Autor: Maria José Dupré
Gênero: Drama
Desafio #40 livro que se passa em sua cidade natal
Olá pessoal!
Eita desafio saudosista, rsrs, apesar de não ter lido esse livro da célebre Coleção Vagalume durante a escola, eu assisti a novela que passou no SBT em 1994, baseada na obra, e lembrava que era bem triste.
Dona Lola depois de tanto tempo, vai visitar, sozinha, a casa na Avenida Angélica, que morou durante tantos anos com seu marido Júlio e com seus quatro filhos, Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel.
Ela começa a se lembrar de tudo que passou ali, desde que seus filhos eram pequenos e como eles foram se tornando adultos, sua relação com o marido e com suas irmãs de Itapetininga .
Júlio era assim: algumas vezes quando o caso não requeria grandes penas, perdia a cabeça e repreendia duramente; outras vezes quando devia passar um bom sermão ou dar um castigo aos meninos, dizia duas ou três palavras e encerrava o incidente. Outras vezes ainda, por causa de um lápis quebrado, falava uma hora inteira.Eramos Seis é um livro que fala sobre pessoas reais, uma mãe tentando de tudo para educar seus filhos mas também ser amiga deles, um pai mesmo que severo com um grande coração, e filhos que mesmo sendo todos criados juntos cada um pode ser muito diferente um do outro, uns dando muito orgulho e outros dando muito trabalho, uma história simples e verdadeira, por isso talvez seja tão triste.
E para ajudar temos um plano de fundo é cheio de conflitos, já a trama se passa no período entreguerra junto com a Revolta Paulista de 24 e a Revolução de 32, os dois filhos mais velhos acabam participando desses conflitos, Carlos se alista para a Revolução e Alfredo se junta a grupos comunistas e socialistas.
Foi anunciado que será rodado um filme, sem dúvida essa obra tem muita cara de cinema, mas enquanto isso que tal assistir a abertura da novela de 94?
No dia seguinte, recebi de Itapetininga, como mamãe fazia todos os anos, latas de doces e bolos,enviados por Clotilde; mas desta vez vieram quatro latas de goiabada em calda, quatro pacotes defigos cristalizados, quatro tijolos de pessegada. Já não éramos seis, como um ano antes.
É um livro para se pensar na família, nas nossas escolhas e como o tempo passa e nos prega peças.
E para terminar, a ilustração do livro para o Ilustrando Livro, que fiz usando canetas marcadores =)
Nossa parece ser um livro bonito, tenho vontade de ler. Sua ilustração ficou simplesmente maravilhosa
ResponderExcluirO drama no livro ainda é atual. Super indico!
ExcluirBjss
Gostei muito da resenha! O livro parece ser realmente muito bom! E o que dizer dessa arte incrível que você fez do livro? Com certeza deixou a resenha ainda mais sensacional <3
ResponderExcluirVlw Ana <3 Bjss
ExcluirE é mesmo, uma lição de vida <3
ResponderExcluirbjss
Nossa, como eu chorei lendo Éramos Seis! Estava na sexta série e jurei nunca mais pegar neste livro. O estranho é q livro bom marca! Q saudade tenho da dona Lola e sua família.
ResponderExcluirSe virar filme assistirei com certeza!! Acompanhei a novela e me apaixonei pela família da dona Lola! Foi uma história que me marcou bastante!! Tanto que li o livro também! Parabéns por essa bela ilustração da família!!
ResponderExcluirBjs!
Parece ser aqueles livros tristes, sempre acho nostalgia uma pegada bem deprê kkk Fiquei com vontade de ler e estou dizendo sério, não é de boca para fora não e parabéns! Tu desenha muito bem <3
ResponderExcluirwww.dobbyapresenta.blogspopt.com.br
Oi Carol, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem tão pouco sabia que tinha virado uma novela. Fiquei bem interessada em tudo que você narrou, pois parece ser muito interessante ter o foco na família e em seus conflitos. Adorei, irei procurar para ler!
Beijos!
Esse livro parece ser interessante, adorei, vou procurar para ler.
ResponderExcluirBjs
Oiee!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas gostei dele e do desafio que você está participando!
Fico no aguardo por esse filme.
Beijos
Foi a primeira novela que eu assisti do inicio ao fim no SBT
ResponderExcluirTeledramaturgia Maravilhosa!!!