terça-feira, maio 14

(HQ) All you need is Kill


Título: All you Need is Kill

Light Novel (Livro): 
Escrito porHiroshi Sakurazaka
Ilustrado por: Yoshitoshi Abe
Publicado em: 2004

Mangá (História em quadrinhos): 
Adaptado porRyousuke Takeuchi
Ilustrado por: Takeshi Obata
Publicado em: 2014 (2 volumes)
Editora: JBC
Gênero: Ficção Científica

Hoje irei falar sobre a obra que inspirou o filme No Limite do Amanhã com o Tom Cruise, e também o mangá, que tem o mesmo nome do original, apesar de já ser em inglês, os americanos resolveram alterar, mas acho que escolheram um bom nome, já o filme ficou bem diferente também, mas logo falemos sobre isso.

O mundo está em declínio por causa da invasão de alienígenas conhecidos como Mimics, esses serem terríveis são capazes de matar facilmente os humanos, e transformar nosso planeta em um habitat mais propicio para eles. Eles também tem uma habilidade muito singular, que através de ondas e receptores são capazes de promover uma viagem no tempo e loops temporais.

Para impedir o avanço da obliteração humana, vários países tem que se apoiar, assim soldados americanos vão até a base japonesa que tem a melhor tecnologia com robôs e mechas, que servem como armaduras durante as batalhas, e se preparam para uma grande batalha que acontecerá amanhã.

Mas a batalha já havia acontecido ontem, ou foi apenas um sonho de Kiriya Keiji? Mas o dia todo ele teve aquele sentimento de deja-vu, e no final do sonho ele morria... e foi o que aconteceu, mas ele acordou novamente lembrando dos seus dois "sonhos" e tudo continuava a repetir, os americanos chegando, as conversas, tudo. Ele não quer morrer novamente na batalha de amanhã na praia, então ele foge, em vão, ainda assim ele morre nas mãos dos Mimics, na quarta vez ele decide se matar e acabar com esse ciclo infernal de dor e morte, mesmo assim, ele acorda, vivo, em mais um velho dia. No seu 5° de loop, quando percebe que dependendo das suas ações ele é capaz de mudar o futuro ele decide encarar essa batalha.

Dia após dia morrendo e voltando, Keiji vai ficando mais forte, planejando os movimentos, como em partidas de xadrez, e "ficando tranquilo" em saber que têm um save point e poder treinar no estilo Kirioboeru, um antigo ditado popular samurai que significa "derrube seu inimigo e aprenda" ou seja a única maneira de aprender é durante a batalha, não basta apenas estudar, tem que por em prática! Tudo o que Keiji precisa fazer é matar todos os Mimics que ele encontrar.

Rita Vrataski é uma americana, e a grande promessa contra os alienígenas, já tendo sucesso em várias outras batalhas, o fato é que Rita, já entrou e conseguiu sair de um Loop.

Arte da capa do Livro
A premissa do mangá de do filme são as mesmas, e achei incrível dessa ideia de jogos de vídeo game, de não apenas o personagem ficar mais forte com bônus de experiência (XP) mas o jogador também que tem que mudar de estratégia e pensar em um plano para conseguir transpor aquele obstáculo. Mas as semelhanças param por aí, maior diferença entre as obras está no desenvolvimento dos Minics e nas estratégias de como derrotá-los, gostei de ambas as abordagens. O que mais gostei no filme foi o relacionamento dos dois personagens, o romance entre eles é bem mais emocionante e mais trabalhado. Uma curiosidade foi que o nome Keiji tem a mesma fonética que Cage, que até virou codinome do personagem e que foi mantido no filme.

O mangá é muito mais fiel ao Romance (Light Novel), que tem uma linguagem bem visceral, não há espaço para melodramas na cabeça de um soldado amadurecido pela guerra, gostei muito da leitura, foi um ótimo complemento ao mangá.

Quanto ao traço, o mangá é lindo! Takeshi Obata é o mesmo desenhista de Death Note, as cenas de lutas são muito bem feitas e caprichadas, os olhares do Keiji super expressivos em seu desespero. E apesar da light Novel ser um romance o ilustrador Yoshitoshi Abe fez algumas ilustrações, ele também é muito famoso pelo conceito dos personagens em Serial Experiments Lain, igualmente incrível.




Provavelmente devido ao enorme sucesso de público com o filme, foi anunciada uma continuação ao filme, que deve ser uma sequência explicando o que aconteceu no final do filme, mas mesmo assim também seja uma história independente, não sei porque os americanos odeiam tanto finais abertos. Na minha opinião acho desnecessária uma sequência, mesmo assim claro que irei assistir, só espero que fique boa.

9 comentários:

  1. É vivendo e aprendendo. Eu nunca em toda a minha vida suspeitaria que o filme No Limite do Amanhã com o Tom Cruise foi inspirado nessa história. Gente quem não assistiu faça urgentemente o filme é um espetáculo. Agora sabendo isso começo a pensar se não devo incluir nas minhas leituras mangas.

    ResponderExcluir
  2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Ou eu não li direito ou não entendi mesmo o que tem a ver com o Tom Cruise. É o Tom Actor ou escapou-me alguma coisa?
    Amo mangas, mas... nunca vi nenhum filme inspirado em animes que as premissas fossem as mesmas, como escreves. Quer dizer, eu vi o Death Note e o filme Americano é pior do que o Japonês. Tem o manga, o anime e os filmes. Não sei se tem jogos como esse.
    Porém, quando se faz muito por dinheiro, querer fazer tudo e mais alguma coisa, dá bosta!
    Beijokitaz






    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de mangas mas não sabia mesmo que serviam de inspiração para um filme com o Tom Cruise, acho que vou ter de rever agora com a nova informação para ver se acho algo diferente :)
    Beijinhos

    A Bella e o mundo

    ResponderExcluir
  4. O traço do desenho é incrível mesmo, legal ele ter servido de inspiração para um filme.

    ResponderExcluir
  5. Nem imaginava que isso teria acontecido de verdade mas quando assisti o filme achei todas as senas um pouco familiar como se estivesse tendo a imprenssão de ter visto em um outro filme, o que eu achei que talvez fosse imprenssão mesmo

    ResponderExcluir
  6. Oiii! sabe que nunca li um mangá na vida??? E olha que tenho uma filha adolescente que adora! Hahaha! Mas estou aberta a novas possibilidades!
    Seu post me convidou! Muito bonito, bem redigido e preciso concordar que, ao mesmo pelas fotos aqui, o mangá parece de fato muito bonito!
    Não sabia dessa ligação do mangá com o filme! (parece que muitos não sabiam também!) Muito legal estar num ambiente gostoso e aconchegante como este ! Quero voltar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Que interessante :D eu assisti o filme e nãos havia que esta obra havia sido a inspiração,vou ver se encontro este mangá ;)

    ResponderExcluir