segunda-feira, março 20

(Resenha) #31 Tom Sawyer


Título: Tom Sawyer
Roteiro e arte: Shin Takahashi
Gênero: Aventura

Desafio #31 Grafhic Novel

Oiiii pessoal!

A resenha de hoje é sobre a HQ Tom Sawyer, inspirada na obra As Aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain, escrita e ilustrada por Shin Takashi.

A história começa com a jovem Haru retornando para a cidadezinha onde nasceu, para ir ao funeral de sua mãe, ela morava em Tokyo, onde trabalhava e estudava. Na cidade ela é julgada por ter abandonado a mãe e todas essas fofocas de interior, e isso a faz lembrar porque odiava aquele lugar. Ela também conhece um grupo de moleques liderados por Taro, um menino travesso que acaba envolvendo Haru nas suas aventuras, Eles acabam presenciando um assassinato, e eles juram que não vão contar sobre isso para ninguém e que vão investigar o caso.

Apesar de ser um história bem infantil cheia de aventuras e diversão propicias de dias de verão, o adulto que ler vai conseguir sentir uma nostalgia dos tempos bons da infância, também é muito comum a gente ver aquelas lições de moral, que incentivam as crianças a lutarem pelos seus sonhos, nesse caso também pode vim junto com a melancolia dos personagens, no caso da Haru que está se tornando uma adulta e ainda não sabe o quer fazer da vida, e do Taro que não quer ser injustiçado e amado pela sua Tia.


Uma das coisas que eu mais gosto nessas histórias são os elementos místicos, como um velha estranha que as crianças chamam de bruxa (a mãe da Haru), que as crianças tem medo mas respeitam, misturadas com aventuras a la Indianas Jones, com tesouros, códigos secretos e mortes estranhas.

Essa História em quadrinho é no estilo mangá com um traço mais voltado mais para o público feminino é bem rápido para ler, tem bastante páginas que tem poucos diálogos, a história fica por conta da arte que ajuda bastante a mergulhar na trama.

Não posso dizer muito sobre comparações entre as obras, porque não li o livro do Mark, mas pelas resenhas, Taro é muito parecido com Tom, endiabrado, mentiroso e dramalhão. Quem já leu deixe suas opiniões!

Só não dei mais estrelas, porque achei o quadrinho um pouco apressado, tem tanta história acontecendo e pouco foco em se concentrar em uma. Mesmo assim e indico para que gosta de aventuras fantásticas, pra quem já leu o livro e para quem gosta de mangá!

18 comentários:

  1. Olá,

    Eu nunca fiz a leitura de nenhuma HQ e acho que já está na hora de fazer. Eu fiquei interessado pelo livro, mas quando você disse que achou a história um pouco apressada acabei desanimando, pois gosto de história bem explicada e quando tem pressa falta um pouco de explicação, mas adorei sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Daniele, tudo bem?
    Eu não conhecia esse HQ menina, eu fiquei meio assim se leria por causa da opinião da história ser apressada, se é HQ eu gosto de tudo bem detalhadinho, quem sabe futuramente eu dê uma oportunidade, não irei descartar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. É um único mangá ou tem sequência? Normalmente os volumes únicos de alguns mangás é super apressado mesmo, por mais que eu prefira assim, às vezes a história fica mais redondinha quando tem mais né? Bem, quanto a trama não conhecia nem o livro nem o quadrinho, que vou procurar para ler em breve.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Como não leio mangá, vou passar a dica, mas gostei muito da sua resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não conhecia esse mangá, confesso que não leio esse gênero, mas gostei muito de conferir suas impressões e fiquei bem interessada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Oi!Faz tempo que não leio HQ's e tenho muitas saudades haha. Já tinha ouvido falar de Tom Sawyer, mas não sabia que tinha a versão em quadrinhos. Adorei a resenha e fiquei bem curiosa em conhecer essa história, sem deixar de mencionar a capa que é linda, dica anotada. Bjss!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desconhecia o HQ e fiquei bem intrigada pelo fato de apresentar bastante ação e também elementos que me agradam bastante, principalmente essa busca por tesouros a la Indiana Jones rsrs
    Adorei saber suas impressões e adicionei na lista de desejados!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?
    Nunca li nenhum quadrinho e sempre tive muita curiosidade de ler. Você despertou meu interesse quando disse que essa história era mais voltada para o público feminino e mesmo o quadrinho estando um pouco apressado, acho que daria uma chance só para dizer que nunca li nada em HQ

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Oie! Adoro estas adaptações que trazem um novo olhar e instigam a gente a procurar a história original. Já vi desenho animado da história original. Obrigada por indicar! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Hey!

    Que capa fofa! Eu adoro mangás, animes, HQ's, e tudo, adorei a dica, vou ir atrás depois.

    Bjos <3

    ResponderExcluir
  11. Hello, tudo bem?
    Adoro uma Graphic Novel e ainda nao tinha ouvido falar de Tom Sawyer.
    Gostei dos traços e da premissa, apesar de ter sido corrido, gostei do que foi apresentado na resenha.
    Adorei a dica de leitura, vou procurar saber mais.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oie tudo bem?!?! Adoro passar por aqui, porque sempre vejo coisas que não conheço. Adoro HQs e essa é bem diferente das que estou acostumada.
    Já anotei a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Adorei a ilustração, primeiramente. Apesar de adorar hqs, nunca tinha ouvido falar nessa. Tom é um clássico que ainda não li, mas pretendo fazê-lo logo. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não sou de ler mangá, mas achei interessante esse, tenho uma amiga que é apaixonada pela leitura, irei indicar a ela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!!

    Eu não conhecia o HQ mas vc já sabe o pq, né? Não sou muito leitura de HQ maaaaas eu acho ótimo.
    Achei bacana o enredo da obra mas que pena que foi muito rápido.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Caroline sua linda, tudo bem?
    São as histórias voltadas para o público infantil que possuem lições valiosas, e mensagens lindas. Além disso adoro uma boa aventura, nossa se tem caça ao tesouro e lembra do Indianas Jones, tenho certeza de que irei gostar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Não conhecia muito o quadrinho e nem sabia que ele baseado em outra obra. Que bom que tem gosto de nostalgia da infância. Gostei bastante dos traços mostrados e adicionei nos meus desejados. Ótima resenha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. As aventuras de Tom Sayer foi um dos primeiros livros que li em menina. Não sabia que havia virado HQ, deve ser bem legal ilustrada pois me lembro que tinha bastante aventura! Apesar de não ser fã de HQ deu vontade de ler só pra relembrar o livro!

    Bjos

    ResponderExcluir