do universo de onde ele veio, não terá problema algum em compreender a história, se conhecer e gostar, é um prato cheio!


Esses são meus "chodós" mas tem muitas histórias em quadrinhos de terror.
Pra quem gosta de algo mais macabro tem o mangá Panorama do Inferno do Hideshi Hino, já li  mais achei muito forte pra mim o_o
Ou algo bem light e infantil, como a adaptação em mangá do filme do Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack de Jun Asuka. 

Boa leitura a todos =)





20 comentários:

  1. Gostei muito de todos os desenhos das capas.
    Esse mês pede muito uma história assustadora.
    beijinhos
    http://becodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah! Que dicas incríveis!!
    Esse da Anne Rice é perfeito demais.
    Adorei o post, principalmente a indicação do Batman, não sou mt fã da DC, mas é impossível não amar o Batman... rsrs... e claro, Dracula, outra paixão que eu tenho e é infindável... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oie.
    Fiquei imaginando o quão legal deve ser uma HQ de Entrevista com o Vampiro ♥
    Amei as dicas.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu cheguei a ver essa HQ da Anne Rice e é perfeita! Muito bom!
    Bjks
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita curiosidade de ler algo da Anne Rice, em HQ ia ser mara! Curti bastante as dicas!
    Primeira de muitas visitas aqui no blog, já estou seguindo!
    Beijos,
    Gabbi

    https://dearlysandra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não é meu gênero favorito, mas gostei das sugestões. As capas são bem bonitas, transmitem logo de cara a intenção de cada trama.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Caroline,
    Adorei as indicações.
    Meu irmão fala muito bem de Eu Sou a Lenda e tenho muita vontade de ler. Também quero ler Drácula em HQ.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Caroline.
    Não sou muito de ler HQ. Mas gostei bastante da postagem. Não vejo muitas de terror por ai. Me interessei muito pela primeira. A capa é linda e imagino como deve ser por dentro. É uma pena que não tem mais hehe. Mas os outros são interessantes também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar dessa HQ de Entrevista com o Vampiro, inclusive vi algumas imagens... Tem um acabamento sensacional! Ficou demais a sacada da coloração em sépia com o sangue em vermelho

    ResponderExcluir
  10. Oi Caroline, eu nunca li nenhuma HQ mas tenho muita vontade, e já que sou super apaixonada por terror é só juntar o útil ao agradável. Fiquei querendo muitos desses quadrinhos, espero um dia desses ter a oportunidade de conferir :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Das HQs citadas conheço essa edição de Eu sou a lenda. Achei ela incrível :)
    Não conhecia a HQ de Entrevista com o vampiro...
    Ainda sou bem iniciante no mundo dos HQs, mas ela entrou na minha lista e vou atrás para ler e ter na estante.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Confesso que sou bem por fora do mundo dos quadrinhos e não curto muito terror, mas gosto de ler coisas diferentes para variar, por isso, prestei atenção em todas as indicações e certamente as lerei se tiver a oportunidade.

    ResponderExcluir
  13. Olha eu sinceramente não gosto de livros de terror e por isso
    não sou muito chegada e nem tenho muito interesse em fazer leitura de nenhum deles, mas para quem gosta é um prato cheio. Gostei da sua postagem, mas eu não ligo muito para essas coisas de Hallowen não hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/caixinha-de-correio-parte-4.html

    ResponderExcluir
  14. Ola adorei a lista o que mais me chamou atenção foi o da Anne Rice, adorei essa capa que a Rocco colocou. Os demais vou deixar para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Muito legal as dicas, terror e hq juntos é prefeito, fiquei interessada em todos pois adoro o gênero, belo post para entrar no clima do Halloween

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie
    O único livro que eu me ariscaria ler é o da Anne, mesmo assim ainda tenho meus receios e medos

    Beijos
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  17. Olá Caroline, que post show! Suas dicas foram tops, só HQ's dos sonhos. A do Drácula deve ser linda, eu li o livro e assisti o filme e fiquei fã, imagina essa HQ, também achei linda a da Anne Rice, a capa é linda! E claro, não posso deixar de lado meu super herói preferido Batman, acho que as histórias que passam em Arkhan são as melhores. Parabéns!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol, sua linda, tudo bem
    Eu não sabia que o filme Eu sou a lenda, tinha sido baseado em um livro e nem que existiam várias adaptações para o cinema, além dessa última. Eu achei genial fazer adaptações de clássicos como Frankestein, Drácula, Entrevista com Vampiro para histórias em quadrinho. Eu vi que é um mercado antigo, quem não lembra de na infância ler quadrinhos, e agora está vindo com um força muito grande, sempre inovando. Adorei sua postagem, você escolheu um tema diferente.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Adorei o post,o trabalho que é feito nos quadrinhos é incrível,não li nenhum dos livros,mas dos quadrinhos o que mais gostei pelo post foram Eu sou a lenda e Entrevista com um vampiro.

    Bjss

    ResponderExcluir
  20. Oi, sempre tive curiosidade de ler algum livro da Anne Rice, sim, sou a única pessoa que ainda não leu, mas essa historia em quadrinho já tinha me chamado atenção desde o lançamento, quem sabe agora nesse Halloween eu pegue para ler?

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir