terça-feira, maio 7

(Bujo) Collection - Parte 2

Oioi pessoal

Prontos para mais um post da nossa coluna de Bujo, para quem não conhece a técnica, ou já conhece mas não faz a menor ideia de como começar, é só clicar aqui que você vai encontrar uma lista de como começar no método.

A partir de hoje vamos entrar nos assessórios, aquilo que não é parte do método criado por Ryder Carroll, e sim acrescentado pela comunidade, muitas vezes vindo de outros métodos, mas também criado por nós mesmas.
Já explicamos as Colections no post anterior, hoje vou falar um pouco do que muita gente fala sobre não começar um Bujo:

Não tenho Criatividade.

Como já mostrei anteriormente, criatividade não tem nada a ver com Bujo, não precisa disso para fazer uma lista de tarefas, o Bujo só surgiu da necessidade de seu criador de ter todas essas listas em um lugar só, ao invés de esparramados de post-it, cadernos e aplicativos, mas não posso negar que a graça (e porque não) a terapia de fazer um bujo está em fazer coleções e decorar o dito cujo.

E é isso que vamos começar agora com essa segunda parte do post de Coleções.

Onde Angariar ideias

Eu acho que o melhor lugar para encontrar ideias é em sua própria cabeça XD. Sério pessoal, cada um sabe o que precisa mais, mas no começo, vamos sim ficar perdidos e querer experimentar várias coisas, foi assim comigo e será assim com muita gente, e muita gente vai se sentir frustrado e abandonar, então uma dica que posso dar é, mais uma vez, comece pelo básico, e depois passamos para os acessórios, assim temos mais nosso auto-conhecimento sobre nossas necessidades.

Mas onde posso encontrar ideias para meu Bujo!

Melhor lugar é o Pinterest, ele tem uma busca melhor, é só colocar lá Bullet Journal ou Bujo, seguido do que quer procurar tipo: Finance e vai surgir várias imagens para te inspirar.

Tá, mas como eu faço esse exercício de auto-conhecimento blábláblá que você fala aí?

Já ouviram falar de Brainstorm? A grosso modo é jogar em uma folha tudo que está em sua cabeça sobre um projeto que você tem, existe também o Brain Dump onde você despeja tudo do seu cérebro para fins de arquivamento, então tire tudo da sua cabeça para um texto.

Agora é só dar uma olhada nessas informações, o que repete mais? "Roupas?", "Viagem para Praia?", "Pendências do Blog?". Pronto já sabe o que merece uma página só para essas informações, vamos a um exemplo:

Roupas: Você pode querer fazer uma lista de roupas para comprar, ou um check list da organização do armário, ou até mesmo um desenho esquematizado de seu guarda-roupa?

A dica é: sempre que tiver um assunto que possui muitos tópicos, talvez ele mereça uma lista só para ele.

Agora vou deixar uma lista para inspirá-los a criar a suas.



Por hoje é só pessoal, no próximo post vou começar a falar da parte mais opcional do método, e a parte que mais assusta e mantem gente longe do bujo, a decoração.

E para finalizar, vou deixar a área de comentários para que vocês façam perguntas e expor dúvidas, depois que terminar essa parte da decoração vou tentar responder,  ;)



9 comentários:

  1. Eu acho lindo quem consegue fazer, criar, produzir, enfeitar e tornar útil um Bullet Jornal. Simplesmente acho maravilhoso. Quem sabe um dia eu consiga chegar lá? Esse ano estou testando o Planner e não estou sendo muito bem sucedida. hehehe
    Adorei o post. Super explicadinho.
    Beijos

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Não conhecia essa técnica e achei
    Bastante interessante.

    ResponderExcluir
  3. Eu tô tentando dar uma variada no meu, colocar uns aspectos diferentes a cada mês sabe, pego varias ideias no pinterest ou em blogs. Mas o BuJo eu uso mais pra terapia porque ficar desenhando é muito gostoso kkkkk mas na questão do dia a dia eu uso um planner pronto mesmo! Adorei!!

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu antigamente desenhava mas hoje escrevo muito mais, pra blog e colunas. Não conhecia esta técnica é bem interessante vou aderir...

    ResponderExcluir
  5. Sou doida pra começar a fazer o meu, com esse post fiquei ainda mais empolgada

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que bullet journal também tinha esse nome. Acho lindo, mas confesso que eu não sei se conseguiria ter o hábito de alimentar ele por isso uso apps.

    Obrigado pela dica <3

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  7. Queria ter habilidade, criatividade e paciência pra fazer um diário assim. Pena que não tenho! Rs
    Em todo caso, obrigada por compartilhar tuas dicas no post!

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou nada criativo, nem paciente para confeccionar isso e admiro demais quem tem o seu bullet journal. Acho muito bonito.

    ResponderExcluir
  9. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Criatividade só tenho na escrita, mas paciência já são outros quinhentos...
    Os Bullet Journal são bonitos, mas não são para mim...
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir