segunda-feira, julho 13

(Resenha) # 2 Romance Clássico - 1984

1984
George Orwell
Distopia
Editora: Companhia das Letras

Resenha:

"Guerra é Paz, Liberdade é Escravidão, Ignorância é Força"

Esse é o lema da Ingsoc, O Partido, e dita completamente o enredo desse livro incrível, que conta a história de um baixo militante dO Partido chamado Winston Smith, e por meio de seus olhos e sentimentos um mundo extremamente violento e totalitário é desenhado.
Winston seguia sua vida autômata até o dia o dia em que decidiu comprar um livro em branco, dou qual fez um diário, descobriu uma mesa que a teletela não enxergava e pôs-se a escrever (PS1: Teletela é uma especie de tv que espiona tudo que esta no local. PS2 é proibido qualquer tipo de registro, e vocês vão saber porque) e nesse momento descobre que odeia aquilo tudo: a guerra eterna que 'sempre' foi com a Eurásia ou com a Lestásia dependendo da vontade da vez dO Partido. Não existe mais Amor, laços familiares, e o que mais incomodava Winston não existia mais o Passado, alias o próprio Winston trabalhava em uma repartição que se encarregava de reescrever o passado de acordo com as necessidades dO Partido.

"Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado"

É muito difícil ler 1984 e não fazer paralelos com situações atuais, a todo momento me lembrava da Coréia do Norte onde até o corte de cabelo dos cidadão tem que ser igual ao do Kim Jon da vez, a 'guerra' China vs Google, as maluquices da TV estatal da Russia (aliás, na minha opinião, TV estatal é o fim) e as espionagens dos USA, até mesmo aqui no Brasil, ainda nos deparamos com tentativas de controle da mídia, que para mim é a primeira medida para controlar o presente.

" A liberdade é a liberdade de dizer dois e dois é são quatro. Quando se concorda nisso o resto vem por si."

Orwell escreveu esse livro como uma critica ao comunismo stalinista, que, em sua opinião, distorceu o socialismo usando-o apenas para ganho pessoal e de uns poucos privilegiados. ( É triste dizer, mas, sorte dele ter falecido pouco tempo tempo depois da publicação de 1984, se não sua decepção seria muito maior).

Sobre a leitura, eu li uma edição muito antiga, mas mesmo assim foi bem rápida, praticamente devorei o livro, que é o relato de um período de vida de Winston, onde ele acordou, se rebelou, se apaixonou, teve esperança, se decepcionou, sofreu e se rendeu.

"Pensamento duplo é indica a capacidade de ter na mente, ao mesmo tempo, duas opiniões contraditórias e aceitar ambas"

É uma leitura que recomendo para todos que tenham maturidade o suficiente para uma obra política, violenta e perturbadora, e é justamente por isso, por essa falta de luz no fim do túnel que  dou:

4 Estrelas  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário