segunda-feira, agosto 3

(Resenha) #3 - Para Sempre Alice

Para Sempre Alice
Lisa Genova
Drama
Nova Fronteira

"Meus ontem estão desaparecendo, meus amanhas são incertos. Então para que vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanha próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e fiz esse discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquece-lo não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas não significa que o hoje não tem importância."

O que tenho a dizer sobre Para sempre Alice? Que é simplesmente lindo. Poderia ser uma história real, e pode ser a história futura de muitos de nós.

Para sempre Alice conta a história de uma mulher forte, resolvida, bem sucedida e que se orgulha do fato de ter na ponta da língua toda a bibliografia (autor e data de publicação) da sua área de atuação, que, de repente, começa a perceber pequenos esquecimentos até culminar no dia em que se perde em um local que sempre frequenta e não se lembra como voltar para casa, foi só alguns minutos mas Alice decide ir ao médico, e vem a bomba o Mal de Alzheimer de instalação precoce.

O mais triste da história é que, como psicóloga, professora e pesquisadora renomada de Havard na área de psicologia cognitiva e linguística, Alice sabe o que vai acontecer com ela, e que dificilmente vai conseguir impedir.

A narrativa segue bem de perto Alice descrevendo não só seus passos, mas seus pensamentos mais profundos, as vezes, inclusive, o livros se repete como se tivesse Alzheimer, e nos momentos de lucidez ela percebe os outros falando dela, na presença dela como se ela não estivesse mais lá. (muito triste T-T)

Gostei muito da nomeação dos capítulos, que começa nomeando os meses e no final passa a nomear as estações, mostra o tempo passando e o avanço da doença e como Alice vai percebendo a sua passagem do Tempo.

É um livro que todos deveriam ler, aqueles que tem ou cuidam de alguém com o Mal de Alzheimer podem entender um pouco o que passa com o paciente, mas acho que esse livro também nos faz pensar sobre o viver o dia a dia, dar valor a ele, e também sobre a perda. Alice perdeu o que mais se orgulhava, sua memória, a sua consciência sobre si mesma, aquela mulher que fez tudo o que fez, mas ela lutou por si, até o fim. Acho isso uma ótima mensagem, não desistirmos de nós mesmos.

Por fim, não posso deixar de fala da autora, Lisa Genova é PhD em neurociência e fez uma pesquisa muito extensa com profissionais de várias áreas, os quais ela agradece no final do livro, para escrever essa história, o que dá a verosimilhança que faz desse livro tão real.

Recomendo a todos sem exceção, dou 5 estrelinhas.

4 comentários:

  1. Adorei a resenha, porém não me interessei no livro.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlwww ^^, que pena que não se interessou pelo livro, foi uma surpresa para mim, porque também não é o tipo de literatura que me atrai, prefiro os policiais e Terror e me peguei amando um drama, acontece XD.
      Sucesso para você também.
      Beijos

      Excluir