segunda-feira, maio 23

(Resenha) #17 A Batalha do Apocalipse

A Batalha do Apocalipse
Eduardo Spohr
Fantasia
Editora Verus

Para o desafio Último livro de suas Listas de Leitura, escolhi esse livro que todos os garotos que conheço adoraram, eles gostavam tanto que ficavam conversando e tecendo teorias de maneira bem entusiástica. Já temos esse livro faz alguns anos, porque não li até agora? Preguiça!! Será que me arrependi de não ter lido até agora? Vamos ver.
  “A certeza não existe, nem a perfeita verdade. Mas sempre nos resta a fé, que nos faz confiar no impossível. E o impossível, com frequência, se torna concreto.”

O livro conta a história do Anjo Renegado, General Caído e outros milhares de nomes que Spohr decidiu chamar Ablon, o herói dessa trama, de forma não linear, vemos nosso herói liderar uma rebelião contra o Príncipe dos arcanjos, entre outros vários nomes, Miguel, que, devido a traição do Arcanjo Sombrio (que pode ser chamado de outros mil nomes ¬¬) Lúcifer, teve a rebelião desbaratada, sendo jogado na Terra (que tem outro nome para eles).

Nessa Terra Ablon conhece Shamira (uma feiticeira) ainda na época de Babel, onde tiveram participação crucial na queda da famosa Torre, e assim esses dois vão se encontrando e reencontrando ao longa da História até chegar aos dias de hoje às portas da Batalha do Apocalipse.

“Não é mais importante quem fomos, e sim o que somos e o que seremos. Todos temos os nossos pecados. Alguns já pagaram por eles, outros não, mas o que importa? Cedo ou tarde, todos terão de enfrentar a sentença. E não nos cabe julga-los. A nós, cabe apenas fazer o que achamos certo. Assim garantiremos nossa redenção.”

Bem gente, o livro não funcionou para mim, o que é muito triste já que fala de tantas coisas legais, quando já estava quase no final meu irmão perguntou se eu estava gostando do livro ao que respondi que não, ele respondeu assim " Ahhh... ele é Shonen demais! É, talvez seja isso mesmo, assim como os mangás para garotos, o livro de Spohr possui personagens caricatos e clichês demais, sentimentos rasos, diálogos terrivelmente mal elaborados (tirando Lúcifer, os outros personagens só falam para explicar pormenores do mundo) e lutas grandiosas e destruidoras como em Dragon Ball. Eu gosto de ler shonen para distrair de vez em quando, mas ler um livro assim, sem os quadrinhos foi extremamente cansativo.

Outro problema, na minha opinião, deriva do nome do livro, quando vejo A Batalha do Apocalipse eu penso em Urgência, "Oh God, é o FIM DO MUNDO" e não sinto isso em lugar nenhum do livro, realmente o mundo está acabando, mas nosso heróis não parecem muito nervosos com isso, e nosso autor também não, já que ele prefere mostrar as peripécias de Ablon pelo passado em flashbacks imensos que não serve para nada, a não ser para mostrar o quanto nosso herói é "Fodão", aliás aqui temos mais uma coisa tirada dos shonen: (spoiler) Ablon apanha miseravelmente de dois Arcanjos "invencíveis" para aprender a vence-los no futuro. Acho que se o livro se chamasse A Batalha de Ablon, talvez minha disposição para com o livro seria diferente.

Mas não tem nada que eu tenha gostado? Claro que tem, gosto de quase tudo que o Spohr gosta, RPG, mangas, história, China, batalhas épicas, só acho que na hora de juntar todos esses elementos em um livro só, ele acabou falhando.

“A força dos sábios está, justamente, na capacidade de se aproveitar do imprevisível, de enganar o oponente e ataca-lo no ponto mais fraco, de fingir debilidade e depois investir feito leão”

É claro que irei indicar o livro, afinal não funcionou para mim, mas como disse lá no começo, todos os meus amigos que leram, amaram o livro, então indico para quem gosta de fantasia com toques contemporâneos, com muita ação.


18 comentários:

  1. Realmente vai de gosto, assim como perfume, comida...
    Eu amei esse livro, quero todos desse autor...
    Uma ótima semana repleta de muitas leituras...
    https://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aí sabe aquele livro que você tenta ler mas não flui? Foi o que aconteceu comigo neste livro. Não rolou nem pra mim nem pra outra amiga. Mas que bom que para você sim. Parabéns pela resenha. Pois você ao contrário de mim conseguiu terminar. Rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oii Daniele, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, uma amiga tentou ler e odiou, achou horrível. Mas, não vou desistir e irei ler porque sempre vi comentários positivos e diante dessa sua resenha só despertou meu interesse.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bem que diz que a qualidade de um livro, vai muito do gosto de cada um.
    Eu adoro toda a proposta do Sphor. Apesar de nao ter lido nenhum dos livros e ter todos na estante (to fugindo de calhamaços um pouco, pois tenho mta leitura atrasada para por em dia... rsrs). Minha mae leu e adorou, devorou todos os livros rapidamente e me torra a paciencia para ler logo, hoje quem esta lendo eh o irmao mais velho dela, e meu tio tambem ta adorando... rsrs
    Realmente vai mt de gosto.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Que pena que o livro não funcionou para você, também não sei se eu iria curtir.
    Já li várias resenhas e percebi mesmo que muitos gostaram, mas eu ainda não senti esse interesse em ler.
    Sua resenha ficou perfeita. Pena que o livro não agradou.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cara! Eu li esse livro, fantástico! Spohr manda super bem. Recomendo você ler os outros livros do autor. Super curti e você vai adorar.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Nossa eu vejo tantos comentários positivos a respeito dessa obra que ainda estou me perguntando o que estou fazendo que ainda não li. Gostei muito da premissa, adoro esse tivo de aventura e fantasia, então estou com expectativas altas. Espero poder ler em breve essa obra.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniele...
    Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas eu tenho muitas dúvidas agora diante a sua resenha se ele de fato seja para mim ou não.
    Assim como você curto todas essas coisas como citou, principalmente o RPG. Entretanto, diálogos fracos e sentimentos rasos... estraga muita historia para mim.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Nossa, que pena que não gostou do livro. Eu ainda não conferi nenhum dos livros do autor, então não sei o que esperar das histórias dele. Confesso que eu esperava mais do livro, vamos ver o que vou achar quando fizer a leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Nossa tenho mt curiosidade de ler esse livro, mas confesso que sua resenha me desanimou um pouco. Como já tenho o livro, vou tentar ler e depois te falo o que achei!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Minha única curiosidade é: o que é shonen? Como eu não acompanho RPG e afins, então ficaria muito perdida nessa história. Que pena que não fluiu para você, mas pode ser que outros gostem... Mas não é uma leitura que pretendo fazer.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Parabéns pela resenha e pela sinceridade!!!
    Adoro resenhas claras e honestas assim!!!
    Sabe que eu não consegui ler esse livro? comprei assim que lançou a anos atrás e nunca consegui passar do primeiro capítulo, os diálogos não me convenceram!!!!

    mas já vi muita gente falar bem....então....questão de gosto né....

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Honestidade. Gostei.
    Pra começar, a maioria das pessoas que eu conheço falam bem do livro, mas não é algo que agrade minha zona de conforto. Eu tive oportunidade de obter o livro, mas não o fiz. Não senti essa vontade. Então realmente vai de pessoa para pessoa.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie
    acho que é a primeira resenha que leio que não elogia tanto o livro ahah bom saber que não estou perdendo muita coisa pois não tenho vontade de ler por fugir totalmente do meu gênero

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, sua resenha apesar de bem feita me assustou um pouco...essa é a primeira crítica negativa que leio sobre esse livro e estou chocada...kkkk
    Bom, como diz minha mãe, 'O que seria do rosa se todos gostasse do azul', por isso admiro a sua sinceridade, afinal, você não é obrigada a gostar de nada!
    Mesmo assim eu ainda quero conferir a obra, pois assim como você tenho diversos amigos que leram e me indicam a leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Já li esse livro e adorei, mas concordo com você os flashbacks são enormes, e o final não me agradou muito, mas pretendo ler os outros livros do autor. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    Eu amo livros de fantasia, mas desde que li a sinopse e algumas resenhas desse livro decidi que não é exatamente o que procuro em um livro de fantasia, embora acredite que a trama seja interessante.
    O importante é que você deu uma chance, conheço leitores que amam esse livro e é sempre assim nem tudo funciona com todos os leitores.
    Eu continuo me mantendo afastada dele, acredito que não iria me agradar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Ola Dani uma pena que o livro não funcionou para você, muitas vezes pode ser o momento que não seja o ideal para ler. Já li muitos elogios a essa série, eu ainda não li mas pretendo pois adoro o tema do livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir