segunda-feira, fevereiro 26

(Maravilhoso Mundo King) Christine

Título: Christine
Autor: Stephen King
Gênero: Drama, Terror
Editora: Suma das Letras

Sinopse: Arnie Cunnigham era um perdedor. Rosto coberto de espinhas, desajeitado com as garotas, magro demais, passava os dias pelos corredores da escola, tentando fugir da gozação dos colegas. Isso até Christine entrar em sua vida. Amor à primeira vista. A partir desse dia, o mundo ganha novo sentido. Tudo o que Arnie quer é estar junto de Christine. Mas não espere um novo Romeu e Julieta, tratando-se da mente assombrosa de Stephen King. Christine é um carro. Um Plymouth Fury 1958. Um feitiço sobre rodas que se apodera de Arnie e faz dele alguém diferente. Há algo poderosamente maligno solto pelas estradas de Libertyville. Uma força sobrenatural que vai deixando seu rastro de sangue por onde passa.

Olá pessoal, hoje vamos conhecer essa Linda, toda trabalhada no Vermelho Fatal, em mais um calhamaço de Stephen King, vamos lá?

"Então, perto do fim daquelas férias de verão, Arnie viu Christine pela primeira vez e se apaixonou por ela... Meu irmão, ele gamou e gamou feio. Até que podia ter sido gozado, se não fosse tão triste, se aquilo não tivesse ficado assustador tão depressa como ficou. Podia ter sido engraçado, se não tivesse sido tão ruim.
Quão ruim foi?
Foi ruim desde o começo. E se tornou pior rapidamente."
Neste livro vamos conhecer Arnie, um tipico adolescente nerd espinhento alvo de bulling na escola, conheceremos também Dennis, seu melhor amigo bacana (os dois são amigos de infância e o Dennis é gente boa demais, ao contrario de uns por aí que abandona o amiguinho quando ele se torna alvo das chacotas Dennis continuou amigo de Arnie). Um dia voltando da escola Arnie vê um Plymouth Fury 1958 e simplesmente se apaixona pelo carro, Dennis fica atônito pois o carro está caindo ao pedaços, mas Arnie compra o carro mesmo assim, peitando seus próprios pais que também detestaram a ideia chegando a proibir que o filho levasse o carro para casa.

Arnie acaba levando o carro para uma dessas grandes garagens onde você pode alugar um nicho e fazer você mesmo o trabalho, e começa a concertar sua queridinha, mas coisas estranhas acontecem, Arnie não se lembra muito do trabalho no carro, só de ficar rodando pela garagem, mas o carro está ficando como novo e o próprio Arnie está mudando, ficando mais confiante, mais atrevido e até mesmo fisicamente. E assim Arnie consegue uma namorada deixando algumas pessoas e carros enciumadas.    
"Sentia uma antipatia intensa. Considerou que era ridículo se sentir daquela forma em relação a um objeto inanimado, porém a antipatia estava ali, forte e indiscutível, como um caroço em sua garganta."
Eu já havia começado a ler este livro faz um bom tempo e tinha abandonado, havia comprado no sebo, eu já sabia que tinha alergia a papel reciclado, mas não imaginava que era tanto e não aguentei, agora que consegui terminar de ler coloquei o livro entre meus preferidos de King, quando você vê a quantidade de páginas logo se pensa que vai ter muita encheção de linguiça, mas não a narrativa é tão gostosa que você sente como se estivesse assistindo uma série onde nossos personagens estão lá, cuidando de suas vidas, quando alguma tragédia acontece.

Os personagens são muito bem caracterizados, e seu psicológico é bem explorado assim como suas vidas, o drama é desenvolvido lentamente formando um clima de sufocante onde esperamos encontrar a "Dama de Vermelho" a espreita na próxima esquina o tempo todo. E, apesar de vários momentos de descontração, King nos mantem em constante estado de tensão, e para isso ele usa um recurso que eu chamo de Spoiler, sim King já te fala que alguma m@#$a vai acontecer em breve, e daí você xinga um monte porque você estava pensando em fechar o livro e ir dormir, mas agora você precisa saber que m@#$a é essa que vai acontecer, ou com quem vai acontecer, ou como vai acontece, em fim te deixa mais curioso que gato.
"Ele parou na calçada por um momento, primeiro contemplando as estrelas, depois Christine, estacionada no outro lado da rua, esperando fielmente.
Ela jamais discutiria nem reclamaria, pensou Arnie. Nunca faria exigências. Pensou também que poderia entrar nela a qualquer hora e repousar no estofamento macio, descansar em seu calor. Ela nunca se recusaria. Ela... ela...
Ela o amava."
Aqui temos terror de todo tipo, psicológico quando ele retratara o medo das pessoas próximas a Arnie, eu ficava o tempo todo apreensiva com os destinos de Dennis e a namorada de Arnie, também temos o sobrenatural de um carro possuído, assobrado, ou que ganha vida de alguma forma (leiam para saber :P), chagando ao gore com muito sangue, entranhas e coisas nojentas, acho que dos livros que resenhei até aqui do King, tirando o livro Sombras da Noite, esse é que eu senti realmente o terror.

Uma coisa que preciso falar antes do fim dessa resenha é que todo inicio de capitulo King nos brinda com pequenos trechos de musicas, rock das antigas, delicioso de ouvir, todos com carros ou que remetem a carros ou a estrada, um dia ainda vou montar uma play list, por que gosto muito desse estilo de música. Uma curiosidade, King já teve uma rádio no Maine onde o carro chefe é o rock.


Indico esse livro para todos que gostam de um livro com muita tensão, dramas humanos, de terror, e se você já viu o filme, que também já é considerado um clássico, leia o livro.


Por fim deixo o trailer do filme de John Carpenter que adaptou o livro em 1983, o mesmo ano em que o livro foi publicado, é muito sucesso esse King, né?
  

11 comentários:

  1. Olá!

    Nunca li nada do autor acredita? Acho que o gênero realmente não me atrai, mesmo os filmes não me prendem tanto a atenção. Mas por outro lado fico curiosa para conferir toda essa genialidade do autor, só que não vai ser por agora. Fico contente que tenha adorado a leitura, vou dar uma olhada no filme para ver se me animo mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. As poucas coisas que li do King me conquistaram e vejo a mesma semelhança deste livro, mesmo com muitas páginas não temos encheção de linguiça e esse estado de tensão que nos mantem durante a leitura é maravilhoso, assim como essa mistura de terror contida nos enredos dele. Ainda não li esse livro, mas quero muito ler, dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Nunca li nada do King. E por se tratar de terror, nem vou ler. A única história que tenho curiosidade em ler desse autor é A Torre Negra, e mesmo assim eu to demorando para ler. Terror é o gênero que mais detesto e passo longe. Apesar da premissa ser interessante, dispenso essa leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que louco isso de ter alergia ao papel, deve ser uma pena e uma pequena luta para ler determinados livros, né? Eu morro de medo de King por conta desse terror que só ele sabe escrever haha mas gostei da sua resenha e fiquei até curiosa sobre o livro.

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Nunca li nada do King, mas tenho muita vontade, quando posso to sempre assistindo os filmes baseado nas obras dele o que sempre me deixa com muita vontade de ler algo dele, tenho até uma obra aqui em casa e espero em algum momento criar coragem e ler, espero gostar como todos gostam das obras deles!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?!?!
    Christine eu assisti e sei lá porque motivo não me liguei que era uma adaptação do King.
    Depois de muito tempo quando peguei o livro para ler é que percebi que ja conhecia aquele universo.
    King é demais, e estou adorando que a Suma tem publicado tanto dele durante o ano.
    Agora estou com a hora do lobisomem aqui para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Já li esse livro há muito tempo. Não é o tipo de leitura que me agrada, mas lembro que curti bastante, mesmo assim.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Olha que eu não tenho muita vontade de ler o King, mas esse livro me chamou a atenção, adorei a sua resenha e por isso, anotei a dica aqui!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani!
    Realmente, esse King é muito sucesso! Eu adoro os livros dele, mas ainda não Christine. aliás, acho que se eu quiser todos terei que gastar uns bons meses, já que o homem é uma máquina de escreve de perninha! rsrsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oiii, tudo bem?
    Parabéns pela postagem, eu ainda não li esse do King, mas já imagino como deve ser maravilhoso, tudo que esse homem escreve é bom.

    abraços, José marcos.

    ResponderExcluir
  11. O mestre King é sempre bem vindo em minha estante hehe, ainda não li Cristine mas vi o filme muito tempo atrás e ler o original com certeza está nos meus planos!!!

    ResponderExcluir