quarta-feira, agosto 26

(HQ) A Vida Oculta de Fernando Pessoa - Entrevista



Vamos falar de quadrinhos?

Para inaugurar essa nova sessão tenho imenso orgulho de apresentar o projeto A vida Oculta de Fernando Pessoa, uma obra do escritor André Morgado e do artista Alexandre Leoni.



Para quem não conhece o escritor Fernando Pessoa, ele escrevia seus textos sob diversos heterônimos, todos esses heterônimos  tinham um estilo e ideais próprios, como se fossem praticamente pessoas de verdade, mas e se realmente fossem? Talvez alguma persona incorporada? Nesse cenário de fantasia e sobrenatural o grande objetivo dessa HQ é fazer com que mais pessoas conheçam as obras desse grande escritor português.

Tive a oportunidade de entrevistar o Alexandre Leoni e o André Morgado que contaram um pouquinho pra gente sobre como foi fazer essa Graphic Novel.

Poyozo: O que os admiradores do Fernando Pessoa podem esperar dessa HQ?
André: Podem esperar uma visão fantasiada sobre a origem dos seus principais heterônimos, com recurso a dados históricos reais que, articulados com a ficção, procuram dar a conhecer um pouco mais sobre Fernando Pessoa. 

Poyozo: Como pesquisa para poder desenhar essa história, chegou a ler livros do autor, qual obra mais gostou?
André: Já sou seu admirador há muitos anos e desde sempre adorei a poesia de Alberto Caeiro. Mas a “Mensagem” e o “Livro do Desassossego” são enormes marcos também.
Leoni: Da minha parte eu me preocupei mais em pesquisar o visual da época, fotografias do Fernando Pessoa e dos lugares onde esteve, para ambientar a história da melhor maneira possível.

Poyozo: Sobre a vida do poeta teve algum fato que te marcou, alguma curiosidade dele que de certa forma influenciou na sua arte?
André: Na escrita do roteiro, as diferentes relações que ele tinha com as emoções, nomeadamente a intelectualização dos sentimentos, influenciou bastante a forma de escrever e a própria solidão que Pessoa sentiu muitas vezes foi importante para a minha forma de pensar na história.
Leoni: Acho que a vida dele como um todo ser misteriosa é algo que influenciou na arte. Tentei representar o Fernando Pessoa como alguém reservado, que não dá muitas pistas sobre seus sentimentos, exceto quando escreve.

Poyozo: Como você avalia a recepção do público, imaginava que teria tantos apoiadores?
André: Da minha parte, e bem ao jeito do fado português, sou um pouco pessimista e nunca pensei que existissem tantas pessoas interessas e a apoiar o projeto. Ainda hoje acho isso bem surreal.
Leoni: Mesmo sabendo que o mercado de quadrinhos no Brasil tem se desenvolvido e como projetos independentes tem chamado atenção, não imaginei que mais de 400 pessoas estariam dispostas a nos apoiar nesse início, ainda mais considerando que estamos fazendo mistério quanto ao conteúdo da HQ.

Poyozo: Nós aqui do blog estamos participando de um desafio literário, e gostaríamos de saber se está lendo algum livro no momento e se nós te desafiássemos a ler um livro qual você escolheria?
André: Neste momento estou a ler A Queda dos Gigantes, de Ken Follet. É o primeiro livro de uma trilogia que retrata a realidade da I Guerra Mundial, acompanhando cinco famílias europeias de diferentes raízes sociais, econômicas e políticas. É interessante para quem procura não deixar cair no esquecimento como se moveu o mundo nesta época.
Leoni: Eu no momento não tenho feito nada a não ser desenhar páginas da nossa HQ, hahaha. Espero que o resultado fique a altura da expectativa dos apoiadores.

Gostaríamos de agradecer muito pela gentileza em responder nossas perguntas. Desejamos muito sucesso e parabéns pelo trabalho que com certeza será incrível!

E para quem não conhece o Alexandre Leoni também tem um canal no Youtube o Bate-Papo Ilustrado onde entrevista vários ilustradores e artistas.



"A morte chega cedo, Pois breve é toda vida O instante é o arremedo De uma coisa perdida. 
O amor foi começado, 
O ideal não acabou, 
E quem tenha alcançado 
Não sabe o que alcançou. 
E tudo isto a morte Risca por não estar certo No caderno da sorte Que Deus deixou aberto. "


"Hoje, ao tomar de vez a decisão de ser Eu, de viver à altura do meu mister, e, por isso, de desprezar a ideia do reclame, e plebeia sociabilizacão de mim, do Interseccionismo, reentrei de vez, de volta da minha viagem de impressões pelos outros, na posse plena do meu Génio e na divina consciência da minha Missão. Hoje só me quero tal qual meu carácter nato quer que eu seja; e meu Génio, com ele nascido, me impõe que eu não deixe de ser.
Atitude por atitude, melhor a mais nobre, a mais alta e a mais calma. Pose por pose, a pose de ser o que sou.
Nada de desafios à plebe, nada de girândolas para o riso ou a raiva dos inferiores. A superioridade não se mascara de palhaço; é de renúncia e de silêncio que se veste.
O último rasto de influência dos outros no meu carácter cessou com isto. Reconheci — ao sentir que podia e ia dominar o desejo intenso e infantil de « lançar o Interseccionismo» — a tranquila posse de mim.
Um raio hoje deslumbrou-me de lucidez. Nasci. "
 -Fernando Pessoa 

Isso aí galera deixem aqui seus cometários.
E quem puder apoiar esse projeto ainda dá tempo!


23 comentários:

  1. Olá, Caroline. Não leio muitos quadrinhos. Raramente leio. Parabéns pela iniciativa de divulgar o projeto. Principalmente por ser de autores brasileiros que são tão poucos reconhecidos aqui no Brasil.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e ainda mais sendo um quadrinho sobre um grande escritor como Fernando Pessoa. Temos que divulgar sempre essas boas iniciativas!

      Excluir
  2. Que original!
    Eu adoro HQs e fiquei fascinada com a proposta dessa Graphic Novel.
    Que bom que a recepção está sendo boa, mais que merecido.
    Fiquei super curiosa. Com certeza, será incrível.
    Beijos!!

    Priscila Gatti.
    http://www.lostgirlygirl.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, obrigada por comentar, também adoro HQ e é muito bom saber que as pessoas apoiam esse tipo de iniciativa, esse projeto está muito bonito, tomara que saia por alguma editora futuramente!

      Excluir
  3. Olá!
    Eu adorei conhecer esse HQ. Não sei muito sobre o escritor Fernando Pessoa, mas com o HQ vai ficar bem legal de ler.
    Adorei a sua entrevista.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen! Uma pena que esses financiamentos esses projetos em financiamento coletivo fica apenas para quem comprar durante pouco tempo. As editoras podiam apoiar mais esse projetos e lançar sob seus Títulos, assim mais pessoas poderiam ler!

      Excluir
  4. Olá!

    Parabéns pela entrevista! Adoro HQs, essa eu leria com certeza, já aguardo o lançamento!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila!
      Parece que será uma ótima história, estou aguardando ansiosa também!

      Excluir
  5. Oba! Estou na onda dos quadrinhos agora, mangá e tudo que tem direito, admiro o autor e vou ter que conferir para saber mais, parece ser incrível.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aew Riquelme, adoro mangás tbm! Achei a ideia dessa HQ bem ousada, está prometendo ser bem interessante! O financiamento vai até sábado agora, não sei como será vendido depois, espero que saia nas livrarias tbm, temos que ter mais quadrinhos nacionais ao alcance de todos.

      Excluir
  6. Oi Caroline, eu não conhecia essa HQ ainda, mas fiquei super curiosa, apesar de eu não ser muito chegada em quadrinhos fiquei com bastante vontade de ler esse :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto bastante de quadrinhos no estilo Graphic Novel, que são histórias curtas e costumam não ter super heróis, em breve farei mais resenhas de HQs talvez se interesse por esse estilo tbm, mas é claro nada se compara a um livro =)

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Só tenho uma coisa para dizer: ADOREI! rs
    Adorei o projeto e a entrevista. Amo Fernando Pessoa.

    Beijos,

    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Que interessante, eu nunca tinha visto um HQ diferente assim. A entrevista foi bem legal, gostei das respostas e saber um pouco mais sobre esse projeto. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  9. Oi Caroline!
    Gostei de saber sobre essa HQ, parece ser muito bacana. Parabéns pela entrevista.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olha gostei bastante da sua postagem, mas nunca fui muito chegada em HQ sabe?
    Mas mesmo assim foi bom saber um pouco pela sua entrevista.
    Meus parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-memoria-falsa.html

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu achei genial essa ideia geeente *-*
    Gostei muito da entrevista e só pela foto achei que foi um trabalho super bem feito.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei!!! Genial.
    Que proposta bacana e encantadora. Adorei o projeto, que eu não conhecia e por isso agradeço ter sido apresentada à ele.
    Adorei a entrevista e ela me fez querer pesquisar mais sobre o assunto.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  13. Adorei essa ideia de criar uma HQ para que as pessoas conheçam mais o autor, até eu que sou meio encucada com literatura clássica acho que leria a HQ pra saber mais sobre ele

    ResponderExcluir
  14. Oi Caroline!
    Não costumo ler HQs, acho que não tenho muita paciência. Mas sabe que adorei a ideia de uma que fale do Fernando Pessoa? Ele é um dos melhores autores e poetas que já li e é mesmo muito curiosa a relação que ele tem com seus heterônimos, li uma vez que ele inclusive trocava correspondências com eles :o
    Com essa pegada de sobrenatural e ainda com meu autor preferido, fiquei bem tentada a ler.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Muito interessante o post e apesar de não ler HQs, adorei a ideia! Não conheço muito as obras do escritor pra falar a verdade, mas espero conhecer. Está muito bem feito esse trabalho!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Nunca li nenhuma Graphic Novel, mas acho muito interessante o formato. Esse projeto ainda é mais especial porque apresenta o Fernando Pessoa para quem não o conhece, como é o meu caso.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir