segunda-feira, fevereiro 12

(Resenha) #46 - A Casa das Belas Adormecidas

Título: A Casa das Belas Adormecidas
Autor: Yasunari Kawabata
Gênero: Drama
Desafio #46 Um livro em um idioma que não seja Português ou inglês.


Olá pessoal, nesse desafio de escolher um livro fora do circuito de língua portuguesa ou inglesa, escolhi um livro japonês, o que para mim não é tão difícil já que li vários livros japoneses ao longo de minha vida, mas esse foi o primeiro desse autor laureado por um Nobel de literatura, e aí como será que foi ninha experiência?
- Não tente acordar a menina, por favor. Por mais que tente ela não abrirá os olhos... A menina dorme tão profundamente que não sabe nada do que está acontecendo.

Aqui temos a história do senhor Eguchi, de 67 anos (nos anos 60 alguém nessa idade já era considerado bem idoso), que começa a frequentar uma "casa de tolerância" bem diferente e misteriosa, feita justamente para senhores idosos, ali ele dormira com lindas garotas nuas. Nosso protagonista fica desconfortável nessa situação e está sempre tentando acordar as meninas, as vezes de maneira até mesmo grosseira, mas visto que elas não acordam ele passa a relembrar momentos chaves de sua vida e como as mulheres foram importantes nesses momentos.
- Quem está zombando de mim? O demônio?
- Isso que você chama de demônio não é uma coisa tão acessível. É somente você, que nem conseguiu morrer dignamente, que pensa de forma exagerada a respeito do próprio sentimentalismo ou aspiração.
Imagem de Kawai Gyokubo, citada no livro, era meio assim
que eu imaginava as descrições e situações do livro.
O livro tem tem uma linguagem bem poética e melancólica (o que já reparei ser bem o estilo japonês de escrever) o livro me fez sentir todas as formas e texturas, mas o tema pode ser tabu para muitas pessoas, por mais suave que seja a escrita, afinal, hoje em dia, um livro que fala de um velho deitando-se com menores de idade virgens seria queimado nas fogueiras, mas é sempre dado a entender que as meninas estavam trabalhando e, (bem o Japão tem umas coisas bem estranhas relacionadas ao sexo e ainda hoje meninas colegiais vendem objetos muito pessoais ou mesmo vendem uma noite com elas para poder comprar coisas que elas querem, não vou entrar em discussão sobre isso só estou mostrando que a cultura deles é diferente da nossa, eles também possuem um mercado de acompanhantes, onde as moças sedem algumas horas só para ouvir, sem nada de sexo, mas também que já li relatos de mais de prostitutas brasileiras que atendem clientes que só querem conversar para achar que isso é exclusividade oriental, se bem que aqui nesse livro, as meninas não podem conversar, o que parece ser tudo o que Eguchi quer) sabem que vão dormir com alguém, só não sabem com quem.

Mas a história, ou melhor a mensagem, que Kawabata quer passar não é essa, sei que o autor é considerado um poeta do corpo feminino, aqui ele pode nos passar tudo isso através dos corpos de nossas Belas Adormecidas, mas o que eu tirei mesmo foi das lembranças de Eguchi, como sua vida foi sendo moldada por sua mãe, sua esposa, suas filhas, e até mesmo pela bela mocinha que lhe foi oferecida em sua juventude e que ele achou por bem deixa-la aproveitar as festividades da cidade, uma menina que ele viu uma única vez na vida. O livro fala de amor, de solidão, de velhice e medo da morte, mas especialmente de juventude, mesmo na velhice.
Sentia um estremecimento que parecia dizer: "Faça nascer em mim a força mágica da vida" (...)
Bom gente, recomendo o livro para quem quer conhecer um autor reconhecido mundialmente, que gostem de uma linguagem poética, e querem conhecer um aspecto bem diferente da cultura japonesa que nem sei se ainda existe nos dias atuais, mas recomendo cuidado pois tem um tema bem polêmico, até mesmo tabu, que faz o plano de fundo para as reflexões de um senhor de idade.

15 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Adorei a resenha. Não conhecia o livro mas achei a trama bastante envolvente. Gostei da capa.

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando da sua resenha e parece ser um livro muito intrigante ...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Livros japoneses são demais, conhecer uma nova cultura e ainda em meio há uma historia cheia de informações locais é melhor ainda. Eu amo livros estrangeiros, não apenas livros como séries, novelas e filmes. Sempre procuro achar legendado ou traduzidos. Tenho certeza que vou amar ler este livro, a resenha está ótima. Ótimo post ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Natie, nós também adoramos a cultura japonesa, e sempre é bom conhecer mais dicas *---*

      Excluir
  4. Capa linda e enredo que leva a polêmica. Realmente a cultura japonesa é estranha dada algumas situações. Gosto de histórias inusitadas que fogem do comum. Um homem idoso e suas recordações. Realmente deve passar um filme na cabeça dele. Gostei desse seu desafio de ler livros fora do português e inglês. Seguindo para acompanhar mais novidades e livros estrangeiros. Kiss

    ResponderExcluir
  5. Oi! Como está?
    Que desafio bacana!Nossa, ler em outro idioma é uma tarefa super difícil mesmo, ainda mais para entender as 'entrelinhas' do texto! Já li títulos em inglês e espanhol e lembro que a história ficou mais na minha memória do que se fosse em português!
    Primeira vez aqui no blog, seguindo :) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não é o tipo de livro que me agrada o que achei legal foi o seu desafio de ler um livro que não fosse em português e apresentar um autor japonês...sucesso com o blog

    ResponderExcluir
  7. Yasunari Kawabata é sempre uma ótima pedida! Vale a pena ler cada página, sobretudo meditar sobre elas. Este livro eu não conhecia, mas a resenha me deixou com um gostinho de quero mais! Vou buscar! E parabéns por conseguir ler em japonês... Eu só leio traduções estranhas na net, rsrtsrs

    ResponderExcluir
  8. Olá, nunca tinha lido nada sobre a literatura japonesa mas imagino que tenha essa pegada mais melancolica e poetica.. Parece ser um livro bem interessante de se ler, será que encontro a tradução facilmente nas livrarias? O.o espero que sim! Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ritchelly, esse livro foi trazido para o Brasil pela Estação Liberdade, ela publicou outros livros do mesmo autor também, vale a pena dar uma olhada!

      Excluir
  9. nunca ouvi falar desse livro. mas acheei super massa e interessante ainda mais com sua resenha. curti

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que legal. Nunca tinha ouvido falar neste livro até então. Achei muito legal a sua resenha! Não sou bilingue, portanto nunca li nenhum livro em outra lingua, ainda mais em japones rs. Parece um livro massa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie Analu, nesse desafio não precisa ver o livro exatamente no idioma de origem, e sim de um autor que tivesse escrito em sua lingua e fosse traduzido para o português, também não somos poliglotas, hehehehe. o/

      Excluir
  11. É realmente um tema muito polémico e talvez um pouco difícil de digerir, mesmo sendo de outra cultura, no entanto cada cultura é diferente da outra e não nos cabe julgar. Parabéns pela sua magnífica resenha.

    ResponderExcluir
  12. Embora seja um título que nos remete automaticamente a histórias clichês, de fato pela resenha entendemos que a abordagem foge totalmente de um conceito pressuposto, dando um enredo inesperado...

    ResponderExcluir