quinta-feira, maio 26

(#12MesesdePoe) Maio - Revelação Mesmeriana


Oi galera, finalzinho de Maio e como acontece desde Janeiro teremos aqui mais um conto do Mestre Poe, este mês teremos o conto A Revelação Mesmeriana.

P. - Deus não é espírito?
V. - Enquanto estava desperto, eu sabia o que queria dizer com a palavra "espírito", mas agora parece-me apenas uma palavra tal, por exemplo, como verdade, beleza: quero dizer, uma qualidade.


Nosso Narrador é um médico que cuida do Sr. Vankirk, que tem sofrendo de aguda dor na região do coração e dificuldades na respiração, ele começa a narrar nossa história nos explicando uma técnica que usa o magnetismo no tratamento, e porque isso, porque seu paciente um belo dia o chama e pede para que nosso narrador aplique nele a técnica.

O narrador conhecido apenas como P concorda em fazer a experiência, e após a mesmerização do Sr. Vankirk temos uma conversa onde eles falam sobre a vida o universo e tudo mais (:P), falam sobre a matéria, sobre o espaço e sobre Deus, mas especialmente sobre a morte.

É importante fazer duas considerações para melhor entender o conto: uma é O Mesmerizar, que nada mais é que o hipnotismo, como facilmente se percebe no conto, mas ele usa o magnetismo para fim, o nome vem de seu criado Franz Anton Mesmer. O outro é A Teoria do Eter, que foi criada para explicar discrepâncias entre as teorias já consolidadas da Mecânica e do Magnetismo, e para isso deveria ter um ‘observador privilegiado’ que preencheria todo o vazio, incluindo aí o espaço sideral, a crença foi tanta que ele chegou a ser considerado o quinto elemento, essa teoria era bem aceita no século XIX, mas hoje é completamente desacreditada.

Dani: Acho muito interessante essa discussão, eu mesma acho que já devo ter falado uma ou outra coisa que está aqui, uma dessa coisas é sobre Deus estar em todas as coisas, e mesmo assim consegui ver coisas que eu nunca teria pensado como a associação que o Sr Vankirk faz com a lagarta e a borboleta, não que eu concorde com ela, mas que foi interessante, ah isso foi.
Mas mesmo assim, achei um texto reflexivo demais, e por isso ele ficou entre os que menos gostei da lista da Ana por enquanto, mas mesmo assim vale a pena dar uma olhada para conhecer um ponto de vista bem interessante de assuntos que estão sempre na moda.

Carol: Apesar de não ter gostado tanto do conto, fiquei me perguntando se essas questões filosóficas sobre Deus era a sua opinião mesmo. É o segundo conto da lista que trás um Poe "estudioso", não conhecia esse lado e estou gostando bastante.

A imagem é do artista espanhol David Garcia Forés, que tem imagens muito bonitas com esse jeitinho chibi para conhecer mais imagens dele vou deixar o DeviantArt dele.

Para quem quiser acompanhar o desafio é só acompanhar os links
Facebook: Página | Grupo | Blog da Ana

12 comentários:

  1. Oi Dani, adorei o post, especialmente por ser do mestre Poe. Fiquei curiosa sobre o conto e gostei das considerações destacadas. A imagem é linda e vou conferir mais imagens do autor sim!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie, achei esse conto um pouco confuso, acho que não seria algo de Poe que iria ler.
    Talvez só lendo mesmo para saber minha opinião de fato.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Recentemente, lí uns contos do POE que me intrigaram muito, e eu amei. Porém, este foi um dos que não me cativaram, talvez por ser uma leitura muito embaraçosa.
    Beijos,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nuca ni nada do autor mas acho incrível que mesmo depois de dois séculos as obras dele ainda façam esse barulho no universo literário. Não tenho muita curiosidade mas um dia quero ler algo para saber um pouco mais sobre ele. Acho que esse conto não me agradaria.

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniele, tudo bem?
    Nunca li nada do Poe, e apesar do autor ser bem conhecido e desse conto ser bem reflexivo como você citou, no momento eu não leria. Talvez em algum outro momento eu leia alguma obra do autor. De qualquer forma, gostei muito das imagens do artista que fez essa. São bem interessantes. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Adoro esses posts!!
    Eu não li esse conto ainda. Mas foi bom ver a opinião de vocês. Eu também não sei se me agradaria ser tão reflexivo e filosófico, como também não conhecia esse lado do Poe. Não sei se esse vou ler, se decidir jã não vou com tanta sede ao pote.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li alguns poemas de Poe, mas nunca li seus contos. No entanto, sua resenha despertou a vontade de ler alguns contos de tão aclamado autor. Procurar algo no sebo da minha cidade e me enveredar por essa jornada. Um grande beijo!
    www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sou uma entusiasta do Poe (e maluca pelo conto Gato preto). A Revelação Mesmeriana me parece interessante, mas fiquei um pouco confusa com ela.
    Acho que terei de conferir pra ver ;)
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Gostei muito do post sobre o Poe, quero muito ler esses outros contos dele que você mencionou.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já li alguns contos e poemas de Poe, porém nunca li Revelação Mesmeriana, nem me interessei muito. Gosto de textos reflexivos, porém, pelo comentário da Dani parece ser reflexivo demais, e não sei se estou no clima no momento. Ótimo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Nunca li nada do autor mas fico muito curiosa para ler e entender o porque dos textos do autor fazerem tanto sucesso até hoje. A imagem é linda e eu adorei o post. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Esse conto deixou muita gente encucada, não é? Hahaha eu fui uma!
    Adoro os comentários de vocês <3

    Meu blog
    Desafio de leitura #12mesesdepoe

    ResponderExcluir