quinta-feira, agosto 31

(HQ) João e Maria

Título: João e Maria
Adaptação: Neil Gaiman
Ilustrações: Lorenzo Mattotti
Gênero: fantasia, horror



Para aproveitar o mês do Folclore trago para vocês o clássico João e Maria, apesar de não ser uma lenda brasileira acabamos tendo muito contato com várias histórias folclóricas de outros países e sem dúvida as mais famosas são as contadas pelos irmãos Grimm!

Quando a guerra veio, os soldados vieram com ela- homens esfomeados, furiosos, entediados e assustados que, ao passarem, roubavam os repolhos, as galinhas e os patos. A família do lenhador nunca soube muito bem quem estava brigando com quem, e muito menos o motivo da briga.



Nessa releitura, Neil Gaiman se mantem bem tradicional, contando a história que muita gente já conhece dos dois irmãos que são abandonados na floresta e encontram uma casa feita de doces onde mora uma velha má, que por sinal é velha e não bruxa, uma opção menos mágica e também mais histórica.

O grande charme fica por conta das ilustrações nada convencionais do artista Lorenzzo Mattotti, que aliás foram a inspiração para que Gaiman escrevesse essa releitura. Pincelas fortes com nanquim seco brincando com luz e sombra das silhuetas transferem um clima bem tenso para a história que se passa na Idade Média provavelmente em 1315 na época da Grande Fome.

Apesar do clima "dark" o livro ilustrado é classificado como infantojuvenil, então a leitura é super rápida e tranquila, no final tem alguns textos de apoio sobre as transformações dos contos de fadas e sobre os irmãos Grimm.

6 comentários:

  1. Olá
    Gosto muito de JOÃO E MARIA, achei a ilustração muito linda
    Abraço
    Blog Folha de Pólen

    ResponderExcluir
  2. Pelo que estou vendo as ilustrações estão incríveis!! No final de semana entrei numa papelaria e vi alguns livros infantis. Escolhi João e Maria para presentear a minha neta.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que blog é este?!?!? Que Lindoo. Eu amo HQ's e esse do joão e maria é lindo, bela ilustração e tem a capa bastante chamativa.
    amei tudo aqui
    Levando a Sério

    ResponderExcluir
  4. Gente, muito bom o seu blog. Parabens!!! Esta historia de joão e maria me traz toda a minha infancia adorei.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bom?
    Eu adoro contos e João e Maria é um dos meus favoritos.
    Linda a ilustração.
    Parabéns pela postagem.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  6. Que ilustração linda. Há mtos anos não leio contos infantis, mas achei bem interessante e importante esta releitura. ;)

    ResponderExcluir