quarta-feira, outubro 7

Ícones do Horror

http://deniszilber.blogspot.com.es/
Olá galerinha, tudo tenebroso com vocês ^^

Dando continuidade ao nosso Mês do Terror vou apresentar para vocês os grandes ícones do terror, está certo que todo mundo já conhece, mas quero contar para vocês minha relação com eles

Mas primeiro preciso dizer que gosto de vários autores que se dedicam ao gênero com Robin Cook, Dean Koontz, Cliver Baker entre outros, mas existem alguns nomes que são Ícones do Terror, aqueles autores que só de falar o nome as pessoas já sabem o que esperar.



O primeiro é: Edgar Allan Poe

 Nascido em Boston, exatamente hoje 7 de outubro, Edgar Poe ficou órfão logo após o pai abandonar a família, ele acabou adotado pela família Allan, quando estava na universidade como um bom universitário rebelde só se interessava por mulheres e bebida, ele brigou com os pais adotivos, fugiu de casa e se alistou no exercito, dois anos depois foi dispensado, depois disso ele começou a vender anonimamente coletâneas de poemas.

Poe foi Autor, Poeta, Editor e Critico Literário e é conhecido como o primeiro autor norte americano a viver de sua escrita, resultando em uma vida muito difícil. Também é creditado a ele a criação do gênero Ficção Policial.

Edgar Allan Poe faleceu nesse mesmo dia 7 de outubro, 40 anos após seu nascimento em condições até hoje não esclarecidas, no dia 3 de outubro ele foi encontrado em um banco de praça em Baltimore delirando, gritando 'Senhor, por favor salve minha pobre alma', ele foi lavado ao Hospital onde morreu quatro dias depois.


Logo no meu primeiro Poe já me apaixonei, mesmo ele tendo aquela forma romântica rebuscada de
escrever achei a escrita mais fácil que a dos autores ícones do movimento literário.

Não me lembro agora qual foi exatamente o primeiro conto que li, peguei na biblioteca da escola uma antologia e devorei ela. O que eu gostei no estilo de Edgar Allan Poe foi a forma como seus contos me tocou na época, um aperto no peito, uma expectativa que só aumenta até o desfecho arrebatador. Lembro que o mundo parecia cinza ao meu redor enquanto lia.

Meu conto preferido é Ligéia, achei o conto tão sensível com uma aura de misteriosa melancolia onde um homem vela o corpo da esposa falecida, mas ele sempre pensa em seu verdadeiro amor que também não está mais entre nós e no decorrer do tempo alguma coisa esta acontecendo com a esposa. Amei tanto este conto que escrevi ela de próprio punho para te-la comigo e guardei ela por muitos anos até as folhas se desfazerem.

O Segundo é H.P Lovecraft
 Howard Phillips Lovecraft nasceu dia 20 de Agosto em Providence, filho de uma mulher cujo as origens retornam aos primeiros colonizadores, seu pai teve uma crise nervosa quando ele tinha três anos e passou o resto de seus dias em clinicas de repouso.

Desde pequeno já recitava poesias e a partir dos seis começou a escrever sempre incentivado por seu avô materno, ele se casou com Sonia Greene e se mudou para Nova York, cidade que ele odiava, mas o casamento não durou muito e ele voltou para Providence.

Lovecraft faleceu dia 10 de Março de Cancro Intestinal com 46 anos pouco tempo depois de seu grande amigo Robert E. Howard (criador de Conan, o Bárbaro) ter se suicidado.

O autor se correspondia com vários outros autores de sua época fazendo amizades e depois compartilhando elementos de suas obras, com sua morte seus amigos expandiram suas obras dando origem ao Cthulhu Mythos, tão cultuado hoje em dia, inclusive o seu túmulo em Providence é o mais visitado no cemitério.

Lovecraft é conhecido por colocar pessoas comuns frente a horrores cósmicos  indescritíveis, indizíveis e incomensuráveis, e a reação de seus protagonistas são normalmente cínicas e pessimistas, ele trata o universo como algo hostil à humanidade e que não há nada a se fazer.

Eu acho a escrita do autor meio difícil, ele gosta de palavas difíceis quase técnicas, mas acho isso
justamente o charme dos seus contos, 'o relato do policial que desmantelou o covil de um mago maligno', 'o relato de uma expedição à Antártida', e assim vai. Ele também não mostra muito as coisas e as coisas ficam com um ar de sonho ou loucura desvairada.

Meu primeiro Lovecraft foi o conto A Cor que Caiu do Céu, minha irmã pegou o livro, uma antologia que levava o nome Um Sussurro nas Trevas, nome de um dos contos que integrava o livro, na Biblioteca da Cidade e eu acabei lendo também, e achei assombroso, grandioso e opressivo, o terror vai cercando por todos os lados e não há fuga.

E meu conto favorito foi justamente o primeiro conto que li. A Cor que Caiu do Céu (ou a cor que caiu do espaço) conta como a queda de um meteorito na região rural de Arkham destrói a vida de uma família, sua terra, sua água e agora essa região está prestes a se transformar em algo muito importante para a cidade. Esse foi o único conto que me deu susto, sabe aquele susto de você pular da cadeira, então. Gente que cena foi aquela My God, minha mente estava tão imersa na narrativa que olha vou te falar viu XD

E o terceiro é Stephen King

Acho que quem conhece o blog sabe do meu amor por King e sua Obra para quem não sabe tem um post aqui onde falo um pouco do meu relacionamento com ele e aqui onde faço uma resenha de sua biografia.

Eu acho a escrita  muito gostosa de se ler, ela é pop, fala com o leitor. Ele gosta de inserir referências, músicas, marcas o que deixa seus livros mais realistas (um pouco datados, é verdade) o que nos faz pensar que, por mais absurda que uma passagem possa parecer, ela pode acontecer conosco a qualquer hora.

King ama, de paixão absoluta, escrever as vezes ele escreve até demais, e isso é uma crítica que muitos fazem sobre sua obra, e eu confesso que também me irrito algumas vezes. King é o campião em fazer horror de coisas cotidianas, mas é em seus contos que ele mostra que pode ser tão louco, tão nojento, tão horroroso quanto queremos que ele realmente seja.

Meu primeiro King foi O Cemitério, peguei o livro na Biblioteca da Cidade, e li super rápido, o King
não gosta muito desse livro em si, considera ele muito cru com um horror que não deveria ser contado, mas eu gostei muito dele, é um dos poucos King que realmente me botou medo, as cenas violentas ou sobrenaturais deram uma tensão muito boa.

O meu King preferido é Quatro Estações, King escreveu esse livro para mostrar que sabe fazer outras coisas que não Terror, esse livro possui quatro noveletas maravilhosas de tudo, mas como estou falado de contos eu escolhi um dos que aparecem aqui que é  O Corpo, (alguém ai já assistiu Conta Comigo?) então vai logo assistir, nele quatro amigos vão em busca do corpo de um menino que foi atropelado pelo trem, na verdade é só uma desculpa para uma aventura, a partir da premissa temos uma belíssima história de amizade, onde os meninos compartilham seus medos e esperanças. O filme quase me fez chorar.

Se você tem medo por que é King, procure os filmes "Um Sonho de Liberdade", " O Aprendiz" e "Conta Comigo" todos adaptados desse livro lindo

Antes de acabar preciso fala que a imagem que abre o post é do artista Denis Zilber um ilustrador israelense muito bom quem quiser visitar o site dele é esse aqui http://deniszilber.blogspot.com.es/  e tem umas ilustrações lindas.

É pessoal o post ficou enorme né? Ai ai XD. Mas e aí qual seu autor favorito, como você o conheceu, mas o mais importante, você conhece esses autores, já leram algo deles? Divida conosco aqui nos comentários ^^


23 comentários:

  1. Oie!

    Confesso que morro de medo de qualquer tipo de terror, e sempre tento fugir de leituras assim. rs Sou medrosa, eu sei! Mas tenho muita curiosidade de ler Stephen King. Já li muitas resenhas favoráveis ao autor, que me despertaram interesse na leitura.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, King escreve muita coisa que não é terror, procure os filmes "Um Sonho de Liberdade", " O Aprendiz" e "Conta Comigo" que você verá, aliás Um sonho de Liberdade figura em muitas litas de melhores filmes de todos os tempos e ele é lindo, esses três contos estão no livro Quatro estações.

      Excluir
  2. Oláa, eu conheço apenas a escrita do King, e sou suspeita de falar já que ele é um dos meus escritores favoritos, sou apaixonada pelas suas obras, já que sou apaixonada por terror! Mas tenho muita curiosidade em ler algo do Poe!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos tem suas particularidades, e King realmente é o que tem a escrita mais fácil e gostosa de ler, Poe tem uma linguagem quase sobrenatural por si própria e os contos são bem cutinhos, da para ler bem rápido em uma tarde chuvosa, como está hoje aqui em minha cidade.

      Excluir
  3. Olá!

    Já li dois contos do Poe e não achei ele tão horroroso assim hahah mas suas escolhas foram ótimas, três gênios do horror!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poe também é conhecido como o pai do suspense policial, ele tem uns contos bem famosos nesse gênero tipo Crimes na rua Morgue, outros são mais românticos que medonho, mas tem uns que são bem perturbadores. ^^

      Excluir
  4. Olá,
    Eu tenho tanta curiosidade para ler esses autores, todos eles, mas o medo sempre me barra. Sou do tipo que dorme de luz acesa a menção de qualquer assunto sobrenatural. ): Espero um dia vencer isso.

    aworldtoread.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode começar lendo as Quatro estações de King, a leitura é bem leve e não tem nada de Terror, procure o filme Um Sonho de Liberdade, que sempre figura em listas de melhores filmes de todos os tempos

      Excluir
  5. Sou medrosa!! hahaha
    Morro de vontade de conhecer Stephen King, mas morro de medo. Poe eu lá li!
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu recomendo para conhecer king ler Quatro Estações, que é um livro com 4 noveletas que contam histórias lindas e que não tem nada de terror ou sobrenatural, assim você conhece a escrita de King e decide se quer seguir ou não

      Excluir
  6. Olha tenho que confessar que não sou muito ligada nisso
    Eu nem leio livros de terror. Não faz muito meu gênero, mas eu achei legal
    sua iniciativa de falar sobre o mês do terror, até por conta do Halloween e tals.
    Mas a unica coisa que curto até então é isso hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/ebook-worlds-1.html
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-vilarejo-raphael-montes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem no que você não é ligada, como o post é sobre autores (no caso de terror, mas poderia ser qq um), você não é ligada a autores? Fala que não curte terror mas coloca um link com a resenha de O Vilarejo que é uma das sensações do Terror nacional, não entendi

      Excluir
  7. Estou ficando por dentro no mundo terror por agora e já estou louco pelo Stephen! Só li Joyland e estou lendo Sob a Redoma...

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani, tudo bem?
    Nunca li nada do Poe nem do Lovecraft (me julgue), mas tenho muita curiosidade. Mesmo eu sendo super medrosa com coisas relacionadas ao terror, é impossível não querer conhecer a escrita deles. Já o King é meu amorzinho <3 Adoro sua escrita, suas histórias, e mesmo eu tendo esse medo não consigo ficar longe. Não é atoa que está entre os principais escritores do gênero né.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  9. Oii,
    Estou super curiosa para ler o Edgar Allan Poe e Stephen King.
    Todos falam tão bem desses autores, que estou muito curiosa.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani!
    Tenho que confessar que horror não é meu estilo literário favorito, sou bem medrosa e fico dias impressionada quando leio algo muito forte. Mas já li vários do Poe e do Stephen King e concordo com você, eles são imbatíveis!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Ainda não li nada dos autores, isso porque não gosto de terror. É um dos poucos gêneros que eu não curto *-* Mas tenho curiosidade de conhecer as obras do Poe e do Stephen King (só uma, na verdade*-*)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oooooi Dani tudo bom?
    Então
    Não sei... Amo filmes de terror, assisti caseiro baseada no Poe mas não conseguiria ler não gente... Medo demais
    Hahaha
    Bjs
    Tay

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Infelizmente não conhece as narrativas dos autores e ainda não tive oportunidade de ler algo, mas recentemente comprei meu primeiro livro do King, "O Iluminado" e estou ansiosa para ler e claro com um certo medo rs' Ultimamente ando procurando livros de terror mas fica aquele medinho lá no fundo sabe rs' mas quero muito ler
    ótimo post!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  14. Oiii de fato grandes nomes!!!!
    Incríveis!!!!
    Mas infelizmente eu não tenho coragem de ler nenhum deles kkk
    Sou muito medrosa... um horror né? kkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Sou medrosa e nunca leio nada do gênero. Apesar disso, o Stephen King é um autor que tenho vontade de ler porque sei que ele brinca com o suspense também.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Adorei o post,terror é um gênero que não leio muito,mas conheço os autores que você citou tem pelo menos um livro de cada que quero ler.

    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? É sempre bom saber que mais pessoas gostam dos mesmos gêneros que nós. Amo livros nesse estilo, mesmo ficando com um pouco de medo depois haha Alan Poe é um dos melhores na minha opinião. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir