segunda-feira, agosto 13

(Resenha) #52/1 Prince of Thorns

Título: Prince of Thorns
Série: Trilogia dos Espinhos
Autor: Mark Lawrence
Gênero: Dark Fantasy / Fantasia
Editora: DarkSide
Desafio #52 Trilogia 


No desafio de ler uma trilogia resolvi mergulhar novamente na fantasia, um dos meus gêneros favoritos que andava lendo muito pouco e esse ano decidi ler mais, então peguei essa dark fantasy com personagem bem controverso, algo que parece estar na moda ultimamente.



No livro conhecemos Jorg Ancrat, um rapaz que viu sua mãe e irmão sendo mortos enquanto ele agonizava preso e um espinheiro, mas Jorg conseguiu ter seu corpo salvo, mas sua alma foi completamente destruída só sobrando a vingança, a ambição e os métodos violentos para chegar até onde ele almeja. O garoto, após a comprovação que seu pai não faria nada para vingar a mulher e o filho, foge com um grupo de bandidos de beira de estrada e passa a aterrorizar os reinos vizinhos até o dia que decide voltar para casa, e lá ele descobre que suas ações podem não ser bem suas, e que os jogos de poder tem tentáculos que se estende de uma forma que Jorg nem pode imaginar.

O livro me deixou com sentimentos bem conflitantes, gostei demais da escrita do autor, mas as vezes parece que ele colocava certas passagens só para chocar, não me pareceram ter uma função além de mostrar que Jorg é mal, e gente ruim faz isso, então acabei ficando com uma impressão ruim do narrador, que é o próprio Jorg, mas quando ele fala dos seus companheiros, ficava com aquela vontade de saber mais sobre eles, principalmente o Irmão Sim e Makin. Outra coisa que me deixou dividida é que o autor cria um clima muito bom para certo conflito, por exemplo o encontro com os necromantes, mas as resoluções são sempre muito simples, retiradas da sorte ou de coisas, que talvez eu deveria ter pego, mas não peguei na trama.

Acabo dando um desconto porque esse é o primeiro livro do autor, e como eu também me arrisco a escrever de vez em nunca, eu sei que a escrita amadurece e certos vícios vão desaparecendo, mas com um bom corte das gordurinhas o livro ficaria muito bom.

O que eu mais gostei foi da construção do mundo, que seria um mundo, (nosso mundo?) pós-apocalíptico,  passado mil anos após uma guerra nuclear, e diversas relíquias desse mundo tecnológico ainda está enterrada esperando ser encontrada, o livro vai dando diversas pistas e de forma homeopática, mas para quem gosta de ambientações prestar atenção nesses detalhes é muito interessante. Também gostei da 'magia' desse mundo, os manipuladores de sonhos, os Lecrotas, estou doida para saber como funciona, mas acho que não terei todas as respostas, e isso é bom, porque posso imaginar e teorizar como eu bem quiser.

O que eu não gostei foi do Jorg, ele é tipo aquele cara fodão, que chega e faz algo foda, e a gente não precisa conhece-lo. (alias cheguei a conclusão que o cara fodão é igual as gostosas de filmes colegiais, muito bonito por fora, mas raso feito um piris por dentro) Talvez se o Makin narrasse essa história o negócio ficaria nos trinques.

Bom gente, já li o segundo e posso dizer que evolui muito a história, e indico esse livro para os amantes de fantasia que querem ver algo diferente do herói padrão e cheio de virtudes das fantasias mais convencionais.

8 comentários:

  1. A temáica do livro parece ser interessante e o tema bem abordadoapesar das limitações que citou. Infelizmente não tenho conseguido ler tanto quanto gostaria ultimamente.

    www.bembela.com

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com o volume único dessa trilogia e ainda não li, preciso arranjar um tempo e encaixá-lo pois a curiosidade é imensa para saber mais da trama. E também quero muito os livros separados.

    ResponderExcluir
  3. O início da trama é bem forte e chocante, talvez até justifique um pouco a sede de vingança do protagonista, mas só lendo pra saber. Com certeza essa trilogia vai chamar a atenção dos fãs do gênero fantasia.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pela dica dessa trilogia. Você trouxe sua verdadeira percepção sobre o texto lido e isso é importante. Não sou muito ligado em livros desta temática, mas se eu ler, talvez até goste!

    ResponderExcluir
  5. Fantasia não é dos meus gêneros favoritos, mas essa trilogia parece interessante! Parabéns pela resenha e pela escrita!

    ResponderExcluir
  6. Fantasia é e sempre será um dos gêneros que mais gosto.Confesso que gosto de histórias que envolvem vingança de um injustiçado e por isso,me chamou mais atenção ainda.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parece ser uma história que prende o leitor até a última página. Essa começo chocante e o desejo vingança que cresce junto com o personagem, deve deixar a trama bem envolvente.
    E ainda tem esse mundo pós-apocalíptico que sempre me deixa fascinada! Parece ser um livro que eu devoraria.

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Fantasia foi o primeiro gênero pelo qual me apaixonei! Mas, faz tanto tempo que eu não leio algo dentro desse universo! Realmente, esse personagem parece ser bem controverso e é tão ruim quando a gente pega raiva logo do personagem principal, né? Ainda bem que o segundo livro compensou, porque o universo que o autor criou parece ser bem interessante! Bjss

    ResponderExcluir