sexta-feira, fevereiro 26

(Maravilhoso Mundo Stephen King) Sombras da Noite

Sombras da Noite
Stephen King
Contos, Terror, 
Editora Objetiva

Sinopse:
Stephen King reúne aqui 20 de seus mais inquietantes contos- relatos de acontecimentos bizarros e atos impensáveis, surgindo daquela região crepuscular onde ruídos nas paredes e sombras perto da cama prenunciam algo terrível que ronda à solta. Os cenários são familiares e acima de qualquer suspeita - um colégio, uma fábrica, uma lanchonete rodoviária, uma lavanderia, um milharal. Mas no mundo de Stephen King, qualquer lugar pode servir como território sobrenatural. Só é necessária uma hora propícia da noite e a distração das vitimas. Alguns desses clássicos inspiraram filmes memoráveis: As Crianças do Milharal (Colheita Maldita) O Homem do Cortador de Grama (O Passageiro do Futuro), A Máquina de Passar Roupa (Mangler: O Grito de Terror) e Às Vezes Eles Voltam.

Olá galera, hoje trago para vocês a primeira compilação de contos do mestre King, para quem não sabe antes de engatar seu primeiro romance, Steve ganha vida como professor enquanto vendia contos para diversas revistas, mesmo depois de ser publicado continuou a vender seus contos, e, na minha opinião é nos contos que ele realmente mostra que é o "King" do Horror.
Como é um apanhado, os contos são bem diferentes entre si, temos horror, ficção cientifica, gore e até uma comédia XD. O clima também é diferente de um conto para outro, alguns são mais lentos e até reflexivos como Ex-Fumantes LTDA. e A Mulher no Quarto, outros são completamente bizarros e até engraçados como O Homem do Cortador de Grama e Campo de Batalha (lembro de ter lido esses e pensado "Não creio que li isso").

Uma coisa interessante é que desse livro saiu vários filmes, são eles: O Ressalto (do filme Olhos de Gato), Ex-Fumantes, LTDA (do filme Olhos de Gato), Às Vezes Eles Voltam, A Criatura do Cemitério, O Passageiro do Futuro, Colheita Maldita, Mangler - O Grito do Terror, Trucks - Comboio do Terror  / Comboio do Terror, Campo de Batalha (na minissérie Pesadelos e Paisagens Noturnas).

Como é um livro com 20 contos é difícil gostar de todos, sempre vai ter aquela história que não vai te agradar tanto, também é difícil falar sem correr o risco de deixar um texto grande e/ou cansativo demais, então decidi colocar os meus 5 favoritos, mas se vocês quiserem uma pequena sinopse de cada conto vai encontrar aqui.

Jerusalen's Lot: Este conto é um prólogo do livro 'Salem, narrado através de cartas e passagens de diários é uma homenagem a Drácula, que inspirou King no romance 'Salem, mas também é uma homenagem a H.P. Lovecraft, quem lê Lovecraft e lê aquele final sabe do que estou falando, esse conto mostra que os problemas da cidade não são só vampiros, tem algo muito pior rondando aquele lugar.

A Máquina de Passar Roupa: Quem nunca teve medo daquelas máquinas que tem fama de causar muitos acidentes  de trabalho, como serras ou guilhotinas? King externou esses medos, misturando máquinas assassinas com rituais e possessões, num conto bizarro e muito, muito sangrento, para estômagos fortes.

Caminhões: Imagine que de uma hora para outra os caminhões ganham consciência e decidem que não gostam de humanos, e você esta preso em uma lanchonete de posto de gasolina de beira de estrada, pois é!!

As Crianças do Milharal: Clássico!! King toca em um tema recorrente em suas obras, o fanatismo religioso, em uma cidade perdida no cinturão do milho, crianças controlam uma cidade onde os maiores de 18 anos são sacrificados à uma entidade que vive nas plantações. Perdidos na estrada um casal encontra essa pequena cidadela. Um suspense muito perturbador.

Último turno: O que acontece quando se fica tempo demais sem limpar o porão? Esse conto é sombrio, claustrofóbico e sem esperança, também me lembra um pouco Lovecraft.

Ahh para falar a verdade devia fazer um TOP 15, tem muitos contos ótimos, A Mulher no Quarto mesmo, me deixou com um aperto no coração, por que o rapaz precisa se decidir entre por fim a vida da própria mãe ou deixar ela sofrendo com um câncer terminal que lhe provoca muita dor. Em Eu sei o que Você Precisa mostra um rapaz maravilhoso que vive só para agradar a namorada, mas será que isso é realmente bom, em fim se deixar eu parar se não acabo fando de todos os contos, no fim acho que só não gostei mesmo de três contos.

12 comentários:

  1. Adoro essa sua coluna do King, pois também almejo ler todos os livros do cara, só que não estou seguindo nenhuma linha temporal como você hahaha
    Desses contos, acho que os mais famosos (ou, ao menos, os que mais me chamam atenção) são Jerusalen's Lot e As Crianças do Milharal, principalmente o segundo, que me parece totalmente diferente do que costumo ler. Apesar de já ter lido dezenas de livros do King, ainda não li nenhum conto dele, mas logo logo resolvo isso. :)

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  2. King é meu autor preferido, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum conto dele, só novelas. Porém, pretendo mudar isso urgentemente! Você é a segunda pessoa que vejo comentando sobre o horror predominar mais nos contos do que nas novelas, e isso só me deixa mais curiosa.
    Beijos

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não costumo ler SK, mas gostei desse livro, vou pesquisar mais sobre ele e, tentar conseguir um pra mim.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Acho que sou a única pessoa desse planeta que ainda não leu nada do Stephen, hahahah. Não por falta de oportunidade, mas sim porque tenho medo e preguiça (esse homem não tem um livro pequeno, né?) hahahaha

    Beijos,
    Leia a resenha de "O filtro dos sonhos"

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem ?
    Eu nunca li nada do autor e ainda assim não gosto dele, engraçado como algumas coisas são né?! No entanto, achei a sua resenha sensacional, muito bem escrita.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, da pra acreditar que ainda não li nada do King? poise, sempre vejo resenhas positivas e tal, mas ainda não tive a chance de ler nada dele, até baixei uns livros dele em pdf pra mim ler. Vou ler ainda esse ano.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li um livro dele, mas sei que as histórias são incríveis.
    Quero pegar um logo, logo! :)

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Não sou fã de terror, então não leio King, mas é legal saber que ele começou como escritor de contos. Muitos de nós começamos assim!
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro o King, mas só conhecia a faceta terror, e saber que ele tem conto a de comédia, super me interessou .
    Foi uma boa sugestão .
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  10. Oi, nunca li nada dele, pois acho suas obras pesadas, massantes e enormes....mas gostei da ideia dos contos, de repente é uma boa para acostumar com a escrita e depois então ler algo maior....

    ótima dica...amei mesmo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá! Primeiro, esse blog é fofo e com nome bem criativo! Nunca li nenhuma obra do King, mas já assisti a diversos filmes e séries, e realmente, ele sabe como mexer com seu telespectador/leitor. Claro que, nos livros deve ser mil vezes mais assustador...Qualquer dia lerei uma obra dele, beijos!


    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu ouço muito falar desse autor, por que ele é o mestre do terror. eu tenho curiosidade em conhecer, mas tenho medo de ler livros de terror. Por isso ainda não criei coragem para ler. Gostei de saber que não tem só contos de terror, isso me animou mais ainda para ler.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir