quinta-feira, agosto 17

(Resenha) Um Pai de Cinema


Titulo: Um Pai de Cinema 
Autor: Antonio Skármeta 
Gênero: Drama 
Editora: Record 

Oi galera hoje temos uma estréia aqui no blog, sim nosso primeiro colaborador, um amigo de longa data, e agora ele se junta a nós na peleja de indicar livros, séries e filmes, e ele já começa com uma ótima indicação. Então vamos conhecer um pouco mais do Andrei e do livro que ele escolheu para ser sua primeira resenha no Poyo?

Olá, meu nome Andrei Sorren, um eterno apaixonado por "histórias" não importa o formato, livros, quadrinhos, cinema, arte nas cavernas ou paredes de pirâmide. Só conte com alma...
Faz 17 anos que conheço as fantásticas e geniosas irmãs vieira. E como toda amizade teve ajuda, carinho, saque de espadas, brigas e morte principalmente pra eu provar que tô certo! :v E agora elas me dão esse magnífico espaço pra poetizar sobre as coisas que leio... Obrigado garotas.

Eu me deparei com esse livro por conta da adaptação para o cinema. Foi batizada como "O FILME DA MINHA VIDA", dirigida por Selton Melo. O livro é curto, tem 100 páginas, de leitura gostosa e rápida. Fala sobre a vida de um rapaz que sai de sua cidadezinha do interior pra estudar e se torna professor. Quando ele consegue o diploma, embarca em um trem e no momento do desembarque seu pai embarca no mesmo instante para voltar ao seu país de origem. O que era pra ser um dia feliz se tornou um dia triste para ele e sua mãe. 

"Componho minha vida com os materiais rústicos da aldeia: O som aflito do trem local, As maças do inverno, A umidade que sinto na casca dos limões tocados pelo orvalho da madrugada, A paciente aranha na escuridão do meu quarto, a brisa que balança as cortinas." 

Uma doce e singela história sobre crescer, amadurecer, se apaixonar, desejar e etc... De como lidar com a perda repentina de seu pai, com seus desejos divididos entre duas irmãs, e como ajudar seus alunos (principalmente quando um deles perde a virgindade e ele ainda não a perdeu). 

“- Qual é sua profissão”? - Professor. E sua? - PUTA!" 

O que mais me chamou atenção nessa história, é o fato do personagem principal se sentir coadjuvante em sua própria vida. A história trata do aprendizado, de tomar as rédeas, em se tornar principal. Em um determinado momento, um personagem encontra ponto ao protagonista e tenta justificar seus erros e abandonos, por querer ser a personagem principal de sua vida, o que no fundo a torna uma mera coadjuvante. 

Depois de ler ao livro, fui ver a adaptação no cinema que ficou simplesmente perfeito! Selton
Mello conseguiu transpor toda a doçura e ternura das páginas para as telas. Teve dois grandes momentos no filme que considerei sublimes. No primeiro, ao ver as duas irmãs ao qual ele tem desejo dançando no pátio da escola, o personagem flutua em seus desejos carnais mais fortes, e sai de si como se o resto do mundo parasse. E no outro, ao sair da sala de cinema , o personagem sai da sala flutuando, pois, se sente um novo ser ao se deparar com aquela experiência mágica e fascinante, pronto para encarar o mundo.




 

O cinema é um lugar mágico, onde a magia acontece e nos leva pra outros mundos. Tanto o livro quanto o filme falam de cinema, e da força dele em nossas vidas. Apaixonado por cinema que sou, me identifiquei bastante com isso. O livro é bom e rendeu um filme que vai atravessar gerações. Pois realmente irá se tornar o "FILME DE MUITAS VIDAS."

Prefacio de Selton Mello.

29 comentários:

  1. Olá. Eu não sabia que esse filme era adaptação. E se eu já estava curiosa sobre ele, agora estou mais e pelo livrl também
    Selton Mello é genial! Então já imaginava que era bom
    Muito bom o texto, parabéns. Beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa. Obrigado pelo elogio! Espero que não perca o filme no cinema pois a magia de ver ele na telona nunca sairá do seu coração...

      Excluir
  2. Oiii Andrei seja muito bem vindo ao blog no qual sou apaixonada, eu fiquei bem curiosa com o filme e o livro em si já, pois não conhecia nenhum dos dois, e sendo selton mello fiquei mais interessada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Morgana obrigado. Espero continuar aqui e melhorar cada dia mais.

      Excluir
  3. Oi! Eu não sabia que o filme era adaptação do livro! fiquei bastante curiosa sobre o filme e agora mais sabendo que veio de um livro! Adorei sua indicação, estou louca para ver o filme, e quem sabe ler o livro! Ótimo post!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz oie! Por favor veja o filme... e sinta a mais pura poesia sendo passada na tela grande.

      Excluir
  4. Oi, Andrei, seja bem-vindo! Espero ver mais posts seus aqui ><
    E não conhecia o livro, mas gostei da premissa. Mas vou deixar pra ver o filme e se eu gostar, leio o livro.

    Beijoos e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thai, oie! Agracie sua alma no escuro do cinema com essa bela obra que despertou muitas coisas em mim....

      Excluir
  5. I know the book, it's beautiful. The movie I have not seen yet

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra e que tinha ganhado uma adaptação no cinema. Vou anotar as dicas, pois sua resenha despertou minha curiosidade. Espero que em breve possa ler e ver o filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Laneeh! Torço para que veja o filme e leia o livro, pois vai sair uma pessoa diferente dessa experiencia.

      Excluir
  7. Ola... Ja tinha conhecimento da obra porém não sabia da adaptação. Parece ser uma história que trás uma boa mensagem ao leitor. Gostei de sua resenha, muito bem escrita.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kennia, oie! Obrigado e por favor veja o filme e ou leia o livro e deixe a magia acontecer...

      Excluir
  8. Não imaginava que o filme baseado num livroe já me interessei, queria muito assistir esse filme e agora tenho mais um motivo.
    Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy, ola. Por nada, espero que aprecie essas duas obras magnificas... Beijos.

      Excluir
  9. Olá! Não sabia que havia um livro! Fiquei feliz em saber que a adaptação ficou boa também. Quando assisti ao trailer, fiquei bem curiosa para assistir, por que deu para perceber que é uma história doce e emocionante, abraços!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto bastante coisa sobre o filme pelo fato d'eu seguir aluns atores do filme pelo Insta. Mas não sabia da obra.
    Fiquei bem interessada em ver o filme, mas agora que descobri do livro, vou partir primeiro para ele.
    Muito obrigado pela dica!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, espero que goste como eu gostei e ambos. E espero mais ainda que saia diferente como eu sai... Beijos.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Seja bem-vindo. XD
    Confesso que não conhecia o livro, nem o filme, mas a premissa parece bem legal. Confesso também que as vezes fico com pé atrás em relação a livros tão curtinhos, no entanto, pelo que você apresentou parece ser bom.
    O cinema, é, de fato, um lugar incrível.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, olá, de uma chance as poucas páginas pois o que importa é a mensagem ser passada e a eficiência com que é passada. E aqui é bem sucedida.

      O mais incrível dos lugares e transcende gerações.

      Mil beijos.

      Excluir
  12. Hi baby, tudo bem? eu já conhecia o filme mas não sabia da existência do livro e através da sua resenha me pareceu tão bom quanto (mesmo ainda não tendo assistido mas ouvi vários elogios) agora pretendo le-lo para depois assistir ao filme! em sua estreia no blog te desejo muito sucesso e já estou seguindo vocês, se puderem fazer o mesmo para dar uma forcinha ;)

    Lilian Valentim
    https://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Tinha ouvido falar do filmes mas não dei tanta bola até ler sua postagem, gente deve ser uma leitura maravilhosa.
    Já coloquei na lista.

    Beijos
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suka, A vida é bela e grandiosa nos pequenos detalhes...

      Beijos.

      Excluir
  14. Oiee Andrei ^^
    Bem-vindo \0/
    Eu ainda não conhecia o livro, e muito menos o filme, mas fiquei imediatamente curiosa para ler e ver. Estou em busca de obras diferentes, sabe? Que fujam da "mesmice" e que me façam refletir de alguma maneira. Parece que essa é uma delas. Gostei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh, com certeza te compreendo quando diz que está atrás de coisas fora da mesmice, é que quer refletir.

      Quero poesia, quero sonhar, desejar, sentir, amar, viver, morrer, sofrer e ser feliz...

      Excluir