segunda-feira, setembro 25

(Resenha + Ilustrando Livros) #40 Éramos Seis

Título: Éramos Seis
Autor: Maria José Dupré
Gênero: Drama 
Desafio #40 livro que se passa em sua cidade natal

Olá pessoal!

Eita desafio saudosista, rsrs, apesar de não ter lido esse livro da célebre Coleção Vagalume durante a escola, eu assisti a novela que passou no SBT em 1994, baseada na obra, e lembrava que era bem triste.

Dona Lola depois de tanto tempo, vai visitar, sozinha, a casa na  Avenida Angélica, que morou durante tantos anos com seu marido Júlio e com seus quatro filhos, Carlos, Alfredo, Julinho e Isabel.

Ela começa a se lembrar de tudo que passou ali, desde que seus filhos eram pequenos e como eles foram se tornando adultos, sua relação com o marido e com suas irmãs de Itapetininga .

Júlio era assim: algumas vezes quando o caso não requeria grandes penas, perdia a cabeça e repreendia duramente; outras vezes quando devia passar um bom sermão ou dar um castigo aos meninos, dizia duas ou três palavras e encerrava o incidente. Outras vezes ainda, por causa de um lápis quebrado, falava uma hora inteira.
Eramos Seis é um livro que fala sobre pessoas reais, uma mãe tentando de tudo para educar seus filhos mas também ser amiga deles, um pai mesmo que severo com um grande coração, e filhos que mesmo sendo todos criados juntos cada um pode ser muito diferente um do outro, uns dando muito orgulho e outros dando muito trabalho, uma história simples e verdadeira, por isso talvez seja tão triste.

E para ajudar temos um plano de fundo é cheio de conflitos, já a trama se passa no período entreguerra junto com a Revolta Paulista de 24 e a Revolução de 32, os dois filhos mais velhos acabam participando desses conflitos, Carlos se alista para a Revolução e Alfredo se junta a grupos comunistas e socialistas.

Foi anunciado que será rodado um filme, sem dúvida essa obra tem muita cara de cinema, mas enquanto isso que tal assistir a abertura da novela de 94?




No dia seguinte, recebi de Itapetininga, como mamãe fazia todos os anos, latas de doces e bolos,enviados por Clotilde; mas desta vez vieram quatro latas de goiabada em calda, quatro pacotes defigos cristalizados, quatro tijolos de pessegada. Já não éramos seis, como um ano antes.

É um livro para se pensar na família, nas nossas escolhas e como o tempo passa e nos prega peças.

E para terminar, a ilustração do livro para o Ilustrando Livro, que fiz usando canetas marcadores =)

12 comentários:

  1. Nossa parece ser um livro bonito, tenho vontade de ler. Sua ilustração ficou simplesmente maravilhosa

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha! O livro parece ser realmente muito bom! E o que dizer dessa arte incrível que você fez do livro? Com certeza deixou a resenha ainda mais sensacional <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa, como eu chorei lendo Éramos Seis! Estava na sexta série e jurei nunca mais pegar neste livro. O estranho é q livro bom marca! Q saudade tenho da dona Lola e sua família.

    ResponderExcluir
  4. Se virar filme assistirei com certeza!! Acompanhei a novela e me apaixonei pela família da dona Lola! Foi uma história que me marcou bastante!! Tanto que li o livro também! Parabéns por essa bela ilustração da família!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser aqueles livros tristes, sempre acho nostalgia uma pegada bem deprê kkk Fiquei com vontade de ler e estou dizendo sério, não é de boca para fora não e parabéns! Tu desenha muito bem <3

    www.dobbyapresenta.blogspopt.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem tão pouco sabia que tinha virado uma novela. Fiquei bem interessada em tudo que você narrou, pois parece ser muito interessante ter o foco na família e em seus conflitos. Adorei, irei procurar para ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser interessante, adorei, vou procurar para ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiee!
    Não conhecia o livro, mas gostei dele e do desafio que você está participando!
    Fico no aguardo por esse filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Foi a primeira novela que eu assisti do inicio ao fim no SBT

    Teledramaturgia Maravilhosa!!!

    ResponderExcluir