segunda-feira, outubro 26

(Resenha) #7 Psicose

Psicose
Robert Bloch
Suspense 
Editora DarkSide Books

Engraçado, pensava Sam, como acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela.

O tema do Desafio do Blog esse mês para mim não foi um desafio, já que sou apaixonada por Suspense e Mistério, e o livro que escolhi foi o clássico Psicose.
O livro mescla a história de Norman Bates, um homem dominado por sua misteriosa mãe, que dirige o um antigo motel que, hoje, fica em uma estrada segundaria, longe do movimento. E a história de Mary Crane (e o que aconteceu com ela) que rouba seu chefe e foge para casar com seu namorado, mas no meio do caminho ela para no Bates Motel e some.

Mary é uma péssima ladra e deixa muitas pistas pelo caminho o que leva tanto um investigador da agencia de seguros quanto a irmã de Mary, Lila, até a casa de Sam Loomis, o namorado de Mary, e começa a investigação onde o maior empecilho é a mentalidade pacata das pessoas do interior que não acreditam que aquele 'menino bonzinho não mataria uma mosca'. Mas a insistência obstinada de Lila os ajudam a resolver o mistério.

Gente quem não conhece Psicose definitivamente não viveu no planeta nos últimos 50 anos, e mesmo eu que não assisti o filme e só li o livro agora já conhecia a história quase toda, Psicose é um clássico que ganhou fama e filme pelas mãos do mestre Afred Hitchcock, mas que livro é esse que fascinou tanto o famoso cineasta que o fez comprar Três Mil exemplares do livro só para que ninguém conhecesse a trama antes de ver o filme?

O livro tem uma leitura super fácil e gostosa, é tão simples, tudo faz sentido, nada de reviravoltas
bizarras (é ... bem...), aqui os personagens pensam da forma que está mais disposto a pensar, com se fossem pessoas reais. Lila, para mim, é a mais inteligente e questionadora e, ela tem toda razão de ser assim. Sam é mais caipira e prefere deixar as investigações nas mãos da autoridade e, ele também tem toda a razão. O xerife conhece os Bates desde sempre, e os considera inofensivos, faz sua investigação disposto a não encontrar nada, e, falando sério muitas autoridades fazem o mesmo na vida real, especialmente em cidadezinhas onde 'todos são amigos de todos'.

É uma delícia entrar na mente de Norman Bates, seu relacionamento nada convencional com sua mãe, e, mesmo conhecendo a história, quando a verdade vem, é chocante, e quando ela é explicada choca ainda mais, e é ai que a mente psicótica de Norman mostra o quanto é torta.

Acho bem interessante a reação das pessoas depois que tudo é resolvido, sabe aquela reação que todos tem ao descobrir que um conhecido é um criminoso aquele tipico "É, bem que eu desconfiava que ele não é boa gente' ou 'Nossa a filha do cunhado de um amigo do Seu Manel, sumiu tem uns 10 anos, tenho certeza que foi esse cara estranho que fez aquilo com ela'.

Eu indico esse livro para todos que gostam de um bom suspense, um clássico do gênero que merece ser lido por todos e especialmente pelos fãs.

Dou 5 estrelas.

30 comentários:

  1. Meu Deus, que estória incrível, pela sua resenha deu pra perceber mesmo, que o livro é cheio de mistérios e suspense. Incrível.

    Beijos.
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha eu achei a trama muito boa, mas sinceramente eu não pegaria para ler esse livro no meu atual momento sabe? Eu acho que não é pra mim. Eu estou querendo leituras leves e acho que esse livro não é uma boa, mas gostei bastante de tudo que você abordou e também do seu ponto de vista. Deu para perceber que o livro alcançou as suas expectativas e é sempre muito bom quando isso acontece, até porque é horrivel quando nos decepcionamos com uma obra que ganhamos ou compramos =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nas-proximidades-do-amor.html

    ResponderExcluir
  3. Adoro a versão original em filme!!!! Gostei um pouco do remake por causa do ator que fez o Norman, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro!!!! Acho que vou gostar!!!
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho o livro, apesar de ainda não ter lido, mas gosto do filme. Se o filme é bom o livro deve ser melhor ainda.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Que história! Não imaginava que a trama era assim!! :O
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie.

    Já vi muito a respeito desta obra, mas ainda não tive a oportunidade de lê-la. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa e mesmo tendo medos desses títulos eu preciso ler este livro

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti o filme e nem li o livro, mas por se tratar de suspense já fiquei interessada na história. Anotando a dica.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oie.
    Eu sempre ouvi falar em Psicose mas nunca sequer soube do que se tratava a história.
    Confesso que com a resenha fiquei um pouco surpresa, porque achei que era algum terror muito maluco, mas como suspense também faz meu estilo e eu leria, com toda certeza.
    Não sei se ele existe em ebook, os livros da darcside são difíceis nesse formato, de uns tempos pra cá que vem sendo lançado.
    P.s: o primeiro quot já me conquistou muito fortemente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-bruxa-da-noite-vl1.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tamara, confesso que também tinha a mesma impressão que a sua, sempre achei que fosse algum tipo de filme de terror super estranho daqueles antigos, heheh
      Também fiquei com vontade de ler, vou tirar um tempinho e ler entre os livros do desafio =3

      Excluir
  9. Olá!

    Claro que conheço o filme Psicose, mas o livro só vim saber há alguns meses. Não o leria, sou super medrosa para terror e suspense rs

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse é um clássico que, como diria minha avó, é batuta... kkkkkkkkk
    A darkside é sempre incrivel nos lançamentos deles e desde que lançaram Psicose estou de olho nesse livro. Mas queria ver como ia funcionar como livro, gostei muito do filme e com sua resenha me animei um pouquinho mais com a estória.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ainda não li nenhum livro da editora mas gostaria muito dde começar por ele
    Nossa o cara compra 3 mil exemplares do mesmo e doido heim rsrs
    Não leio muito do gênero mas quero muito sair do mesmo
    Amei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oláá
    Adoooorei sua resenha, nossa, eu sou louca para ler esse livro pois amo o filme, sem dúvidas é sensacional, ótima dica de leitura e que bom que curtiu tanto.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu blog;)
    Quero ler primeiro o livro, esta na minha lista desde algum tempo.
    5booksandme.blogspot.fr

    ResponderExcluir
  14. Oi Daniele
    Apesar de ler pouco do gênero, um dia ainda pretendo ler. Deve ser bom mesmo como voce falou, o único problema é meu medo rs
    Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Daniele.
    Não sei onde eu estava então hehe. Eu só conhecia aquela famosa cena do filme, mas nada da história hehe. E por causa da cena eu achava que era mais um terror e agora você me fala que é suspense hehe. Eu quero comprar esse livro, com a capa dura que a edição está linda e vejo tantos elogios a ele que preciso ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Ola Dani o livro é um clássico, já assisti o filme e adorei, mesmo hoje em dia não assistido muito filmes nesse gênero. Acredito que para os fãs esse livro seja perfeito, bem mais detalhado que o filme. Adorei essa capa. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Me surpreendi ao saber que a leitura é fácil e gostosa, pois parece ser um livro denso e complicado.
    Como fã de bom suspense, acho que PRECISO ler esse livro, quase que com uma necessidade, hein?
    Adorei a sua resenha e concordo contigo, quem não conhece Psicose não viveu no planeta nos últimos 50 anos rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu adoro suspense, mas acho que o preconceito bobo de ficar com medo me tira a vontade de ler.
    Tooodo mundo elogia essa obra, mas não quero muito ler :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, eu li esse livro um tempo atrás e me apaixonei por ele, também estou sempre indicando quando posso, é um clássico do terror que deve ser lido por todos que curtem mesmo. Eu assisti ao filme também, mas o filme não me agradou tanto quanto o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Psicose é um livro que sempre quero ler mas nunca consigo, por diversas situações, principalmente por ler livros que precisam ser resenhados antes. Conheço a história por alto, por ler muitas resenhas, mas nunca me aprofundei a ponto de entender todo no comportamento do personagem. Espero fazer isso em breve.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Já vi tanto a capa desse livro *-* não é um livro que eu tenha curiosidade de ler, pois, além de não gostar muito de suspense, a história não me fisga de jeito nenhum *-* Mesmo com tantos leitores elogiando, ainda não consigo querer ler *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu li esse livro ano passado, e amei. Já tinha assistido o filme, mas o livro só melhorou minha experiência.
    ;D

    http://profissaoleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá! Assisti o filme Psicose há muito tempo atrás e é ótimo! O livro deve ser bem intenso, deve tratar bem do lado psicológico dos personagens, gostaria muito de ler. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Assim como você eu sou apaixonada por livros de suspense, e o Psicose já está na minha lista de desejados faz muitooo tempo. Eu adorei a sua resenha e ela só me fez ter mais vontade de conhecer a historia.

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha e em conhecer melhor o livro! Adoro um bom suspense!
    Adorei o seu blog, estou te seguindo ^^

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO CALDEIRÃO DE PRÊMIOS HARRY POTTER!

    ResponderExcluir
  26. Oii,

    Devo dizer que sou uma pessoa que não conheço a história de Psicose e que também não vi o filme. Mas conheço só de nome, por ser um clássico dos filmes. Gostei de sua resenha e fiquei interessada em conhecer a história. Também gosto de um mistério e suspense.

    Priscila
    http://resenhandobma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi,
    Gosto de mistério e suspense, mas não se leria esse livro por ser um pouco mais pesado, no momento atual estou procurando algo mais leve, mesmo que com certo mistério.
    Mas em outro momento com toda certeza leria o livro, acho interessante a forma que o autor fez a visão da história.
    Parabéns pela resenha
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  28. Oi Dani, sua linda, tudo bem
    Chocada agora, não sabia que ele comprou os exemplares dos livros, mas achei a ideia dele genial, pois realmente o filme é muito bom, eu vi. Você sabia que essa história é baseada em uma história verídica, acho que isso é o mais horripilante. Mesmo já conhecendo a história, acho que irei me envolver no livro tanto quanto você. Gostei da resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá Dani!
    Eu não conhecia o livro, mas apesar de ser um gênero que não gosto de ler, eu fiquei intrigada com a história.
    Adorei a sua resenha e vou anotar a dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir