quinta-feira, setembro 14

(Dicas) #41 Livro que assusta


Olá Galera
E aí, já escolheram seu livros assustadores? DÃOOOOO, tenho medoooooo, rsrsrsr, mas não seria um desafio se fosse fácil né? XD

Falando sério agora, o gênero do terror e do suspense pode até ser considerado algo mais recente que surgiu com os vitorianos, mas na verdade as histórias medonhas já está no imaginário popular desde sempre, nas lendas, nos contos populares, e histórias para assustar crianças.



Para a Dani, viciada no gênero, já não sente mais medo desse tipo de história, na verdade ela considera um subgênero inserido em Fantasias, Dramas, Ficção Científica entre muitos outros, e agora vamos fazer uma seleção de livros com esse toque macabro.

O Iluminado, de Stephen King
Esse não é um dos meus Kings preferidos, mas é um lindo drama de Pai e Filho e o que acontece quando uma força sobrenatural toma o lugar de uma realidade cruel.
Sinopse:
Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.


Alien, de Alan Dean Foster
Essa Ficção Cientifica fez um mega sucesso na TV, mas a maioria das pessoas considera que essa historia seja na verdade um terror, e a Dani faz parte dessas pessoas, os elementos de suspense e medo são muito fortes
A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.

Contos de Terror do Tio Montague, de Chris Priestley
Histórias infantis são uma delicia, e com esse toque de terror deixa as coisas ainda mais encantadoras, e fala sério, só essa capa já é motivo para ter esse livro de contos.
O interesse de Chris Priestley em histórias arrepiantes vem desde sua adolescência. Pelos nomes dos dois principais personagens do livro, é possível verificar as influências do autor ao escrever a obra. Tio Montague e seu sobrinho, Edgar, tiveram seus nomes inspirados por dois grandes escritores de imortais linhas macabras: M. R. James (Montague Rhodes James) e Edgar Allan Poe. Seguindo os passos de James e Poe, o estilo narrativo de Priestley e os elementos usados nos contos são clássicos. Casas mal-assombradas, pactos com demônios, monstros estranhos, relíquias amaldiçoadas e uma cornucópia de sons e vultos que arrepiam a alma fazem de Contos de terror do tio Montague um bom exemplo de literatura de terror para jovens, mas com um toque de nostalgia para os adultos.
O livro conta a história de Edgar, um menino que se refugia na casa de seu excêntrico tio para ouvir suas histórias arrepiantes. Com pais que não dão muita importância para sua presença, Edgar procura o tio para passar o tempo, pois sua curiosidade em ouvir histórias horripilantes é tão grande quanto a vontade do tio de contá-las. Para Edgar, os contos são apenas invenções fantasiosas do velho tio. Mas para Montague, são contos que deveriam não somente assustar o sobrinho, mas ensiná-lo que, quando o assunto é o além, todo o cuidado é pouco.


Edgar Allan Poe: Medo Clássico, de Edgar Allan Poe
Não podemos deixar de trazer um clássico fora da nossa listinha, em seus contos Poe nos brinda com Sátiras, Drama, Romance e Policial.
Sinopse:
Pela primeira vez numa edição nacional, os contos estão divididos em blocos temáticos que ajudam a visualizar a enorme abrangência da obra. A morte, narradores homicidas, mulheres imortais, aventuras, as histórias do detetive Auguste Dupin, personagem que serviu de inspiração para Sherlock Holmes.
O livro traz ainda o prefácio do poeta Charles Baudelaire, admirador confesso de Poe e o primeiro a traduzi-lo para o francês. Os contos são comentados na voz do personagem mais famoso de Poe, um certo pássaro de asas escuras como a noite. E por falar nele, Edgar Allan Poe: Medo Clássico apresenta “O Corvo” na sua versão original, em inglês, além de reunir suas mais importantes traduções para o português: a de Machado de Assis (1883) e a de Fernando Pessoa (1924).
Nunca mais houve um autor como Poe. Nunca mais haverá uma edição como esta.


Um Conto Sombrio dos Grimm, Adam Gidwitz
Mais uma história para crianças, e aqui temos um dos contos de fadas mais assustadores, aliás vários contos de fadas tem uma pegada de terror, é só reparar.
João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também!
João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.


A Cor que Caiu do Espaço, de H. P. Lovecraft
Esse é um dos contos, na opinião da Dani é claro, mais assustadores da vida, ler Lovecraft é difícil, muito difícil, mas quando você se concentra são raríssimos os autores que consegue emergir o leitor dentro do livro como o autor. 
A cor que caiu do espaço (1927) marca o primeiro passo decisivo de Lovecraft em direção ao horror cósmico inspirado pela ficção científica. Na história, um vilarejo a oeste de Arkham vê-se ameaçado quando um meteoro cai na propriedade de um fazendeiro local e traz consigo uma estranha aberração cromática que afeta a flora e a fauna da região --- e cria o cinzento e estéril “descampado maldito” onde nada cresce. O volume traz ainda em apêndice os textos “Notas sobre uma não entidade” (1933), o mais longo relato autobiográfico escrito por Lovecraft, “A confissão de um cético” (1922), breve ensaio em que o autor traça a evolução dos próprios interesses religiosos, científicos e filosóficos ao longo da vida, e “Notas sobre ficção interplanetária” (1934), artigo em que defende as possibilidades artísticas da ficção científica e ataca os clichês deste gênero.

Ai Dani, tenho medo e não vou ler nenhum desses livros que você colocou aí, nem adianta ficar falando. Então me conta que livro você já leu que te deixou com medo? Conta para mim que quero conhecer um monte de livros legais.

5 comentários:

  1. ola tudo bem ? eu tenho medo!!! não costumo ler terror mais como você diz é um desafio, gostei da sua seleção literária , vou me ariscar em um . bjssss

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo um desafio literário também, meu primeiro na verdade! E ainda bem que não tem esse Desafio: Livros que assustam, porque eu me cago de medo, esse desafio vou deixar para fazer só quando meu namorado estiver junto, porque ler um livro desse sozinha no seu quarto, tarde da noite não eras! Hahaha Vc deve estar pensando: Nossa que guria medrosa, haha sou mesmo! Hahaha!

    Eu ainda vou ler todos esses, mas só em companhia com alguém! Adorei as dicas! Beijos e sucesso!

    www.deixameser.com.br

    ResponderExcluir
  3. Stephen King dizem que é o rei desse gênero, mas não sei, ainda não tive coragem de ler um livro dele hahah, mas esse do Edgar Alan Poe, quero ler até porque a edição está maravilhosa

    ResponderExcluir
  4. Nunca lir sobre terror até hoje ,mas vou ver arisca dever ser legal

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de leituras de terror, sou muito medrosa já imagino que aquilo tá acontecendo e morro de medo ahahahah
    Beijos

    ResponderExcluir