segunda-feira, janeiro 4

(Resenha) #10 Kull - Exilio da Atlântida

Kull - Exilio da Atlântida
Robert E. Howard
Aventura, Fantasia, Espada e Magia

"Me preparei para apoderar-me do trono, mas não para conservá-lo."
Nesse desafio de número 10, o tema era livro de contos. Li esse livro do autor que é considerado o pai do gênero espada e magia (sword and sorcery, no original, um sub-gênero da fantasia, caracterizado princialmente por heróis e elementos de magia e sobrenatural).

Howard também é pai de personagens muito famosos, sendo o mais conhecido o Bárbaro, Conan. Na verdade esse livro trata-se de um apanhado de contos publicados em revistas da época, como a Weird Tales e fragmentos de histórias que tinham o personagem Kull e sobre a Era Thuriana, por volta de 1000.000 a.c, na Atlântida Pré-Cataclísmica, onde ele viveu.

Quando Howard escreveu sobre seus personagens, não era de forma cronológica, da mesma forma que quando contamos sobre nossa vida, as vezes lembramos de coisas recentes, que puxam alguma lembrança para o passado, mas essas histórias foram organizadas em ordem cronológica.

No primeiro conto conhecemos Kull, um garoto que foi abandonado pelos pais em uma floresta ainda pequeno, foi criado por tigres e encontrado pela tribo do mar em Atlântida onde se tornou um guerreiro. Já crescido ele está retornando de uma expedição com alguns companheiros, expressa seu desejo em conhecer Valúsia, e tem um visão em um sonho, onde é aclamado Rei, Rei da Valúsia a cidade mais importante dos 7 impérios.  Quando ele chega a sua aldeia, vê uma moça amarrada preste a ser queimada viva, sob o crime de ter fugido com um pirata. Revoltado Kull tenta salvar a moça mas ele percebe que seria impossível libertá-la, então decide que uma morte rápida seria muito melhor que o desespero do fogo lhe queimando a carne. Os aldeões inconformados com sua atitude correm atrás dele, mas Kull, que foi criado por tigres não dá chances pra ninguém na corrida. Assim ele se torna um exilado de Atlântida.

No segundo conto O Reino das Sombras Kull já é Rei, e ele é alertado de por Ka-Nu, sobre os Homens-Serpentes, uma antiga raça capaz de assumir a forma humana, e seu plano em usurpar o trono. Em meio a muito mistério, feitiçaria e fantasmas Kull derrota dos os Homens-Serpentes, junto com o Picto Brule. Nesse Conto Ka-nu se tona seu conselheiro e Brule o seu braço direito nos outros contos seguintes.

Na maioria das histórias livro, vemos o Rei entediado das questões do reino, e impotente sob leis obsoletas, principalmente sobre casamentos, ele tem vontade de poder sair com seu cavalo e lutar.
E Sobre as intrigas e o desejo de lhe tirá-lo do trono, principalmente pelo fato de ele ser um Bárbaro e não seu um cidadão Valusíano, além dos Homens-Serpentes, o sucessor do antigo Rei Borna, que Kull Matou, Kaanub também queria para si trono de topázio.

Kull é introvertido, reflexivo e bem carismático, em nenhum dos contos desse livro amou uma mulher, gostei muito do personagem, apesar de vira e mexe ele conhecer pessoas que são capazes de enganá-lo, tanto pelo uso da magia, quanto pela lábia, apesar de sua força, ele me pareceu em ingenuo, mas muito honrado.

Um dos contos que mais gostei foi A Gata de Delcardes. Kull ficou sabendo de uma gata que podia falar com humanos que se chamava Saremes, que viva na casa de Delcardes, e antes do Rei conversar com a gata ela implorou que seu casamente fosse permitido, impedido pela lei, teve de lhe negar o pedido, mas acabou levando a Gata para o seu palácio junto com seu escravo Kuthulos, que sempre estava mascarado. A Gata passou a ser a sua conselheira, além de contar várias histórias sobre os tempos remotos. Nesse conto conhecemos o grande vilão do  Thulsa Doom, o necromante.

Recomendo pra quem gosta de aventura e fantasia, dos filmes de Indianas Jones e dos autores Michael Moorcock e Lovecraft. Apesar de ser sido escrito a um bom tempo, sua escrita é bem rápida, envolvente e apaixonante, não é a toa que ele inspirou muitos autores e inspira até hoje, leitura obrigatória que quem gosta de fantasia! Já coloquei na minha lista outras obras dele pra ler =)

Existe um filme sobre Kull o Conquistador (1997) filme como ator do Hércules considerado bem ruim pelos fans, não recomendo, hehe. Tem também as Hqs, publicadas pela Marvel e pela Dark Horse, essas sim!






28 comentários:

  1. Oi, infelizmente não tenho a minima vontade de ler essa obra... Ela não me atraí como outras que eu tenho para ler, então para o momento não esta em minha lista de futuras leituras! Mas fico feliz que tenha gostado dos contos e encontrado um novo autor para acrescentar a sua lista. Te desejo ótimas leituras em 2016, ok?
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  2. O blog esta lindo e sua resenha esta incrivel! Essa obra não me prendeu muito, mas espero um dia ter a oportunidade de ler, quem sabe as prioridades não diminuem
    #Metas2016

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse livro e sinceramente os contos me chamaram atenção viu? E olha que eu gosto de um conto =x Espero poder ter a oportunidade de ler, porque eu nunca tinha visto nenhuma resenha sobre ele e só pelo pouco que você falou de cada estória me deixou curiosa. Eu vou anotar a dica com toda certeza, até porque conto também nos faz descansar um pouco a mente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/memorias-literarias-5-um-picante-ano.html

    ResponderExcluir
  4. Ola Carol amo fantasia e não conhecia esse livro, já quero ler adorei o que postou e suas impressões. Eu sempre leio contos por sua intensidade independente de ser pequeno sendo bem escrito vale muito a pena ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adoro livros de contos, mas confesso que essa temática não chama muito minha atenção.
    Mesmo assim, fiquei feliz em saber que você teve a oportunidade de ler o pai da espada e magia e deu para sentir o quão bom foi.
    Valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Conheço o personagem mais não sabia basicamente nada dele. O livro de contos é interessante por ser uma leitura rápida e poder conciliar com outras. Sua resenha está clara, objetiva e informativa, parabéns.

    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro e até gosto de livros de contos e principalmente com esse gênero de fantasia acho bem interessante..vou procurar saber sobre ele pra ler :)
    Dos contos que você mencionou gostei de A Gata de Delcardes.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vai-sonhando-megan-maxwell.html#comment-form

    ResponderExcluir
  8. OIii!

    Eu não sou muito fã de fantasia, Tipo, eu gosto, mas as leituras demoram para engrenar, por isso eu acabo evitando um pouco. Mas acho que com contos seria diferente e muito mais facil *-*
    Eu gostei muito da forma como vc falou, sem spoiler e sem falar demais!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ola o gênero fantasia definitivamente não faz meu tipo , não consegui me interessar pelo livro , mais eu gostei de sua premissa, nos apresentou os contos de forma singela e sem revelar muito da historia
    Infelizmente deixarei a dica passar
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda!
    Confesso que apesar dos elogios que você fez a obra e do fato de você ter achado a escrita do autor envolvente e apaixonante, o livro em si não me despertou muito interesse e não me deixou curiosa para conhecer a história.
    Então no momento eu não leria, mas que bom que você gostou!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Caramba, nem acredito que alguém fora eu e meu grupo de rpgistas, conhece esse livro. Esse escritor é muito bom, eu adoro o trabalho dele. Se gostou desse livro, leia Crônicas de Espada e Magia, tem contos dele e de outros escritores do gênero. Quanto ao filme, é algo que nem deveria ser lembrado, era ruim na época, hoje que já passou da validade então...

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *----* Oh alguém aqui além de nós que gosta de RPG!
      Muito obrigada pela dica com certeza irei ler, tem Michael Moorcock que ouvi falar muito bem e ainda não li nada dele =D

      Excluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas gostei muito da premissa. Eu não costumo a ler livro de contos, então seria algo diferente para mim. E o que mais me chamou a atenção foi o da gata.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu não conhecia e fiquei um pouco curiosa. Queria ler para entender melhor a história. Achei interessante o último conto, que você gostou mais, que foi A Gata de Delcardes. Achei as imagens das HQs lindas demais e leria por causa delas kkk.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  14. Recentemente abandonei um livro de outro Howard que tem uma temática de livros parecida e fiquei com vontade de sair correndo. Que bom que mesmo sendo um livro mais antigo ele tem escrita envolvente, que pena que a adaptação não é lá das melhores, ao menos as HQs parecem ser maravilhosas! Imagino como seriam essas histórias passadas há vários zeros a.c.!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi flor,
    Não sou muito fã de fantasia mas como ele e espada e fantasia me chamou atenção porque eu adoro um capa e espada.
    Conhecia o personagem mas não sabua que existiam muitas histórias dele
    Gostei. Assim que der vou conferir.
    Bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Caroline
    Gostei das ilustrações do seu post.
    Olha eu até curto fantasia, mas não desse tipo.
    Por isso fico com o pé atrás de dizer que leria esse livro,
    poderia até ser que o lesse, mas de cara mão foi algo que
    tenha despertado meu interesse, beijos

    ResponderExcluir
  17. Nem sabia sobre essa obra, tipo, amei! Eu adoro contos, mas o tema em si me chamou muito atenção. Adoro este tipo de trama, então estou bem confiante que vou gostar da leitura. Espero poder ler em breve!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia essa obra e fiquei muito feliz em conhecer! Vou ler correndo, pois gosto de tudo que você mencionou, sem falar que amo Howard. Adorei!

    ResponderExcluir
  19. Oie,
    A capa do livro não me desperta nada, rs. E por ser conto eu dispenso, pois nem sempre gosto de lêlos. Mas no final, gostei muito de sua resenha, pois a trama foge de tudo que tenho lido atualmente

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito de aventura e fantasia, e já conhecia o personagem, mas não sei se leria esse livro. Não curto muito contos, acho que se decidisse ler algo a respeito dele escolheria as HQs. Mas não sei, de repente o fato das histórias estarem em ordem cronológica no livro poderia me fazer ter a ideia de continuidade, e seria mais possível eu gostar dele assim... tenho que pensar a respeito... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Oie!!!!
    Adorei o blog e adorei sua resenha, não conhecia o livro mas a história me parece ser muito legal. Apesar de que eu quase não estou lendo livros do gênero. irei anotar a dica mesmo assim ;)
    bjs
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi,

    Eu amo fantasia e assim que comecei a ler a sua resenha já me apaixonei. Colocado na lista de desejados.

    Beijos,

    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Caroline!
    Nunca gostei muito de contos, mas lendo a sua resenha me peguei torcendo para o Kull conseguir salva a moça da fogueira.
    Portanto, não conhecia o livro e nunca gostei de contos, mas estou ansiosa para me aventurar junto com o Kull nesse mundo magico. Obrigada pela dica.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Esse kull é tipo um Tarzan dos tigres? haha. Acredita que eu não sabia que Conan, O Bárbaro era um livro, pensei que fosse só um filme - #shameonme - mas pela história que conheço desse outro livro do autor - por ver o filme - parece que ele tem um estilo comum em suas obras, pois esses contos me parecem Conan misturado com outras histórias, como Tarzan e outra que foi uma comparação tão ridícula da minha cabeça que nem vou fazer haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Achei super interessante a sua resenha e me fez pensar que é um ótimo livro para dar de presente para quem curte o estilo. Eu não sou muito fã do gênero - já não gosto muito de fantasia, e espadas? Confesso que gostei do Conan por causa do remake no cinema =X
    Para mim, eu passo a leitura. Mas acho legal conhecer outros estilos, pois como disse, esse me pareceu um ótimo presente :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá... tudo bem??
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro... porém pela descrição de sua resenha já sei que não é um livro pra mim... porque não sou chegada em livros dessa temática e eles tem que chamar muito a minha atenção para que eu venha ler... mas eu percebi o quanto curtiu e o quanto a história dos contos de cativou a conhecer mais o personagem, mas se todos falaram dele, poderia ser um livro e não contos... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Eu adoro fantasias, e achei esse livro de contos muito bacana, principalmente por ser do autor de Conan.
    Os contos parecem muito bem construídos e fantásticos, que prende o leitor.
    Achei as ilustrações da HQ lindas também, acho que os dois são ótimos presentes

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir