segunda-feira, julho 20

(Resenha) # 2 Romance Clássico - A Metamorfose

A Metamorfose
Franz Kafka
Ficção 
Editora Brasiliense

Resenha:
Gregor Sansa, um caixeiro-viajante que apesar de odiar o serviço queria se manter nele até quitar a dívida de seus pais, apenas ele trabalhava pois os pais já estavam velhos e doentes e a irmã era nova demais, o sonho de Gregor era que ela fosse à um conservatório para tocar violino, mesmo sendo muito caro ele ia dar um jeito, isso se ele não tivesse um dia acordado transformado em um inseto.

No começo ele apenas se preocupa em estar atrasado para ir ao serviço e não conseguia se levantar, em nenhum momento há pânico de sua parte, mesmo estando ciente que algo aconteceu, ele se comporta como tivesse querendo colocar o relógio em modo soneca.
Quando enfim consegue se levantar e sair do quarto, todos queriam que ele voltasse para lá.

Para mim os personagens tratam Gregor, assim como ele mesmo se trata, como ele tivesse se acamado, um inválido, por mais que a descrição de sua forma seja bem convincente, ela faz pouca diferença, isso porque nesse livro não tem aquelas eternas descrições em primeira pessoa.
Essa história possui muitas metáforas sobre parazitas na famíla, uma mãe inerte que desmaia ao ver um inseto, um pai com um chinelo sempre à mão para matar esse inseto, e uma irmã que não tem medo da criatura mas logo se cansa do seu "brinquedo".
É de uma leitura simples, profunda e triste.

Nota 4!

Nenhum comentário:

Postar um comentário