segunda-feira, fevereiro 8

(Resenha) #12 Arquivos Serial Killers - Louco ou Cruel?

Arquivos Serial Killers - Louco ou Cruel?
Ilana Casoy
Não-Ficção
Editora Darkside

Olá pessoal!!

Hoje eu trago um livro incrível, especialmente para pessoas que adoram saber mais sobre a mente humana, e de quebra saber um pouco mais sobre o "Profiler" (profissional que monta perfis psicológicos para auxiliar a polícia na captura de criminosos)
  " Eu não espero que vocês me perdoem, porque eu nunca vou me perdoar." - Karla Homolka
O livro é dividido em três partes, na primeira temos informações sobre tipos de Serial Killers (como Visionários ou Emotivos), aspectos psicológicos e comportamentos, além de nos mostrar um pouco do trabalho do Profiler e os métodos usados para traçar os perfis como a vitimologia, analise da cena de crime, modus operandi  e assinatura. Mesmo já sabendo de muitas coisas eu consegui absorver novos conhecimentos como a "terrível tríade" (três características que parecem ser comum aos Serial Killers) e o Verniz Social (a face que o Serial passa para a sociedade, afinal vários deles eram considerados cidadãos respeitados pela sociedade).
"Quando eu morrer, quero que meu cérebro seja desmontado pedaço, e examinado, de maneira que não haja outros como eu," - Andrei Chikatilo
A segunda parte é a minha preferida, aqui temos mini-biografias de diversos Serial Killers famosos, ficamos sabendo um puco de sua vida, infância, suas vítimas, métodos e julgamento, nossa tem cada caso escabrosos e olha que já conhecia quase todos os casos apresentados aqui de documentários no canal a cabo Discovery ID e mesmo assim fiquei chocada com o caso Paul Bernardo e Karla Homolka (um marido estuprador e uma esposa louca de tudo, se fazia de inocente para a polícia depois de pega). Aqui vamos conhecer também o Ed Gein (Serial lendário que inspirou tantos filmes e livros entre eles o Norman Bates de Psicose), Ted Bundy (que mostra que um cara boa pinta, estudado, que ficou famoso por defender a si mesmo no tribunal), Aileen Wuornos (a única mulher na lista, lá na primeira parte temos uma pequena explicação de porque praticamente não existe mulheres entre Serial Killers) e Zodíaco (o único caso não resolvido, e outro personagem que virou livros e filmes, mas desta vez contando sua própria história)
Jeff Dahmer
"As coisas começaram por volta dos meus 14, 15 anos. Começaram com pensamentos sobre violência, sexo e morte. E a partir daí ficaram cada vez piores." - Jeffrey Lionel Dahmer
A terceira é bem curtinha, aqui temos tabelas com Serial Killers ao redor do mundo, casos não resolvidos, apelidos que eles ganharam, penas de morte e os métodos de aplicação da pena, interessante saber que aqui no Brasil temos pena de morte, mas ela só é aplicada em casos raríssimos de prisioneiros de guerra ou traição em tempo de guerra.
" Eu sempre tive o desejo de infligir dor aos outros e que os outros infligissem dor em mim. Eu sempre pareci gostar de tudo que doía." - Albert Hamilton Fish
Ai gente, o livro é muito bom, muito interessante, a escrita da Ilana é ágil, ela não tenta te engambelar com termos técnicos intraduzíveis, e mesmo quando não dá para fugir tem uma notinha no pé da página com uma explicação, também não tenta explicar o inescapável, ela só expõe os fatos, e os fatos já são histórias incríveis.
"Eu gosto desse hospital psiquiátrico, todo mundo me trata bem, embora alguns sejam doidos." - Edward Theodore Gein 
Ed Gein
Mas e aí? São louco ou cruéis? Isso não é respondido de forma direta, mesmo tendo um pequeno tópico com essa discussão. No final somos nós que temos que decidir. Se imagine em um tribunal do juri, a defesa do assassino Serial diz que ele tem problemas psiquiátricos, já a promotoria fala que ele sabia o que estava fazendo, você decide, ele será preso ou irá para um hospital até ser posto em liberdade quando uma junta médica decidir que ele não "representa mais perigo a si e outras pessoas", somos nós como juri que decidimos se são loucos ou cruéis.


 "Você devia ouvir os gritos. Às vezes eu precisava amordaça-las, porque elas gritavam tanto que eu não conseguia me ouvir." - Charles Chitat Ng
Todos os quotes que resolvi colocar nessa resenha são frases famosas ditas por Serial Killers e que abre suas mini-biografias, e falando um pouco da edição, como sempre a Darkside faz um trabalho sensacional todas as biografias possuem fotos dos acusados, algumas tem fotos do local do "castelo" do assassino, não tem fotos fortes, podem ficar tranquilos, mas acho que esse recurso enriquece demais o livro.
"Ela era jovem e bela, mas agora ela está espancada e morta. Ela não foi a primeira e não será a ultima. Eu passo minhas noites acordado pensando sobre minha próxima vítima - O Zodíaco
Indico o livro para todos os curiosos, que gostam de conhecer a história de pessoas que fazem coisas que não entendemos e para quem é fã de seriados policiais  e que querem conhecer um pouco mais sobre esse mundo.

22 comentários:

  1. Que legal! Já havia visto esse livro por ai, mas não tinha me interessado tanto, acho que o tinha imaginado diferente, sei lá hahahah Mas bom saber que aparentemente ele é melhor do que eu imaginava, sempre me interessei serial killers. :)

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  2. Oioi,
    Confesso que esse não é um gênero que eu me interesse não, mas esse ai pela resenha eu crie até um interesse de ler kkk.

    http://estantemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O gênero super me interessa, faço Psicologia e sou apaixonada por esse tema. Adorei a resenha, tá na lista!

    http://digaileitoresblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. UAL!!! Redesenhado livro deve ser simplesmente um banquete para quem gosta de livros de suspense e serial killers e autores que desejam aprender mais para quem sabe escrever um bom livro de suspense.
    Com certeza eu lerei se pintar nas minhas mãos.
    Beijos

    Giuliana

    ResponderExcluir
  5. Indicou pra mim então, porque sou curiosa haha. Eu pensei que era uma história, mas é tipo uma biografia falando sobre serial killers ne? Muito interessante. Sou super curiosa sobre o trabalho dos perfiladores, culpa de Criminal Minds <3. Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  6. Nossa, gostei muito de conhecer esse livro! É muito bom tentar entender pelo menos um pouquinho do que se passa na cabeça das pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Acho que para psicólogos, fãs de suspense e romances policiais esse é o livro! Quanto a mim fiquei passada com as frases que você destacou...

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Uau, fiquei super curiosa com esse livro. Eu sou louca por livros, filmes e séries policiais e acho a verdadeira investigação (a que não vemos na ficção) muito interessante, então quando eu vi esse livro eu fiquei mega curiosa. Ao ler a sua resenha, fui ficando cada vez mais interessada nele e posso dizer que parece ser maravilhoso embarcar nesse universo

    ResponderExcluir
  9. Resenha muito bem elaborada, mas esse gênero não é do meu gostio. No entanto parabéns pela resenha.
    Beijos :*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que resenha magnífica. Acredita que ainda não comprei meu exemplar por falta de verba? Mas em breve terei essa belezura em mãos. É bem o estilo que curto e viajo pois nada como tentar entender a mente humana. Um grande abraço!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem.

    Eu tenho o livro Serial Killers e Arquivos Serial Killers Made In Brazil.E comecei ler os dois, de vez em quando pego. E é assustador, é tanta maldade, que você fica se perguntando o que leva alguém a cometer tais crimes. Gostei muito da sua resenha. E falta este livro para minha coleção, apesar que achei parecida com a minha de Serial Killers.

    beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uool, deve ser um livro muito louco, da gente ficar um pouco paranoicas também não???
    Mas mesmo assim correria esse risco só para saber mais!!

    Beijos
    devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani,
    Sou apaixonada por esse livro, mas ainda não o comprei, acredita? Já li muitas resenhas sobre ele, e nenhuma foi tão completa quanto a sua. Não sabia das divisões do livro, tão pouco que ele continha casos tão famosos.
    Parabéns.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ei Daniele..
    Menina, se eu não tivesse parado de me aprofundar no assunto no começo do ano passado eu já estaria procurando o melhor preço desse livro no buscapé. São detalhes incríveis de serial killers, eu preciso desse livro... mas sério, preciso me afastar dessas coisas. kkkkkk
    Curti muito, nas férias eu vou olhar os preços!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi

    acho esse livro forte e macabro!!! e sou louca pra lê-lo!!!
    adoro esse tema, considero fascinante sabia????

    amei, mesmo, a tua resenha...li e reli quase devorando cada palavra e cada quote!!!!
    parabéns!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Adoro esse tipo de leitura, o livro é para mim. Parece ser muito bem explicado, o que me agrada, pois já li alguns livros sobre o assunto que, infelizmente, não são muito esclarecedores, ficam mais emitindo juízo de valor do que passando informações. Gostei desse porque me pareceu ser diferente. Muito boa resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. PARA TUDO que estou doida para comprar este livro. Há tempos ensaio, mas quando vou às livrarias acho muito caro e não compro .... gosto muito desse tema, a mente humana as vezes é perturbadora, né!!

    E Ilana Casoy é um show a parte quando se trata de crimes, serial killers .... ainda vou comprar..!!!

    A próposito, amei a resenha de vocês, o livro a indicação TUDO!!! Parabéns

    bj
    Keyla - blogleituraterapia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. não conhecia esse livro,parece ser interessante
    adorei a resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. É uma obra ótima mesmo, estou lendo bem devagar, pq é pesada, é um livro forte, bem real, com casos horríveis, mas muito, muito interessante e bem feito! Arrasou na resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Sabe que o catálogo da Darkside não é muito a minha praia, mas os livros sobre assassinos chamam muito a minha atenção já que eu adoro séries policiais.
    Já ouvi falar muito bem da Ilana e sua resenha só reafirmou a opinião que eu já tinha dela e me deixou querendo esse livro para ontem!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  21. Oe, tudo bom?
    A Darkside tem um catálogo e tanto! Ainda não tive a oportunidade de ler um livro deles.
    Esse livro tem uma premissa incrível mesmo, adorei os quotes que você destacou, mostraram muito sobre cada Serial.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  22. Olá

    Eu vi algumas fotos do livro no Instagram,mas não sabia direito do que se tratava, adoro seriados policiais,gostei da dica, o trabalho de diagramação pelo que você citou realmente está muito bem feito.


    Bjss

    ResponderExcluir