segunda-feira, maio 21

(Resenha) #49 A música do Silêncio

Título: A Música do Silêncio
Autor: Patrick Rothfuss
Gênero: Drama
Desafio #49 Um livro com Música
“Auri sentou-se por um momento no escuro. Já havia acontecido algumas vezes. Já fazia muito tempo, mas ela se lembrava. Estivera sentada assim, vazia feito casca de ovo. Vazia e com o peito carregado, na escuridão raivosa, quando o ouvira tocar pela primeira vez. Antes de ele lhe dar seu novo nome, doce e perfeito. Um pedaço de sol que nunca a deixava. Uma dentada no pão. Uma flor no coração dela.”

Retomamos à saga da Crônica do Matador do Rei com esse Spin-Off de uma das personagens mais adora da série. Enquanto aguardamos eternamente pelo desfecho no terceiro volume, O Tio Pat nos presenteia com pequenos contos e aparentemente estará na produção da série de TV da Crônica.



Mas bem falaremos sobre esse livrinho, e acho que deveria começar parafraseado Desventuras em série "Talvez você não queira comprar esse livro", Não porque a história seja triste, mas sim porque o próprio autor diz isso na introdução. Isso porque esse livro é "diferente", praticamente um ensaio sobre narrativa e percepções humana. Um baile em um imenso salão cheio, mas sem ninguém onde a música é o nome verdadeiro das coisas.

Auri uma garota que vive em um subterrâneo, mas não um qualquer, ele tem algo mágico, e é repleto de coisas que fazem companhia à ela, por isso ela não está sozinha. Auri gosta que todas as coisas estejam em seus lugares certos, por isso vez ou outra ela pega alguns objetos e tenta encontrar um lugar onde ele se sinta feliz, e ela faz isso apenas sentindo suas emoções foi assim que soube que alguém muito especial iria visita-la e ela teria sete dias para encontrar três presentes para dar a ele. Durantes esses sete dias Auri explora o subterrâneo, encontra e perde muitas coisas.

Pra quem já leu o Nome do Vento e o Temor do Sábio, vai sentir muita diferença na escrita, A Música do Silêncio é muito mais poético e os dias de Auri são mais rotineiros, tem algumas aventuras, mas nada tão épico. Para quem ainda não leu a série, creio que não ficará perdida, pois ela não cita os personagens deixando apenas subentendido pra quem já leu ir pegando os fragmentos.

A princípio não gostei muito do livro, como gosto bastante do Nome do Vento ficava tentando encontrar pistas para a história e me frustrava porque realmente ele é um livro diferente, acho que o Patrick queria desabafar algumas ideias diferentes, se for comparar, diria que esse livro se parece com o Guia dos Mochileiro das Galáxias, mas em vez das piadas sarcásticas do Douglas Adams, ele tem muitas metáforas e filosofias sobre os nomes das coisas e como as coisas funcionam, no título original isso fica bem mais claro The Slow Regard of Silent Things.

Aliás vou deixar aqui um link de uma resenha que analisa vários desses fragmentos para quem gosta da série. (contém spoilers sobres todos os livros sitados) >> A Música do Silêncio, Auri e As Portas de Pedra.

A edição da arqueiro fez render as páginas como letras grandes, lindas ilustrações internas e capa do incrível Marc Simonetti, como na edição francesa como nos de mais livros, ainda bem!

Bem eu indico esse livro pra quem gosta de ler coisas diferentes e está aberto a questionar sobre como nem nos damos conta que só aceitamos as coisas sem nos importarmos sobre como elas funcionam.

17 comentários:

  1. Muito obrigado por compartilhar. Mas fiquei com dúvida com respeito ao enredo. Trata apenas da vida da garota no subterrâneo tentando organizar objetos ou existe algo mais? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Felipe, sim, no geral o livro fala apenas isso mesmo, a personagem coletando objetos, mas tem um monte de metáforas no meio disso.
      bjs!

      Excluir
  2. Achei um tanto poético esse enredo, talvez tenha um ar um pouco melancólico, afinal trata-se de uma menina solitária e a magia é sua companhia. Realmente diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um ar bem melancólico mesmo Patrícia, e tem toda sua "espera" pela pessoa especial que ela está aguardando ansiosamente. Mas não chega a ser tão triste, e sem dúvida é uma leitura bem diferente!

      Excluir
  3. Interessante. É o tipo de livro que me chama atenção. Irei colocar na lista de leituras futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que lhe despertou interesse Paula, mesmo sabendo que que o próprio autor não aconselha a leitura, rsrs

      Excluir
  4. Interessante...não é um livro que eu escolheria para ler, mas parabéns pela sua resenha.
    Eu amei o título do livro. Muito poético rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, rsrs, só li por se tratar de uma personagem que gosto muito da Crônica do Matador do Rei, senão possivelmente não leria também XD
      bjs

      Excluir
  5. Bem interessante! Esse livro parece ser bem misterioso, ainda mais se tratando de um mundo subterrâneo que é mágico. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obriga Sheila! Esse subterrâneo é bem explicado no Nome do vento, mas como neste livro o autor não fala muito a respeito, acabei não mencionando para não prejudicar a experiência de quem ainda não leu a trilogia de dois livros. Confesso que estou bem curiosa para saber como seria a reação de outro leitores que não tiveram contato com esses outros livros da série.

      Excluir
  6. Oi Caroline, tudo bem?

    Ainda não conhecia a obra, mas fiquei curiosa em relação a esta filosofia que o autor empregou em suas palavras. Parece ser um livro que vai nos emergir, uma pena que com você não tenha funcionado tão bem. Fiquei curiosa e quero ler por causa desse lado poético.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, com certeza será uma experiência bem diferente! Depois que ler me conta o que achou, adoraria conversar sobre ele!
      bjs.

      Excluir
  7. Olá, acho que para mim esse livro não funcionaria muito bem, achei ele um pouco subjetivo, eu gosto de livros com o objetivo mais explicito. Mas apesar disso gostei muito da resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro livros menos subjetivos, rsrs mas esses livros mais diferentões são ótimos pra gente as vezes voa longe e abrir nossa mente pra coisas inesperadas! Bjs

      Excluir
  8. Fiquei um pouco em duvida sobre o enredo, mas o que li de sua resenha, achei bem interessante e creio que possa ser o tipo de livro que eu venha a gostar.
    PS.: adorei os gatinhos como notas! Eu coloco unicornios kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh, adorei os unicórnios de notas <3 e seu blog tbm <3<3

      Excluir
  9. Carol, acredita que sou fã de o nome do vento e não sabia dessa história??? estou em choque!! hahaha.
    gostei muito da sua postagem e fiquei com vontade de conhecer um pouquinho mais a Auri... Vou colocar esse livro na minha listinha de livros para serem lidos!
    Muito obrigada por compartilhar essa preciosidade comigo hahaha
    beijos! Adorei o blog!
    www.myysadsongs.blogspot.com.br
    www.bibliotecalecture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir