sexta-feira, março 31

(Dicas) #33 Livro que se passa na escola


Olá pessoal

Não acredito que você não conhece nem um livro que se passa na escola, grande parte de nossa vida nós passamos na escola, e depois que ela passa, muita gente ainda continua na 'escola', faculdade e depois diversos cursos de pós, isso quando não vira professores, então rende histórias e mais histórias.

E, como disse lá na Revelação, a escola é um micro cosmo, onde os autores podem trazer para o mundo adolescente, todos os dramas adultos, ali temos Vilões malignos, Mocinhas tímidas, Rapazes bonitões, temos injustiças, superações, festas de arromba, em fim, tudo.
Se mesmo assim querem dicas, aí vai:

Harry Potter, J.K. Rowling
A história desse bruxinho já virou um clássico dos livros escolares, quem nunca ficou fantasiando de qual casa seria, e todas coisas desse mundo mágico.
Sinopse:
Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

A Droga da Obediência, Pedro Bandeira
Outro clássico, mas desta vez do meu tempo, nossa lembro que todo mundo leu essa série, e eu também, lógico. Eu lembro que gostei muito do livro na época, tinha aquele suspense gostoso Coleção - Vaga-lume, ao mesmo tempo parecia algo mais adulto e complexo.
Sinópse:
 Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes - os Karas - enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga! E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo.


Extraordinário, R.J. Palacio
É lógico que essa história linda ia estar por aqui, lembro dos meus ataques de anciedade todo começo de ano letivo, Auggie precisa enfrentar esse desafio, mas ele é tão diferente, e consegue se sair bem melhor que eu, realmente é uma lição de vida:
Sinopse:
O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Carrie, de Stephen King
Já indiquei esse livro antes, tem até resenha aqui no blog, mas acho ele perfeito para o tema, Carrie sofre o diabo na escola, e isso esplode em consequências desastrosas, é um livro fascinante.
Sinopse:
Livro de estreia de Stephen King ganha nova versão cinematográfica, estrelada por Julianne Moore e Chloë Moretez.
Carrie, a estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.
Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais. Agora, a nova versão cinematográfica, lançada em dezembro de 2013, é estrelada por Julianne Moore e Chloë Moretez.


Academia de Vampiros (saga), Richelle Mead 
Aproveitando nossa série vampiresca, pra quem gosta de algo menos adulto, e gosta de Crepúsculo, pode gostar bastante desses vampiros adolescentes e charmosos.
Sinopse:
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Ponte para Terabítia, Katherine Paterson
Apesar de não ser um livro que se passa sem por cento na escola, ele trata muito desse período tão importante na nossa formação e onde conhecemos alguns amigos que marcam a gente para sempre.
Sinopse: 
Jess Aarons, um garoto de 10 anos, passou o verão treinando para ser o campeão de corrida da escola. Na volta às aulas, é ultrapassado por uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos, e criam um reino imaginário chamado Terabítia, onde governam soberanos protegidos das ameaças e zombarias da vida cotidiana. Até que um dia, uma fatalidade os separa, e Jess precisa ser forte para enfrentar essa triste realidade.

E ai pessoal, que tal as dicas? Conhecem mais livros escolares para indicar? Vamos fazer uma listinha.

14 comentários:

  1. ô, e tem livros que se passam na escola né???
    Sabe que na hora que li o título do seu post pensei de cara em Harry Potter! Difícil não pensar...

    ótimas dicas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi! Livros que se passam na escola são sempre bons, alguns nos lembram dos nossos momentos nesse ambiente e outros livros nos mostram o que queríamos que tivesse acontecido kk. Amei a sua escolha de livros, tem muito a ver com o tema. Acredita que eu nunca li nenhum desses livros da sua lista? Mas tenho muita vontade de ler, principalmente Harry Potter, O Extraordinário e Academia de Vampiros que estão na minha lista. Bjss!

    ResponderExcluir
  3. Atire a primeira pedra quem nunca leu um livro que se passa na escola! Adoro "O primeiro amor e outros perigos", do Marçal Aquino, lançado pela Coleção Vaga-Lume. Além dos que você citou, e gostei da variedade de estilos, tem a série As Mais da Patricia Barboza. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ah que delicia, adorei esse post e ele já começou com meu queridinho da vida, Harry Potter ♥️ Os outros livros eu ainda não li e alguns estão na minha lista de desejados! Amei tudo!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Gente, levei tanto tempo para me livrar da escola, pra que voltar agora??

    Livros com Alunos e Professores, paro ali na Trilogia Gabriel, de Sylvain Reynard. Amei o colégio, mas já passou, já foi. Hora de seguir em frente!

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Oiee Dani ^^
    Imediatamente lembrei do livro "Doce Sonho Alado", da Sheila Lima Wing. Eu ainda não li "Ponte para Terabítia" porque sei que vou chorar com o final...haha' pelo menos se for igual ao filme *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá lindona,

    Eu sempre penso no livro A Marca de uma lágrima que me lembra demais o tempo escolar e se passa numa escola bem estranha e cheia de romance.
    Todos os livros de Pedro Bandeira se passam no âmbito escolar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Carrie e Extraordinário, dois livros que amo e irei protegê-los! A Droga da Obediência é bom, mas prefiro O Mistério da Fábrica de Livros. Espero que você leia todos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Adorei seu post, dessa lista só leria/já li, Harry Potter ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Carrie a estranha, foi a única obra que li dessa sua indicação e confesso para ti que fiquei encantadinha com a postagem, deu até saudade de reler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ola adorei as indicações, HP é meu queridinho sempre acredita que ainda não li Extraordinário, preciso correr e ler. Carrie assisti o filme e gostei muito. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  12. Além desses livros tem: A Aposta, Reconstruindo Amélia, O Beijo da Morte, enfim são muitos livros que acontecem na escola. Eu particularmente adoro quando os autores trazem esse cenário, pois para mim é sinônimo de leitura leve.

    Adorei as suas dicas.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Quando eu li o título e vi o desafio, fiquei pensando em que histórias teriam esse tema e nenhum me veio em mente. Daí que eu fui me dar conta de que era muito fácil e que eu conhecia todos que você colocou na postagem - tirando o do Pedro Bandeira -, rsrsrsrs.
    Tô adorando esse desafio e as dicas de vocês.

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Nossa, Harry Potter é tudo de bom!
    Já li todos os livros da série, e adorei todos. Estou pensando agora em começar a versão ilustrada, mas falta din din para comprar.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir