segunda-feira, fevereiro 15

(Resenha) #12 Vida Organizada

Vida Organizada
Thais Godinho
Editora Gente
Organização
"Temos somente 24 horas por dia e 168 horas por semana pra dar conta de tudo. Não é fácil. Ou aprendemos a priorizar ou delegamos. Precisamos aprender a abrir mão de atividades que não fazem mais sentido para nós."
O tema desse desafio era um livro de não ficção, nunca fui de ler esse tipo de livro, que está quase para um auto-ajuda. Será mesmo que através de um livro sobre como definir prioridades e transformar nossos sonhos em objetivos, podemos ser mais organizada, a resposta é, claro que não, depende da gente tomar a atitude, e essa já é uma boa dica pra não se sentir perdida em meio a tanta bagunça, procurar por dicas! É para isso que esse livro vai te ajudar =D


A Thais em 2006 começou com um blog sobre o tema o Vida Organizada, com ele dava dicas pro pessoal e a receptividade foi tão grande que resolveu escrever esse livro em 2014. Ela conta muito sobre sua vida e suas experiências, com uma linguagem bem de "blog" dinâmica e intimista.

O livro está cheio de Dicas em tópicos, adoro *-*, espaços para preencher e já ir se organizando enquanto lê, porque deixar pra depois vamos exercitar a atitude desde já, hehe. A cada capitulo vai puxando outro e sempre que possível é repetida as mesmas dicas, como ela mesma fala "vocês vão ouvir eu falando muito disso!"

 Tá, mas o que vocês esperando são as dicas, né? O grande lance do livro que é ela utiliza principalmente dois métodos de organização bem conhecidos, o método GTD, que é bem complexo, praticamente um estilo de vida, aqui tem um breve explicação sobre o método escrito pela própria Thais.

O que é o método GTD?
O método “GTD” (abreviação de “Getting Things Done”) é um método de organização e produtividade pessoal criado por um rapaz chamado David Allen. o objetivo principal é “esvaziar a sua mente” para aliviar todo o estresse acumulado por tanta informação. Ensina como agir de forma eficaz e com o mínimo de tensão com as tarefas do dia-a-dia, sistemas de arquivamento etc.

Outro método é o Flaylady, a maravilha da dona de casa! Basicamente o mais importante é arrumar a casa todo dia, dividindo as tarefas por cômodos e limpando em apenas 15 minutos, assim sua casa sua casa ficará razoavelmente limpa todos os dias e não apenas impecavelmente limpa em somente um dia, outra dica importante é que não se organiza tralha. Pra quem tiver curiosidade esse é site oficial flylady.net.

Tem dica de como organizar a agenda, dica pra manter uma rotina produtiva, dica para lidar com os problemas, mas talvez a dica de ouro seja:
"A ideia é fazer o mínimo possível e otimizar o processo justamente para que você consiga se dedicar a outras atividades mais importantes, nem que seja simplesmente descansar e ler um livro"
Dizem que o mais importante é reconhecer nossos defeitos, esse é o primeiro passo para tentar melhorar, mudanças de hábitos não são fáceis, então amarra faixa na cabeça e bora pelo menos sentir que as coisas estão nos trilhos o/

Se eu consegui? Só o tempo dirá XD


16 comentários:

  1. Oi, Caroline
    Já tinha visto esse livro em algum canal do youtube, e desde então tive curiosidade em saber o que ele diz kk Bom, você deu uma palinha, e agora estou ainda mais curioso. Vou ver se acho pra comprar, porque estou precisando colocar minha vida em ordem.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  2. Oi Caroline. Tudo bem?
    O livro mostra ser bem interessante através da sua resenha. Tenho interesse em lê-lo, tenho certeza que me ajudaria bastante no dia a dia. Adicionei na minha lista de desejados.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a rainha da desordem. Gente as vezes eu acabo de arrumar meu quarto e já o bsgunço todo de novo em segundos.
    Já tentei mudar essa forma de ser, mas é bemmm difícil..
    Vou comprar esse livro quem sabe eu consiga colocar algumas dicas em prática.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Ual, Adorei, eu não conhecia nem o blog nem o livro mas adorei a premissa, eu tenho meus momentos, hora sou organizada, hora sou... deixa pra la rsrs
    Adorei esse desafio para você, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livro me chama atenção pela forma como expõe os métodos. Acredito que de alguma maneira para qualquer pessoa sempre terá uma dica útil para que a vida se torne mais organizada em todos os aspectos.
    Dica anotada!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Primeira vez que vejo uma resenha desse livro. Parece interessante, mas não o leria. Gostei da sua resenha, parabéns.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Confesso que quase não procuro livros sobre essa temática, mas tenho que admitir que fiquei curiosa com as dicas sobre organização. Com certeza vou bons momentos, e aprenderei vários tópicos que levarei para a vida. Muito bom.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Hello! Tudo bem?

    Apesar de nao gostar de livros de auto ajuda ou interativos, adorei a ideia desse livro,
    Nao sou mto organizada, mas sei dos beneficios de se ter tudo no lugar.
    A ideia do Flaylady é perfeita!! Dificil é manter hahaha.
    Adorei a dica de leitura!
    Beijos!

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Poxa, acho que dessa vez o livro não me chamou atenção hahaha Realmente não curto esse tipo de literatura, mas ao menos valeu a experiência, né, rs.

    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, gosto bastante de livros de auto ajuda, mas esse livro não me chamou a atenção em nem aspecto.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gente, não mostrem esse livro para minha mãe que ela vai me dar três exemplares só para caso algum se perca na minha bagunça. Mas a questão é que eu me acho na minha bagunça e ela não entende isso. Enfim, muito legal a ideia do livro e a forma como ele está disposto, mas acho que não é pra mim, não tenho paciência nem de me organizar, imagina ler sobre se organizar.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie, primeira vez que vejo a respeito da obra e em certos aspctos me considero uma pessoa organizada, mas nunca se sabe né! rsrs Obrigada pela dica

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  13. Depois conta se conseguiu pois eu não conseguiria....hehe

    Não conhecia o livro nem o blog maa achei muito legal. A idéia é bem diferente. ...

    Ótima resenha

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Depois conta se conseguiu pois eu não conseguiria....hehe

    Não conhecia o livro nem o blog maa achei muito legal. A idéia é bem diferente. ...

    Ótima resenha

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Já li livros com dicas de organização e a verdade é que não mudaram em nada a minha vida. É como você disse, o importante é a gente tomar a atitude e, sinceramente, sou bagunceira demais e não tenho nenhuma força de vontade pra mudar isso. Isso de arrumar a casa por 15 minutos por dia realmente não funciona pra mim, começo e não consigo parar... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá.... sempre que vou às livrarias fico com uma vontade enorme de comprar este livro, mas depois vejo outros que me chamam mais atenção e acabo não levando! Este parece ser mesmo um livro interessante e só aumentou minha vontade de ler após a sua resenha! Legal que seja um livro interativo que te "obrigue" a participar e organizar sua rotina melhor, isto faz toda a diferença! Mas também, além de ler é preciso colocar em prática para que o método dê certo, né!!!!

    Bj
    Keyla - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir