segunda-feira, agosto 21

(Revelação) #40 livro que se passa em sua cidade natal


Olá amores.

Nosso desafio de hoje pode ser muito fácil ou muito difícil, vamos ler uma livro que se passa em sua cidade natal. É gente, eu sei que nem todos os nossos municípios foram contemplados com um livro, ainda mais com os autores preferindo colocar suas histórias em mundos criados por eles, ou no estrangeiro, e agora?
Bom, então vamos facilitar um pouco, que tal ler um livro que se passa em seu Estado, ou na principal cidade de seu estado, mas antes dê uma procurada nos livros que são de sua cidade.

Dani escolheu:
Vida Pregressa, de Joaquim Pregressa
Eu estava bem indecisa sobre o tema, e olha que minha cidade natal, São Paulo (vim para minha atual cidade São José do Rio Preto, com 8 anos, mas tenho muito carinho por São Paulo), eu pensei em ler um livro, mas as resenhas me desanimaram, até que encontrei esse livro em uma feira tão baratinho, e a capa me lembrou um belo policial, e ainda com um ponto famoso de São Paulo, que eu pensei é esse que eu lerei.
Sinopse: Venício tenta esclarecer o desaparecimento de Anatole France Castanheira, dono do motel Deneuve, localizado na Zona Norte da cidade. Venício conhece Anatole ao passar uma noite no motel com Márcia (sua companheira desde o livro anterior). Dias depois, descobre pelos jornais que um preso chamado Anatole France Castanheira havia sido degolado numa cela do 45o DP. O extravagante nome de escritor francês indica que se trata do mesmo homem. No entanto, ao acompanhar a ex-namorada de Anatole no reconhecimento do corpo no IML, Venício descobre que o cadáver era de outra pessoa. O investigador prossegue em diligência e estabelece relações entre o desaparecimento, os casos amorosos de Anatole, a morte de um vereador e interesses da banda podre da polícia de São Paulo.


Carol Escolheu
Éramos Seis, de Maria José Dupré
Também nasci em São Paulo, e já que não conheço nenhum livro que se passa em minha terrinha (Rio Preto) vou de Sampa que felizmente tem bastante livros, e já que o clima é saudosista escolhi esse da coleção vagalume!

Sinopse: A história de Dona Lola e sua família, uma bondosa e batalhadora mulher que faz de tudo pela felicidade do marido, Júlio, e dos quatro filhos: Carlos, Alfredo, Julinho e Maria Isabel. A vida de Dona Lola é narrada desde a infância das crianças, quando Júlio trabalha para pagar as prestações da casa onde moram, passando pela chegada dos filhos à fase adulta e de Dona Lola à velhice. Conforme os anos passam, vão se modificando as coisas na vida de Dona Lola: a morte de Júlio; o sumiço de Alfredo pelo mundo; a união de Isabel com Felício, um homem separado; a ascensão de Julinho, que se casa com uma moça de família rica. O título do livro vem da situação de Dona Lola ao fim da vida, sozinha num asilo: eram seis, agora só resta ela. Também são expostos no livro outras personagens, como os familiares de Lola: na cidade de Itapetininga, interior paulista, moram a mãe, Dona Maria; a tia Candoca; as irmãs Clotilde, solteira, e Olga, casada com Zeca, seu cunhado; na cidade, vive a rica tia Emília, irmã de seu pai; e a filha dela, Justina.

10 comentários:

  1. Adorei o post, estou louca pra ler esse livro Éramos Seis, quero saber a história de Dona Lola, pela sinopse deve ser maravilhoso e triste também...

    ResponderExcluir
  2. Que legal o post! Acho que é mais fácil encontrar livros que se passem em cidades grandes do que em pequenas... Vou até procurar, mas acho difícil ter um livro que se passe na minha cidade. Hahhahah

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, tudo bem?

    É realmente bem difícil achar uma obra que tenha sido escrita no meu estado ou cidade, só conheço uma, que é muito boa por sinal. Não conhecia os livros que você citou, mas fiquei bem curiosa, pois parecem ser maravilhosos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não li o primeiro livro, Dani, mas o segundo não só li como assisti a novela!! Fui apaixonada por um ator que viveu um dos protagonistas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de Desafios, conheço muito livro bacana que nunca pensaria em ler. Se tivesse esse desafio pra mim seria dificil rs, mas pegaria algum de BH. Eramos Seis eu li e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Gosto muito de desafios acho que faz a gente ler livros que até então nunca havia ouvido falar se fosse para mim esse desafio eu leria boa noite da Pam Gonçalves afinal se passa aqui em SC. Gostei bastante dos livros que vocês escolheram.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Amei a coluna. Acho que assim como vocês eu não encontrarei um livro que passe em SBC, então teria que ir de Sampa mesmo.
    Amei a premissa de Vida Pregressa, estou numa vibe de ler romances policiais e esse parece ser ótimo, ainda mais por se passar em Sampa.
    Éramos seis eu nunca li (vergonha!), mas já assisti uma novela baseada nele. A novela era legal. Está aí, um livro nacional para ler...
    Abs e parabéns pelo post ^^

    ResponderExcluir
  8. Vou escrever um livro sobre Rio Preto

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Não conhecia as obras, mas se eu fosse escolher um livro que se passe no meu estado ou na minha cidade, eu teria um amplo catalogo de escolhas, pois tem bastante histórias no Rio Grande do Sul, e em Caxias do Sul onde moro tem autores que utilização a cidade como base de seus livros!


    Bjss, vem participar do nosso Sorteio do Desapego, serão 3 Ganhadores! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Que legal esse desafio!
    Já li vários livros que se passam em SP; acho que é uma das cidades mais fáceis de encontrar no meio literário, hahahaha. Agora aqui em Macapá, nunca vi - e acho que nem vai aparecer tão cedo nas páginas de um livro, rs.
    Gostei das duas dicas de livros, que ainda não conhecia.
    Bjocas,

    https://umdiamelivroblog.wordpress.com

    ResponderExcluir