segunda-feira, agosto 24

(Resenha) #4 Os 13 Porquês

Os 13 Porquês
Jay Asher
Drama, Juvenil
Editora Ática
"Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play ►"
Estava com muita vontade de ler esse livro, com tanta gente falando maravilhas dele, e finalmente o li, e o que achei?

Não gostei! U_U



Calma eu explico, e já digo que pode ser meio polêmico, vamos lá:

O livro conta a história de dois personagens, tudo junto e misturado, são eles Hannah Baker e Clay Jensen. Hannah se matou, mas antes ela mandou fitas K7 com os 13 motivos para que ela tomasse essa decisão e essas fitas devem ser passadas para todas as pessoas que a motivaram a isso.

Clay recebe as fitas, mas por que? Ele é o cara mais legal de todo o colégio. Agora Clay precisa ouvir a narrativa até o final para saber o que ele fez e passar as fitas a diante se não algo horrível vai acontecer (as fitas vazariam para a posteridade).

Achei bem legal a forma como foi escrito com o Clay dando Play, Pause, Stop na história de Hannah para que o autor contasse a história de Clay no tempo presente. A forma dele escrever, o suspense, te prende até o final do livro querendo saber afinal qual foi a ultima gota de Hannah.

Mas porque eu não gostei? Na realidade, talvez se eu fosse mais novinha até teria gostado, mas na minha idade a história toda sou muito superficial, o que me prendeu ao livro foi as emoções do Clay, já a Hannah tem horas que dá vontade de dar uns tapas para ver se ela acorda para vida, a maioria dos seus motivos são bobos demais, sendo que em alguns ela mesma se coloca nas situações. Ah gente, fala sério quem achava que nunca tinha sofrido bulling na escola deve ter mudado de idéia depois de ler os motivos de Hannah.

O fato é que ela não queria ser ajudada, ela afastava as pessoas e quando tomou sua decisão só precisou arranjar culpados para justificar seu ato de covardia.

O autor quis passar a mensagem de " Pensar que nossas atitudes podem magoar as outras pessoas" é uma boa mensagem e começar com coisas pequenas até dá uma certa coerência ao livro, mas continuar com os motivos bobos quase no final do livro não dá.

É podia ter sido um livro ótimo, mas não foi.

Eu indico para quem gosta de romances adolescente ou que estejam curiosos.

Dou 2 estrelinhas para o livro.

16 comentários:

  1. Você pensou quase a mesma coisa que eu! Super achei a Hannah superficial e boba. Finalmente alguém me entende! haha :*
    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava até com um pouco de medo de ser dura com ela, com tanta gente falando tao bem do livro e da personagem, pelo menos uma pessoa concorda comigo já alivia um pouco ^^

      Excluir
  2. Olá!
    A história desse livro parece ser bem legal e prender o leitor do começo ao fim.
    Fiquei curiosa pra saber porque Hannah e que contem nas fitas.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa é realmente muito boa, dá uma curiosidade tremenda, e como disse achei a escrita do autor bem criativa e ele sabe dar aquele gostinho de suspense te fazendo querer saber o que vai acontecer em seguida. Só não gostei do enredo, infelizmemte U_U

      Excluir
  3. Oi Dani.
    Tudo bem?
    Eu ainda não li Os 13 Porquês, mas está na minha lista. =)
    Todos tem direito a uma opinião e eu acho que sua justificativa foi plausível.
    Entendi seus motivos para não ter gostado do livro e agora irei lê-lo mais preparada para a superficialidade da Hannah. kkk'
    Gostei da sua resenha. Sucinta e esclarecedora.
    Beijos!!

    Priscila Gatti.
    http://www.lostgirlygirl.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes você não ache ela superficial, como disse cada um concebe suas próprias opiniões, por isso não gosto de falar que não indico um livro/filme acho que todos tem o direito de tirar suas próprias conclusões, mas eu quero ser sincera com as pessoas que me leem e não vou falar que gostei de algo que não gostei.
      Obrigado pelo elogio a resenha ^^

      Excluir
  4. Oi Dani,
    Ja vi resenhas positivas e negativas desse livro, mas tão sincera quanto a sua é a primeira kkkkkkk e por incrível que pareça sua sinceridade me deixou mais curiosa ainda!!!
    Sou apaixonada por romances adolscentes, vou tentar encaixar ele na fila!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Olha tenho que confessar que tenho receio até hoje de ler esse livro sabia?
    Eu tenho medo de ficar impressionada demais com ele, mas dizem que é MARAVILHOSA a escrita do autor e que ele realmente passa uma mensagem muito bacana através desse livro.
    Já tem um tempo, mas quando fui na livraria nobel onde eu trabalhei eu vi uma das meninas separando esse livro para alunos do COLEGIAL ler. Eu achei interessante, ainda mais se tratando de um livro que aborda o suicidio e as escolas pedindo pra ler sabe? Entao fiquei curiosa e com receio ao mesmo tempo e não sei o que faço hahahahaa

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-mago-de-camelot.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu gostei do livro... rsrs. O que me fez gostar na verdade foi a mensagem que o autor conseguiu passar, esse livro fez com que eu pensasse duas vezes antes de fazer algo com alguém, mas eu era mais novinha quando li, então talvez se eu fosse relê-lo agora também pensasse como você, não me recordo direito de tudo que aconteceu no livro para poder julgar novamente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro está na minha lista dos desejados. Próximo a mim tenho duas amigas que já leram, uma amou e a outra achou que poderia ser melhor. E elas falando as opiniões tão divergentes só me fazem ter mais vontade de ler rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Já li esse livro e gosto muito dele ^^ Muitas pessoas acham a Hannah boba e tal, mas essa é a personalidade do personagem. Eu achei que a escrita é ótima e que a história é demais e estou louca para o lançamento do filme <3

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  9. Oii...
    tenho uma enorme vontade de ler esse livro, sempre vejo resenha positivas e comentários ótimos sobre a história, primeira vez que leio uma resenha negativa sobre e fiquei ainda mais curiosa pela leitura. Tenho que ler e tirar minhas próprias conclusões rs'

    Beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li esse livro, mas só pela sinopse já não gosto, porque ele trata o bullying de forma errada, como você disse a guria não quer ser ajudada e tals, e a autora deveria ter criado uma história que no fim ela percebesse que precisa de ajuda, e não ter tomado uma atitude tão sem noção como essa.

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani, tudo bom?
    Mesmo com sua resenha, não me senti abalada, e vou em frente com a leitura jdsfçlakjsdla.
    Às vezes fico bem apavorada com a forma como certos autores vitimizam demais seus personagens, e isso acaba acarretando coisas na vida pessoal de certos leitores ZzzZz.
    Espero ter uma visão um pouco diferente do livro e não achar os motivos tão bobos assim. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Ainda não li o livro e estou mega curiosa para fazê-lo. Mesmo com sua resenha, ainda tenho muita vontade de ler. Até porque a maior parte das críticas são positivas, pena que não curtiu a história.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  13. Ahahahaha, adorei. Já vi algumas resenhas sobre o livro. A maioria positiva, mas devo dizer, adorei tudo que li aqui. Ainda não li o livro e não me interessei muito por ele, agora minha curiosidade só diminuiu....rsrs

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir