quarta-feira, maio 18

(Maravilhosos Mundo Stephen King) A Longa Marcha

A Longa Marcha
Stephen King
Distopia, Terror

Sinopse
Em um futuro próximo, onde os Estados Unidos se tornou um estado militar, cem garotos são selecionados para entrar em uma competição anual, onde o vencedor é premiado com o que ele desejar, para o resto de sua vida. As regras são simples: manter um ritmo de marcha constante, de seis quilômetros por hora, sem parar. Três advertências, e você está fora, permanentemente.

Mais um livro publicado por King sob o pseudônimo Bachiman, sendo o segundo escrito e o oitavo publicado. Temos aqui uma distopia, opressiva de verdade. Bem diferente das distopias 'purpurinadas' que estamos acostumados hoje em dias.
— Isto é ideia minha, mamãe. Sei que não foi sua.

Eu... — Olhou em volta. Ninguém prestava a menor atenção a eles. — Eu a amo, mas esta maneira é melhor, de qualquer jeito.

— Não é — retrucou ela, nesse momento prestes a chorar. — Ray, não é. Se seu pai estivesse aqui ele botaria um ponto final...
Aqui temos um USA distópico que depois de uma grande guerra se tornou altamente militarizado, e todo ano 100 garotos são escolhidos dentre voluntários para participar de uma Marcha que é um verdadeiro show televisivo. Nessa marcha os meninos precisam andar até que sobre apenas Um, e o prêmio é um desejo realizado.

Mas não pense que os garotos podem simplesmente desistir, ou que podem ficar enrolando para polpar energia, nada disso, eles precisam fazer uma certa velocidade por hora, se atrasou? Advertência! 3 advertências? Morreu!! E assim acaba a festa dos meninos, a morte é real, e a Marcha só acaba quando restar Um!!!
— Advertência! Advertência, número 7! Terceira advertência, número 7!

— Estou com um estiramento! — gritou, rouco, Curley. — Isso não é justo, se a pessoa está com um estiramento!

Nesse momento ele estava quase junto de Garraty, que viu o pomo-de-adão de Curley subir e descer. Curley massageava freneticamente a perna. E Garraty sentiu o pânico desprendendo-se dele em ondas e aquilo era como um limão maduro, recém-cortado.
Eu sei que sou repetitiva, mas não tem jeito, eu preciso dizer: Que personagens, gente? É impossível não torcer por vários deles, no livro seguimos Ray Garraty, e mesmo o livro sendo em terceira pessoa, é através dele que vemos os outros competidores, conhecendo suas histórias de vida, suas motivações e seus sentimentos, e com tantos personagens carismáticos a apreensão faz com que a gente não consiga largar o livro.

A leitura se dividiu em duas partes, para mim, a primeira compreende nas primeiras horas de caminhada, onde Ray acha que já esta andando a anos, e a forma como King escreve me fez ficar perdida no Tempo, na segunda parte as baixas começam, e o Tempo é melhor percebido.
De repente, os grupos de pinheiros e abetos de segundo corte que haviam margeado a estrada em trechos maltratados desaparecem, ocultados pela primeira autêntica multidão que via. Uma ovação tremenda estrugiu, seguida por uma e mais outra. Até parecia onda batendo em pedra. Flashes de fotógrafos explodiam e ofuscavam. A polícia estadual mantinha a multidão sob controle, por trás de cordas de náilon de cor alaranjada viva ao longo das calçadas. Um policial lutava para acalmar um menininho que berrava. O menino, de rosto sujo e nariz pingando, agitava um planador de brinquedo numa mão e um livro de autógrafos na outra.
Uma coisa bem interessante nesse livro é notar o crescimento dos personagens, a transformação de meninos em homens, eles refletem sobre suas responsabilidades para com os outros, eles tomam consciência de que não seres únicos no mundo, todas essas coisas que uma morte tão próxima pode fazer.  

O livro pode parecer um pouco repetitivo, com os garotos andando e andando e uma estrada eterna, mas na minha opinião, o livro teve um bom ritmo e o clima de apreensão constante te segura te prende até mesmo nos momentos de lentidão, e sempre que um som de tiro é ouvido, você se pergunta, e agora quem sera?

Indico para os amantes de distopias, e querem se aventurar em uma em que o perigo é real e imediato, além de acompanhar o crescimento psicológico dos personagens.


17 comentários:

  1. Cara, eu não gosto de distopia, mas fiquei bem ansiosa e curiosa em ler o que King escreveu.
    Adoro a narrativa do autor. E uma coisa me chamou atenção, o crescimento dos personagens, autores que ase preocupam com isso sempre merecem atenção.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Eu adoro distopias e juntando com Stephen King pra mim tá ótimo!! Adoro o autor!
    Esse eu não conhecia ainda e claro que vai para minha lista.
    Como você falou, pode parecer meio repetitivo mas acho que SK tem sempre a dose certa. Aprecio isso também do crescimento dos personagens durante a leitura.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ooi! Gostei da resenha, e o livro parece ser bem diferente dos outros do autor. Eu tenho curiosidade em ler os livros de SK, mas ainda não tive a chance. Este parece-me bastante intenso e reflexivo, talvez fosse uma boa começar por ele rs Quem sabe?
    Beeiijos e boas leituras.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Não conhecia esse trabalho do mestre King e fiquei muito interessada para ver a escrita dele em uma distopia. Gostei da premissa e adoro os livros do autor então com certeza preciso ler essa história. Gostei do ar reflexivo que a obra carrega e você parece ter gostado bastante da história.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Fiquei bem curiosa para ler, mais um do mestre King que entra na lista! Achei legal ser uma distopia, já que o conhecemos por seus livros de terror. Parece ser uma leitura que prende bastante, obrigada pela dica! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Quero! Adoro distopias, faz um tempo que não as leio, mas to sempre aceitando sugestões e a sua veio na hora certa! Ainda não li nada do King, mas pretendo ler logo (depois de ler Carrie A Estranha).

    ResponderExcluir
  7. oie, nossa, eu não sou amante de distopia mas esse livro super me chamou atenção. Para começo de conversa eu nem sabia que o king escrevia distopias, e essa história de os garotos terem que marchar e marchar e vários irem morrendo é um terror psicológico com os participantes, e fiquei feliz em saber que os personagens são cativantes. Espero poder ler.

    ResponderExcluir
  8. Oiee! tudo bom?

    adoro o King, ainda não tive oportunidade de ler esse em especial, mas conhecendo a escrita do autor não tem como se decepcionar! Ele tem uma maneira muito peculiar de conduzir a historia e o tempo, e deixar mensagens nas entrelinhas que eu adoro!

    =)

    ResponderExcluir
  9. Oi..
    só li Joyland do King, mas quero ler mais..
    muito show a escrita..
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Gente, que livro é esse? PRECISO ler! Distopia não é meu gênero favorito, mas que premissa incrível! Fiquei totalmente impressionada, e louca para realizar a leitura! Sua resenha ficou perfeita, amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Como assim???? Eu não conhecia este livro. Mas já entrou para lista pra ontem. Eu amo king. E fiquei maravilhada com esta premissa. E estou super agradecida pela resenha, pois sair da ignorância. haha.

    AMEI!

    ResponderExcluir
  12. Nossa!!! que mórbido isso gente!!!

    amo distopias e não conhecia esse livro!

    nunca li nada do autor, e agora acho mesmo é que vu iniciar por esse!!! amei!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Menina, eu adoro King, sua narrativa fantástica e criatividade fora do comum...mas confesso que não conhecia essa obra e fiquei mega feliz com a dica, obrigada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Meu deuuus, eu achava que ele escrevia só terror e suspense, estou louca pra ler essa distopia agora! Muito obrigada por indicar! Já to com dó desses garotos andando sem parar!
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  15. Oie
    esse eu ainda não conhecia do autor mas imagino o quão boa deve ter sido a leitura, afinal o King, bem legal sua resenha e que bom que gostou tanto, curti o enredo e vou anotar a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Não sou muito fã de distopias, foram poucos livros que li, então fiquei na dúvida. Sempre quis ler algum livro do King, mas até agora só fiquei na vontade mesmo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do King, mas sempre vejo comentários das obras dele. Quero ler algo dele ainda esse ano haha

    ResponderExcluir