segunda-feira, março 13

(Resenha) #31 - V de Vingança

Título: V de Vingança
Autor: Roteiro: Allan Moore, Arte: David LLoyd
Gênero: Distopia

Desafio #31 Grafhic Novel

Olá pessoal, nosso desafio pediu um quadrinho literário, como normalmente leio bem mais os quadrinhos periódico, perguntei para a Carol qual ela me indicava da coleção dela, e ela indicou V, que já é bem conhecido por causa do filme, e também por seu autor nada discreto.

Antes de começar a resenha vou falar um pouco das imagens, como gosto de colocar algumas passagens da história no meios dos meus posts, resolvi fazer a mesma coisa aqui, e por se tratar de uma história visual, nada melhor que fotografar algumas passagens. Então vamos lá o/


V for Vendetta foi escrita pelo já lendário Allan Moore em 1981 e terminada em 1988 (mas a edição que eu li deve ter tido alguma revisão posterior, porque tem um dialogo lá que não tem como ser de 88) V é uma distopia clássica, a história se passa em 1997, após uma guerra catastrófica, um grupo fascista assume o poder da Inglaterra, impondo um regime de extrema vigilância, e é nesse mundo que a trama se desenrola. 

A história começa com uma pobre garota, Evey, que com dificuldades financeiras, resolve tentar se prostituir, mas como alegria de pobre dura pouco, ela acaba abordando alguns membros da infame policia do Partido, conhecidos como Dedos. A pobre estava quase cumprindo sua sentença, (ali na rua mesmo, sem julgamento, nem nada, pelo crime de prostituição, mesmo ela nem tendo chegado a pratica-lo de fato) quando um mascarado, recitando Machbet, a salva deixando vários policiais mortos, e as Casas do Parlamento em chamas, causando um belo espetáculo de fogos de artifício, nos céus noturnos de Londres.

É claro que o Partido não gostou que um símbolo de poder tenha sido destruído, mesmo que ele não service para nada no momento, isso é propaganda negativa. Então todos são mobilizados para: 1 capturar o responsável e 2 - criar uma narrativa para convencer o povo que foi uma demolição premeditada, para isso eles usam uma rede de rádios e tv chamada A Voz do Destino, mas a Vingança de V vai pegar cada um dos dedos, narizes, olhos, vozes, cabeças, ou qualquer outra parte do corpo do Partido.


Como eu disse, V é uma distopia clássica, portanto dá para traçar vários paralelos com 1984 de Orwel, um futuro não muito distante, uma guerra catastrófica, o isolamento da Inglaterra do resto do mundo, as câmeras que vigiam tudo, todo processo industrial controlado pelo governo, todo o povo controlado pelas notícias da mídia estatal, que só transmite o que o grande Líder decide. Mas ao contrário de 1984, aqui não é um dos partidários que acorda de seu torpor, e sim um fugitivo de um dos campos que foi formado durante a guerra, ele é um Vilão, mas para algumas pessoas pode ser um Herói, V ao contrário do herói de 1984 pensa muito sobre o que pode vir depois da 'revolução dos proles', então temos muito discurso Anárquico, que é uma preferência pessoal de Allan Moore, e também essa história tem muito mais esperança que 1984, (o final de 1984 acabou comigo T.T)

Gostei bastante da condução da história, e como todas as tramas vão se desenrolando, para mostrar não só o V e seu passado terrível, mas as desventuras de Evey que tem a família, e quase todos que se aproximam dela destruídos pelo regime. Rose, viúva de um auto funcionário do partido, que tem a vida destruída após a morte dele por V, se vê obrigada a se prostituir para viver, é muito triste a história dela. A guerra pelo poder dentro do Partido, as facções, os jogos de interessa, e também temos meu segundo personagem preferido Finch, ele era o Nariz (investigador) mas depois que V matou uma pessoa muito querida dele, ele descobriu coisas que o fazem duvidar de suas convicções, mas ao mesmo tempo ele não consegue se livrar de suas obrigações o que o faz mergulhar cada vez mais profundamente em todo o mar de lama.

No geral gostei muito do quadrinho, mas acho que prefiro o filme, acho que alguns discursos ficaram um pouco chatos, meio lentos, a parte da Evey também, também acho que ela foi melhor desenvolvida lá, aqui as coisas que a levaram ao seu final, ficaram meio de supetão, não pareceu natural.

  
Indico para todos que apreciam distopias, ação, policial, citações a cultura tanto clássica quanto pop, histórias com segredos profundos a serem revelados, intrigas, e uma bela dose de violência. Também indico o filme.

17 comentários:

  1. Gente... isso é um clássico! Todo mundo deveria ler ou ver o filme... A forte crítica da sociedade é uma constante e os limites da humanidade e desumanidade também... Com certeza vale a pena ser lido e visto!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme e amo, sei que tem algumas coisinhas diferentes, mas eu preciso ler essa HQ também. Apesar de ter dito que preferiu o filme, ainda sinto vontade de ler a HQ - preciso muito disso - e de uma promoção boa que não seja na Amazon para matar logo essa vontade...

    Raíssa Nantes

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Gosto de tudo isso que falou, histórias policiais, distopias e aventura.
    Ainda nao tinha lido ou visto o filme V de Vingança e me animei muito de conhecer após a resenha.
    Gostei da arte achei sombria, combina com a história que deve ser mais intensa, ainda mais levando em conta o tema.
    Gostei da dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu amei o filme V de Vingança,a história é incrível, mas não sabia que tinha os quadrinhos. Adorei a resenha e pelo que você falou é bem parecido com o filme e fiquei curiosa em conhecer essa versão da história.Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu não li ainda a HQ dessa história, apenas assisti o filme. Sei que existem diferenças, mas posso dizer que gostei bastante da ideia da trama.
    Preciso conferir também a HQ.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oiee tudo bem?

    Essa não é uma história que me chame muita atenção, mas meu noivo esta louco para ler, quem sabe eu não leio junto neh?

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Daniele
    Nem sabia da existência do livro, mas o filme é bem famoso mesmo. E nem o filme eu vi até hoje rs, não por falta de vontade. Uma pena que a leitura não conseguiu superar muito o desenvolvimento do filme. Acho que se fosse ler o quadrinho, só futuramente.

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti uma vez esse filme na escola. Tenho até que assistir novamente. Que legal saber que também tem ele em quadrinhos. Vou procurar.

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dani.
    Já tive a oportunidade de ler essa HQ e ver o filme e concordo com você que o filme tem um ritmo melhor. A história é ótima e com certeza é um clássico!!
    Adorei a resenha!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Oie! Geralmente não sou muito afeita a distopias, mas vários amigos já me recomendaram o V de Vingança. Engraçado que, não sei o motivo, cismei que ele era inspirado em um livro, não em uma HQ (foi leseira, porque bastava ver o nome do Alan Moore ali para desfazer esta impressão). É uma obra importante que, com certeza, dá muito motivo para pensar e comparar com este mundo maluco em que vivemos. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Embora o filme tenha feito bastante sucesso, eu não o assisti e nem sabia que existia Grafhic Novel. Mas gostei demais dessa resenha e fiquei bem curiosa em relação ao estrago que "V" fará com esse sistema.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu assisti ao filme e fiquei maravilhada com todo o contexto! É uma história forte e a crítica é bem atual. Não sabia que era uma Hq e imagino o quanto ela deve mostrar uma história bem mais rica. Vou procurar para ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Lembro do filme, mas não conhecia a HQ! Adorei as ilustrações e vou ver se consigo ler, já que devoro quadrinhos em tempo recorde!

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    EU não tenho costume em ler quadrinhos, mas eu gostei bastante de ler suas considerações. Acredita que eu não assisti ao filme, eu sabia por cima sobre o enredo, mas não 100% vou tentar ver ainda hije.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Desconhecia totalmente essa graphic novel e fiquei bem intrigada para saber qual frase é essa que não pode estar no contexto do ano referido rsrs
    A premissa é bem interessante e já assisti ao filme, de modo que fiquei bem curiosa para conferir a obra e ver quais semelhanças possuem entre si.
    Adorei a resenha e conhecer um pouco mais das ilustrações que a obra contem.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  16. Eu quero muito ler esta HQ, desejo faz tempo, mas é tão carinha. A premissa é super interessante e o autor é muito bom, já li outra história dele e amei. SUa resenha só me deixou com aquele gosto de quero mais, e quero agora. haha.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Nossa essa HQ está entre meus desejados tem muito tempo. É um clássico distópico que eu queria ter lido tem tempos. Sei do filme, e confesso que ainda não o vi justamente por isso, quero primeiro ler o quadrinhos. Adorei os traços dele <3
    Beijos,
    colecoes-literarias.blogspot.com

    ResponderExcluir