quarta-feira, março 22

(Crônicas Vampirescas) A Rainha dos Condenados

Título: A Rainha dos Condenados
Autor: Anne Rice
Gênero: Drama, Sobrenatural
Editora: Rocco
Especial: As Crônicas Vampiresca
Olá galera, prontos para mais uma resenha dessa série incrível da diva Anne Rice?

O ultimo livro, Vampiro Lestat, acaba pegando fogo, e agora quais serão as consequências da impetuosidade Lestat, será que seu plano de chamar a atenção dos vampiros deu certo? Será que só eles vão atender ao chamado? O que será que pode ser acordado por tamanha blasfêmia? E tudo isso está neste terceiro volume A Rainha dos condenados.
Ah, pobres almas dos Mortos, aprisionadas na matéria indestrutível incapaz de envelhecer ou morrer! Mas ela estava livre. A teia agora estava distante. Ela via muitas coisas. Por exemplo, havia milhares e milhares de outras pessoas mortas flutuando lá em cima, numa grande camada cinzenta e nebulosa. Algumas estavam perdidas, outras lutavam entre si, e algumas estavam olhando lá para baixo, para onde morreram, que tristeza, pareciam não saber ou não acreditar que estavam mortas. Havia várias tentando ser vistas e ouvidas pelos vivos, mas não conseguiam fazer isso. Ela sabia que estava morta. Já tinha acontecido antes. Estava apenas passando por aquele tenebroso covil de pessoas tristes: Tinha seu caminho a seguir! E a insignificância da sua vida na terra causava-lhe tristeza. Mas agora isso não era a coisa importante.
O livro começa com Lestat nos avisando que não será ele que contará essa história dessa vez, pelo menos não toda, e que essa história tem varias vozes. A história é dividida em partes na primeira parte voltamos antes para acontecimentos antes do Show, a um clima de muita tensão no ar, muitas pessoas entre vampiros e mortais passam a sonhar com duas gêmeas ruivas que são arrastadas para um reino de violência, ninguém sabe quem são elas e o que os sonhos significam, mas todos sabem que os sonhos causam muita comoção, desconforto e até mesmo sofrimento a quem os tem. Nessa parte somos apresentados a Pandora, uma dos filhos de Marius. Khayman, um dos antigos que acorda meio sem saber até mesmo quem é. Daniel, o escritor de Entrevista com o Vampiro, e que ainda não desistiu de ser um desses seres. E Jesse, uma moça que possui o dom de ver o 'outro lado' e ela tem conexões com essa história do que pode-se imaginar.

Na segunda parte, seguimos um pouco mais de perto Khayman, Daniel e Jesse, até o fatídico, show. Na terceira parte Lestat volta a história, ele passa a ser uma peça fundamental em um plano terrível, e é praticamente um observador dos acontecimentos, mas sua rainha o obrigará a fazer coisas das quais eles nunca vai aceitar, e intercalado a isso passamos a conhecer a Lenda das Gêmeas, e o que os sonhos significam.
- Quem? Ela sorriu novamente. Não está entendendo? Não precisa mais procurar a causa de tudo. Eu sou a realização, e deste momento em diante serei a causa. Não há nada ou ninguém que possa me impedir agora. Por um instante seu rosto endureceu. Novamente aquela hesitação. Antigas maldições nada significam. No silêncio atingi tal poder que nenhuma força da natureza poderia me fazer mal. Nem mesmo minha primeira progênie pode me fazer mal, embora conspirem contra mim. Estava planejado que esses anos se passassem antes que você viesse.
Uau que história, o negócio aqui é tenso o tempo inteiro, a história é bem pesada, e temos pontos de vista muito radicais sobre vários aspectos incluindo o lugar da mulher na sociedade, e cada um tem sua rasão e como disse o radicalismo meio que contamina os discursos.

Gostei demais principalmente das primeira partes, achei os personagens muito bem feitos e consistentes, a Jesse mesmo tem milhões de possibilidades para ela nos próximos livros, estou bem curiosa, mas gostei mesmo do Khayman, ele é um dos filhos da própria Mãe, isso faz dele um ser ancestral, ele tinha tudo para já ter perdido sua humanidade a muito tempo, mas não, o cara é tão amigável que até eu me senti amiga dele, mas seu passado foi brutal como sua época e a tristeza que ele carrega é eterna.

Já na terceira parte, por mais que eu ame o Lestat, achei sua parte mais arrastada e até mesmo chata. Em compensação na Lenda das Gêmeas mergulhamos de cabeça nos primórdios e sabemos tudo o que realmente aconteceu a Mãe e ao Pai, e aos seus inimigos, mas como já sabemos nas Crônicas Vampirescas, todo é só uma questão de pontos de Vista.
- Mas que é que tenho a ver com coisas tão insignificantes, meu amor? - ela murmurou - E você queria me ensinar sobre o seu mundo? Ah, tanta vaidade! Sou além do tempo, como sempre fui.
Indico muito o livro para todo que querem um livro mais denso e com muitas discussões importantes, e por mais que tenhamos muitas menções ao Entrevista e ao Vampiro Lestat eles meio que são tratados como livros dentro dos livros, então imagino que dê para ler este livro mesmo que não tenha lido os outros antes.

Crônicas Vampiresacas:
1 - Entrevista Com o Vampiro
2 - O Vampiro Lestat

17 comentários:

  1. Olá,

    Eu não tenho costume de ler que envolve vampiros, mas confesso que fiquei interessado pela série. Vou ler as outras resenhas para entender melhor a trama e tirar algumas conclusões, e outra coisa, o fato do livro falar sobre o papel da mulher na sociedade me anima muito, amei a resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani.
    Vergonhosamente ainda não li nada da Anne Rice, mas me empolguei muito lendo a sua resenha!
    Acho que posso me dar bem com esse livro!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    A maioria dos comentários que ouvi sobre os livros da Anne Rice é a pegada mais gótica e densa que ela coloca em suas histórias. Ainda não li nada para comprovar, mas confesso que suas histórias de vampiros são o que mais me atrai. Quero muito conhecer o Lestat. Dica anotada!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie! Eu li Anne Rice e foi uma das experiências mais intensas que tive. Fiquei imersa na leitura que não me recuperei até hoje - o que definiu meu padrão e minha paciência para histórias com vampiros. Estou tentando criar coragem para reler e ver agora, alguns anos depois, se a reação será diferente. Se fizer isso, posso abrir as portas para os outros da série! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Sou louca para ler esse livro, mas NUNCA encontro uma promoção boa :(
    Amei a sua resenha, e só me instigou mais.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu QUERO muito ler A Rainha dos condenados! Sou louca pelo filme e acredito que o livro deve ser melhor ainda.
    Gostei da resenha e dos pontos que você ressaltou, mesmo achando que as partes mais arrastadas também vão me incomodar, pretendo ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Eu nunca li nada dessa autora mas sei que seus livros têm um montão de fãs. Eu gosto bastante do gênero sobrenatural, então tenho curiosidade em conferir As Crônicas Vampirescas, só não sei quando farei isso... Sua resenha ficou ótima :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Daniele
    Eu não conhecia o livro, mas sabe que eu não consigo gostar de livros com vampiros. Já li alguns e não consigo, não adianta. Bom, sendo crônicas, acho até que arriscaria. Quem sabe. Ainda mais pelos pontos positivos.

    ResponderExcluir
  9. Hey!

    Não conhecia o livro, adoro vampiros, apesar de serem crônicas, o que torna a escrita arriscada, vou pesquisar um pouco antes, mas é quase certeza que vou gostar muito.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Conheço a série só de nome, mas não me chama a atenção por se tratar de vampiros, além de ser do gênero que menos gosto. Adorei a resenha, e essa capa está bem bacana.

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!

    Eu acompanhei as suas resenhas e gostei de ver o foco dessa obra. Como eu já disse, não sou fã de vampirismo e por isso não pretendo ler no momento.
    Mas adorei a resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Heiii, tudo bem?
    Gosto mto de conhecer novas obras literárias e ainda nao conhecia o livro "A Rainha dos Condenados".
    A ideia do livro é interessante, desde a sinopse já me motivou a ler e conhecer mais.
    Muito boa a resenha, gostei do que falou do livro e acho que vou gostar tb como vc.
    O tema de vampiros ja me deixa bem curiosa sempre e com certeza quero ler esse e os demais da serie.
    Achei uma ótima dica e a capa está tão linda, adorei a arte.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Ainda não li nenhum dos volumes da série.
    Gosto bastante de livros nos tragam personagens vampirescos e estou bem intrigada para iniciar a leitura.
    Lestat é realmente bem impetuoso nesse volume e quero saber até onde isso irá levá-lo.
    A premissa é bem interessante e tenho a impressão de que reviravoltas são o que não faltam aqui. Adorei saber suas considerações.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Acredito que ainda não li nenhum dos livros da Anne Rice?
    Nem sei por onde começar a leitura. Espero começar pela série, que tanto me indicaram. Vou anotar esse livro para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Já tem um tempinho que quero ler os livros da Anne, mas nunca consigo. Mesmo podendo ler fora de ordem, como sugestão sua ler este, prefiro ler na ordem certinha já que tenho toc hehehe Que bom que é uma história tensa e que lida com radicalismo. Sou fã de temas assim porque fazem me prender mais na leitura. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Eu sempre quis ler esse livro, sua resenha me deixou ainda mais intrigada.

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    Ainda não conhecia o livro.
    Eu gosto de livros de vampiros e seres sobrenaturais, então eu leria esse também, já que gostei de sua resenha.

    ResponderExcluir