segunda-feira, janeiro 25

(Resenha) #11 Terra Sonâmbula

Terra Sonâmbula
Mia Couto
Companhia das Letras
Romance
"Se dizia daquela terra que era sonâmbula. Porque enquanto os homens dormiam, a terra se movia espaços e tempos afora. Quando despertavam, os habitantes olhavam o novo rosto da paisagem e sabiam que, naquela noite, eles tinham sido visitados pela fantasia do sonho."

Minha viagem para o #Livro que se passa em um pais diferente, me levou a Moçambique na África, uma terra de guerra e pobreza, mas muito rica em cultura e tradição.

Temos duas histórias que se alteram entre os capítulos, a primeira narra o presente. O velho Tuahir junto com o garoto Muidinga estão fugindo da guerra e encontram um ônibus queimado na beira da estrada, onde resolvem usa-lo de abrigo, quando entram no "machimbombo" além de corpos carbonizados, que eles acabam enterrando, também encontram alguns diários escritos por Kindzu , Muidinga fica a ler as histórias, intercalando assim com as histórias de Kindzu, no passado.

Muidinga é um garoto muito medroso, mas muito curioso, ele sabe que Tuahir não é seu parente e quer saber sobre seu passado, mas Tuahir sempre evade, diz que é melhor ele nem saber e inventa várias histórias para acalmar a curiosidade do garoto, mesmo assim o garoto vê nele um pai que gostaria de ter. O velho é meio turrão, mas dá pra ver que ele tem um bom coração no começo não gostava quando Muidinga lia cadernos, mas logo era ele quem pedia, pra poder ter alguma diversão no meio daquela terra triste e sem vida.

Kindzu teve uma infância dificil, seu pai e irmãos e morreram, decidiu sair de casa para se tornar um guerreiro Napparama, guerreiros tradicionais, abençoados pelos feiticeiros, que lutavam contra os fazedores da guerra. sua mãe ainda vivia, mas ela pouco se importou com a sua ida. Mas seu pai o acompanhou em sua viagem, o espirito do velho Taímo aparecia em seus sonhos para ameaçar de se tornar seu inimigo no caso do filho deixar a sua origem.Durante a sua viagem encontrou uma moça de nome Farida, ela contou a sua história e pediu a Kindzu procurar por seu filho, ele resolve aceitar seu pedido.
"Entendia o que me unia àquela mulher: nós dois estávamos divididos entre dois mundos. A nossa memória se povoava de fantasmas da nossa aldeia. Esses fantasmas nos falavam em nossas línguas indígenas. Mas nós já só sabíamos sonhar em português. [...] Ambos queríamos partir. Ela queria sair para um novo mundo, eu queria desembarcar numa outra vida." - Kindzu
Conforme Muidinga vai lendo os diários as histórias vamos se misturando e os dois cada vez mais ficam ansiosos para ler os diários.

O livro todo é recheado de tradições, parece que fantasia e realidade se misturam num misto de crenças de sonhos. Uma tradição que não conhecia e fiquei em choque com o fato de tratar como maldição os nascidos gêmeos e suas mães. O caso de Junhito, irmão mais novo de Kindzu, também foi muito triste, a metáfora a cerca da sua transformação no decorrer do livro nos faz refletir porque essa guerra não tem fim?
"[…] tinha que haver guerra, tinha que haver morte. E tudo era para quê? Para autorizar o roubo. Porque hoje nenhuma riqueza podia nascer do trabalho. Só o saque dava acesso às propriedades. Era preciso haver morte para que as leis fossem esquecidas. Agora que a desordem era total, tudo estava autorizado. Os culpados seriam sempre os outros." -Surendra
Mia é Moçambicano, e esse foi seu primeiro romance, antes escrevia poemas, mas digo que este livro é uma poesia, a forma como ele narra e as figuras de linguagem comuns no poemas também estão muito presentes, esse romance é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX.

Recomendo pra quem gosta de conhecer  novas culturas e a história, com elementos de ficção.
Essa voz nos dará a força de um novo princípio e, ao escutá-la, os cadáveres sossegarão nas covas e os sobreviventes abraçarão a vida com o ingénuo entusiasmo dos namorados. Tudo isso se fará se formos capazes de nos despirmos deste tempo que nos fez animais. Aceitemos morrer como gente que já não somos. Deixai que morra o animal em que esta guerra nos converteu. - Naparama


32 comentários:

  1. Oi, Caroline! Tudo bem?

    Ler esses livros é sempre bom, pois é perceptível o choque de cultura entre os países, tais como suas culturas.
    Gostei muito do modo como você fez a resenha. Parabéns! Gostei muito! :)

    Beijos!
    Danny
    http://www.irmaoslivreiros.com/

    ResponderExcluir
  2. Hello :)

    Olha, o livro me parece digno de adaptação cinematográfica! Eu não gosto muito desse tipo de leitura, mas com certeza o Oscar gosta desse tipo de estória haha
    Curti a resenha :D

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  3. Olha eu ainda não tinha visto resenha desse livro, mas a estória me chamou bastante atenção. Eu acho que leria sim para poder conhecer, mas eu acho que mais pra frente, porque já estou com tantos livros aqui para fazer leitura que é melhor eu esperar um pouco, mas vou colocar na minha listinha com toda certeza, porque gostei da trama. Parabéns pela sua resenha, porque ficou muito bem escrita e desenvolvida =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aprendizes-de-guardiao.html

    ResponderExcluir
  4. Não fiquei muito interessada no livro. Apesar dele ser bom para conhecermos um pouco de culturas diferentes, a sinopse em si e a premissa não me atraíram muito no momento. Quem sabe em outra oportunidade.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  5. Menina, que livro é esse?!
    Achei rico em cultura e, sendo essa desconhecida para mim, acho que me chocaria com a história. Por isso, anotei sua dica. Não posso ignorar uma obra escrita de um modo poético, por quem realmente sabe do que fala por fazer parte desse povo. Com certeza, lerei.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, essa é a primeira vez que tenho um contato com ele. Gosto bastante de conhecer culturas diferentes através dos livros, por isso, a trama me atrai bastante. Adorei a forma como você desenvolveu a resenha, me deixou instigada a lê-la.

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  7. eu só tive uma experiência com Mia e foi bem positiva... adorei a capa e a premissa de Terra sonâmbula, e acredito que iria gostar dessa leitura... vou anotar a sugestão, quem sabe será meu próximo título do autor???

    Tenho muito interesse em me aprofundar com tura africana...

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Muito interessante! Muito bom ler obras fora da nossa zona de conforto, fugir no que lemos normalmente. Livros de nacionalidade diferentes assim, sempre trazem uma boa bagagem de cultura que não estamos familiarizados. Preciso fazer como você, e ler mais também!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  9. Oi Caroline.

    Gostei da sua maneira de resenhar, deixou o livro bastante interessante e despertou uma curiosidade em adquirir mais um livro nacional. Principalmente em saber que ele está carregado de tradições. Irei deixar como dica para futuramente ler.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei a premissa do livro, todo esse negócio de tradições me chamou bastante a atenção. Achei uma leitura diferente, que normalmente eu não teria interesse, mas que eu quero fazer mesmo assim para conhecer algo novo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Todas as vezes que entro em seu blog fico encantada com a delicadeza e com sua personalidade colocada em cada detalhe.
    Quanto ao livro, a primeira coisa que gostei e muito, é o fato de poder "viajar" pra outros locais e conhecer novas culturas e tradições. Além é claro do fato de colocar em análise o choque de culturas existente na sociedade.
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Eu sou doida para conhecer novas culturas e tradições ♥ Ainda não conhecia esse livro, mas adorei a história, principalmente por se passar na África, um lugar que eu sempre tive curiosidade de conhecer, e, quem sabe, ajudar de alguma forma. Fico feliz que você tenha gostado, me deixou ainda mais animada para ler ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia o livro e já quero ter pra mim. Conhecer novas culturas é uma maneira de abrirmos nossa visão e entender que o mundo é tão plural e rico!!! Acho inclusive que este livro pode quebrar esteriotipos e despertar ainda mais a vontade que tenho de conhecer a Africa.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu não conhecia esse livro ainda e confesso que não me interessei por ele, seilá mas não parece fazer meu estilo de leitura, por isso acredito que não leria ele no momento, mas talvez mais para frente daria uma chance. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Amo a África! Aí você vai me perguntar:"Já esteve lá?". Não, apenas nos meus sonhos, haha.
    Amei o fato de o livro fornecer material cultural desse país. Parece ser um livro enriquecedor e a história do menino parece ser emocionante. Gostaria muito de ter a oportunidade de ler esse livro.
    Gostei muito da resenha!
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    A leitura desse livro deve ser bem envolvente! Conhecer um pouco mais da cultura e tradições de outros lugares é fantástico. Ainda mais quando está atrelado a ficção, que nos desperta a curiosidade de pesquisar mais sobre o tema. Um livro que até então eu desconhecia, mas que me chamou muito a atenção. Gostei.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    O livro parece ser lindo mesmo, adoro quando poetas se aventuram em romances. Geralmente a gente tem um livro cheio de metáforas e lindas descrições que vão além do óbvio e do físico.

    E o menino querer ser tornar um se tornar um guerreiro Napparama, guerreiros tradicionais, que são abençoados pelos feiticeiros e lutavam contra os maus da guerra, achei maravilhoso.

    Parabéns pela escolha de um lindo livro.

    beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Eu não conhecia o livro e pelo título e pela capa eu já estava preparada pra dizer que não ia gostar da leitura, mas fui surpreendida com a sua resenha. Não que eu tenha amado o livro ou ficado louca para ler, mas me surpeendi com o enredo, fiquei interessada na leitura e espero poder ler.

    ResponderExcluir
  19. Mia Couto... Já ouvi falar muito bem da escritora e ainda não li nada dela. Que vergonha! Muito menos li alguma coisa se passando na áfrica, nada contra e aliás eu queria muito mas mal sabia os livros que representavam por lá. O nome é instigante
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Parece ser um livro muito interessante, mas não é algo que chame minha atenção.
    O mais interessante é a forma como é apresentada a cultura e como o leitor se insere na leitura.
    Gostei de conhecer e vou indicar para uma amiga que se amarra neste estilo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  21. Oii!

    Eu acho tão maravilhoso isso de você ir atras de outras culturas, eu tô pra fazer isso e acabo ficando na mesmice. Não conhecia esse livro, mas eu já fiquei mega animada com a história por mostrar cultura local que eu obviamente não conhecia. Fiquei curiosa e espero FINALMENTE conseguir sair da minha zona de conforto!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    O livro me chamou bastante a atenção, principalmente pelo autor inserir vários aspectos da cultura e crenças africanas na história, mostrando aquelas realidades que não nos são ensinadas na escola, como o real motivos das guerras, agressões e tals.
    A proposta do livro é bem interessante, vou anotar a dica pois em fevereiro preciso ler algo de um autor africano...

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nada do Mia Couto, então acho que vou começar com a sua dica! Adorei o fato do livro ter duas narrativas simultaneas: as dos viajantes e a do diário. Adoro histórias assim, me lembrou de um livro que eu amo: A Terra Inteira e o Céu Infinito, que conta sobre uma mulher que encontra um diário numa praia canadense e esse diário conta a história da Nao, uma menina japonesa que sofria bullying e provavelmente foi vítima do grande Tsuname que teve em 2011. Dica anotada! Com certeza Mia Couto vai ser um dos próximos livros que vão fazer parte da minha biblioteca particular :)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Não conhecia o livro, mas já tinha ouvido falar sobre o autor.
    Não me interessei em fazer a leitura desse livro, além de não ser o estilo que normalmente costumo ler, o enredo dele não me chamou a atenção.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Carol!

    Não me identifiquei muito com esse livro apesar de ele parecer ser bem interessante e rico em cultura africana. Não é uma leitura para esse momento, mas vou guardar a dica e quem sabe poderei lê-lo em uma outra ocasião?

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem? :)
    Já ouvi falar imenso de Mia Couto, toda a gente me diz que é bom, mas eu não consigo me interessar. Não fico curiosa com a premissa, não acho as capas bonitas :/ enfim, são gostos
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  27. Oi Caroline, sua linda, tudo bem
    Gente, existe uma maldição sobre mães e seus filhos gêmeos, nunca ouvi falar. Essa foi a parte que chamou minha atenção, a autora escrever seu enredo pautado em tradições, misturando a ficção com a realidade. Estou super curiosa. Não conhecia o livro, vu anotar sua dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro e, confesso, que a premissa dele me chamou bastante a atenção .Adoro livros que narram outras culturas, é muito legal conhecer outros povos e, para quem não pode viajar no momento, como é o meu caso, aproveita para "viajar" pela leitura.
    Adorei a dica e ela já está anotada.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi
    eu gostei da sua resenha, não conhecia o livro e até parece ser algo diferente, pena que não chamou muita minha atenção, mas o que vale e que você gostou de ler,

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Gostei da resenha. O livro ensinar também sobre o local no qual se passa é algo muitíssimo interessante e que me agrada. Com personagens bem construídos e uma mistura de fantasia e realidade, o aprendizado pode ficar mais leve e ainda mais prazeroso.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  31. OIiie,

    Gostei muito em saber que o livro nos apresenta a novas tradições, culturas, isso faz com que a gente cresça em questão cultura e isso é muito interessante. Gostei em saber que existe um pouco de realidade e fantasias, isso me prende nos livros. E achei a capa super mega delicada, adoro azul HAHA

    Bjs
    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  32. O livro não faz muito o meu estilo de leituras, mas o fato de conhecer uma nova cultura somado ao fato de ser um dos melhores livros africanos me deixa super curiosa e querendo conhecer a obra. Adorei saber mais do enredo e acho que o choque entre a cultura do leitor e a do livro deve ser algo mais do que interessante!
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir