quarta-feira, junho 29

(#12MesesdePoe) Junho - Enterro Prematuro


Oi oi Pessoal

O livro escolhido pela Ana Costa, para leitura e discussão no #12 meses de Poe foi Enterro Prematuro, Vamos conhecer um pouquinho do conto?

Em enterro prematuro o narrador começa apresentando vários casos de enterros prematuros, onde em sua maioria os coitados conseguem ser salvos desse grande terror, logo após ele nos conta um pouquinho da Catalepsia, tudo para isso para contextualizar sua própria história de horror.



O Narrador possui essa rara doença que a grosso modo o faz parecer virtualmente morto, trancado dentro de si, e quando toma ciência disso passa a estudar desesperadamente casos de enterros prematuro, levando-o a não se afastar de conhecidos que saibam de sua condição, além da precaução a cerca de seu próprio túmulo, mas a vida? Ah a vida é uma caixinha de surpresas!!

Dani:
Esse conto eu já conhecia, ele fazia parte de uma coletânea que li na oitava série, lembro que na época tanto esse conto, quanto outro que leremos ainda esse ano, me fez ficar muito curiosa com a Catalepsia, e pesquisei muito sobre ela. Então depois de tanto tempo acabei lendo esse conto com olhos mais maduros e com conhecimentos que não tinha naquela época, e quer saber o conto continua maravilhoso e assustador.

Já pensou que terror ser sepultado ainda vivo, fica ainda mais medonho quando ligamos a TV e vemos casos de pessoas que se levantam em seus próprios velórios ainda nos dias de hoje, outra coisa me deixou mais sensível a esse conto foi uma palavra que Poe usa uma única vez 'Suspensão', porque é algo que minha mãe diz muito da minha avó, que ela tinha crises de 'suspensão', ela se foi antes de eu nascer, e tenho uma visão muito etérea de minha avó, especialmente depois que comecei a falar sobre ela com minha mãe, e pensar em que talvez ela estivesse em crise quando morreu é ainda mais medonho.

Carol:
Assim como em outros contos Poe contextualiza o leitor para depois começar a história de fato. Tenho pânico de lugares fechados, só de pensar já me falta o ar, e nem preciso dizer que foi uma sensação bem tensa lendo esse conto. Mas a forma dele escrever não me deixou com vontade de parar de ler pelo contrário!

Continuem acompanhando o Desafio!!

Facebook: Página | Grupo | Blog da Ana

A arte do post é do artista Soni Alcorn-Hender, para conhecer mais de seus trabalhos basta clicar aqui.

16 comentários:

  1. Um conto de Poe que tem um personagem com catalepsia é bem curioso. Não conhecia essa obra dele e achei bem interessante.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Amo Poe, ele sabe trabalhar o terror psicológico como ninguém. Este eu não conhecia, vou procurar na net esse conto para ler.

    ResponderExcluir
  3. Amo Poe, tudo que ele escreveu é perfeito! Adorei o post e queria participar desse lance de 12 meses de poe. Pena que não tenho muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro do autor, e me apaixonei por este que tu indicou, só imagino como se sentir sufocado com tudo isso, deve ser horrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi lindas,

    Lendo o post de vocês lembrei que ainda não li o conto do mês de junho haha e vou ter que ler o do mês anterior e desse mês hehe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Morro de vergonha de dizer que nunca li nada dele, então vamos fingir que não falei nada...
    Tanta gente falando e eu nem sei pq ainda não comecei a ler haha' Vou procurar saber mais sobre e vejo por onde começar =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Tambpém tenho pânico de lugares fechados, e nao conhecia esse Enterro Prematuro.
    Achei legal, mas nao sei se leria, nao sou mto fã do Poe.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Tenho pavor de ser enterrada viva - é um dos meus três piores medos, junto com morrer e ser violentada - então com certeza eu não lerei esse conto. Não porque eu achei ruim, pelo contrário, adorei, mas só de pensar nesse tema, já dá falta de ar. Mas gostei do texto de vocês, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Tenho até vergonha de admitir que nunca li nada desse autor...=(
    Tenho muita vontade mas ainda não tive a oportunidade, adorei a dica. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ooi! Não conhecia esse conto do autor, mas parece ser bem bizarro (como muitos outros rs). Eu não sei se a leitura fluiria, mas parece ser interessante. Deus me livre ser enterrada viva O.o não gosto também de lugares fechados, principalmente se têm muitas pessoas ao meu redor, fico muito mal.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Oiiii!!!

    Aaaah faz tanto teeeempo que não vejo resenha sobre o projeto.
    Gostei bastante da resenha dupla e da opinião de vocês!! Preciso ler logo algo do autor hahaha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Nunca li nada do Poe, na verdade nunca tinha ouvido falar nele antes desse desafio, que por sinal achei bem interessante. Não sei se sou de outro planeta por não conhecer a escrita do Poe, mas espero que esse ano eu possa ter a oportunidade de ler um de seus contos, e Enterro prematuro está na lista. Ser enterrado vivo realmente deve ser desesperador, já vou me preparar psicologicamente para essa leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu já ouvi falar de casos assim, e sempre fico a pensar se não é uma lenda urbana, mas sei que isso realmente acontece. Achei bem interessante a ilustração da postagem, e não sabia desse conto. Vou deixar para ler futuramente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. oi

    estou adorando essa coluna!!!conheço muita coisa nova com vcs

    e só pra não perder o hábito, seu post está maravilhoso!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Mas gente, esse termo 'suspensão' heim? Que escabroso! Imagina passar por isso, deve ser realmente apavorante (e acho que Poe conseguiu transmitir tão bem esse sentimento de claustrofobia, a questão é COMO ELE SABIA?!). Obrigada por participar mais esse mês, meninas! <3

    Meu blog
    Desafio de leitura #12mesesdepoe

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia essa história porque sou bem medrosa para contos e livros de terror, mas Poe é um nome que obviamente já ouvi muito falar em várias séries e filmes e de certa forma o seu post deu uma certa curiosidade em saber mais sobre esse ou outros contos dele! Abraços.

    ResponderExcluir