segunda-feira, maio 16

(Revelação) #18 Um Livro Marco de Nossa Língua Mãe


Olá doçuras!!

Então, clássicos são complicados, normalmente somos traumatizados na escola por professores que acham que temos toda aquela carga erudita para conseguir entender o que se quer contar, quanto mais gostar daquilo tudo.

Foram raríssimos os livros que li na escola que gostei, na verdade só gostei de um, mas será que agora depois de tanto tempo já estou pronta para encarar um clássico da língua portuguesa?

E para quem ainda está nessa faze escolar, que tal procurar um título que pareça mais agradável para vocês, do mesmo jeito que fazemos com os clássicos mundiais?


Vamos as nossas escolhas?

Dani escolheu:
Os Lusíadas - Luís de Camões
Não tenho uma cultura de ler poesias, e tenho problemas ao lê-las, mas ao mesmo tempo tenho quedinha por poesias épicas, já li algumas como A Divina Comédia, A Odisseia e O Ramayana (este ultimo li uma parte em poesia e outra em prosa) e gostei muito então vou ler esse clássico da língua portuguesa que eu ainda não tive a chance de ler inteira.

Sinopse
A descoberta do caminho marítimo para as Índias por Vasco da Gama é o tema central desta obra poética, mas outros episódios da história de Portugal também são mencionados, sempre glorificando o povo lusitano. De autoria do poeta maior da língua portuguesa, foi publicada pela primeira vez em 1572.


Carol Escolheu:
A Hora do Diabo e Outros Contos - Fernando Pessoa
Depois que li a HQ "A Vida Oculta de Fernando Pessoa" percebi que nunca tive o interesse de ler algo sobre ele, não sei porque, não me atraia. Aproveito esse desafio para conhecer essa pessoa em muitas pessoas. Adorei seus poemas mas um livro só com poesias não sei se ia gostar de ler então escolhi esses que são contos

Sinopse
Depois do baile de Carnaval, numa rua cheia de luar, o Diabo fala com Maria, para quem este é apenas um rapaz mascarado de Mefistófeles. Autodenominando-se “Deus da Imaginação”, a quem Maria deve os seus pensamentos com o Príncipe Encantado, bem como os seus sonhos com o Homem Perfeito ou o amante interminável, o Diabo descreve-lhe as suas melhores criações, o luar e a ironia, explicando-lhe como os crentes tremem do seu nome e as igrejas o abominam. Mas, em vez de impressionar Maria, esta demonstra-lhe a imensa pena que por si sente, e observa a expressão de angústia que perpassa pelo rosto e olhos do homem vermelho, ao deixar de súbito cair o braço que enlaçava o dela.
Refere Teresa Rita Lopes, no posfácio a esta obra, que A Hora do Diabo, juntamente com Fausto, o poema dramático que Pessoa foi escrevendo ao longo da vida, é um dos mais longínquos projectos do jovem Pessoa, correspondendo este texto, não a uma curiosidade literária, mas a um tema que o poeta sempre desejou

A imagem lindinha é do artista Goro Fujita e pode ser encontrado no Chapter 56

Então qual livro que é um marco da nossa língua você já leram e gostaram? Nos conte ^^

16 comentários:

  1. Oi Dani!
    Não li nenhuma das obras, mas já tive recomendações da obra de Camões. É para ler um classico eu preciso ter tempo, devido a linguagem. Demoro muito porque gosto de ler sem perder nada ai. Mas tenho sim vontade de conhecer os dois.
    Um livro marco da nossa lingua que eu indicaria, é o clichê nacional de todo mundo, mas é muito fofo também que é Dom Casmurro. OU então Memórias de um Sargento de Milicias. Ri muito lendo esse livro.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Gente que vergonha estou sentindo, infelizmente nunca li nenhuma das obras que tu citou, o primeiro livro eu tive a honra e oportunidade de estudar na escola, em literatura e está na minha lista de desejados a algum tempo, já o segundo não conhecia e me interessei pela obra.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Eu adoro os clássicos!!!
    Desses que vocês escolheram já li Os Lusíadas. A escolha da Carol não li, mas fiquei interessada. Vou procurar para ler.
    Quando é um livro de contos ou poesias, para não ficar cansativo, sempre leio com outro em paralelo.
    Gostei muito do post.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Confesso que dos livros que a minha antiga professora me fez ler eu não gostei de nenhum, mas, eu li O Cortiço e Vidas Secas e adorei - esses não foram leituras obrigatórias -, e já li Odisseia e Sonhos de uma noite de verão e também amei <3. Dos que você citou tenho muita vontade de ler Os Lusíadas. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oioi! Tudo bem?
    Você disse tudo! Muitas pessoas qdo menores foram traumatizadas pelos classicos na escola, eu acho q sou uma delas, nao sou nada fã de classicos, até leio, mas nao morro de amores.
    Bacana o post, mas ainda sim nao animo de ler nenhum dos livros citados.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Hey! Tudo bem?
    No período escolar, eu tive a chance de conhecer títulos antigos da literatura brasileira. Li alguns, mas uns também nem me deram vontade de continuar, por causa da escrita arcaica e de umas situações que não faziam muito sentido, apesar de sempre gostar das críticas que vinham nas entrelinhas.
    Só conhecia o primeiro citado, mas nunca li. Creio que se os professores deveriam focar em querer saber o que interessa ao aluno leitor, não querer forçá-los a ler um livro confuso, dizendo que é obrigação conhecer os clássicos :c
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Tudo bom?
    Confesso que nunca li os livros que era obrigada na escola, ler sempre foi um prazer tão grande para mim, mas na base da obrigação realmente não rola para mim!
    Mas prometi a mim mesma que esse ano eu leria mais clássicos, nem que seja um!
    Vamos ver se eu consigo...
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Não me leve a mal, mas do post inteiro o que mais gostei foi da imagem da tartaruga lendo... Eu amo quelônios, sou uma completa apaixonada, e não resisto a essas imagens. Mas voltando ao que interessa, achei bem bacana a ideia do post, mas eu sou uma leitora de clássicos desde sempre por prazer. Então pra mim isso é super fácil. Gostei das escolhas. Agora mãos à obra.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei bastante da sua postagem, comecei ler 'Os Lusíadas' uma vez, mas desisti...não pelo livro em si, mas pelo meu exemplar. Ganhei ele do meu pai, ele comprou em um sebo, o livro está muito velho e só de abrir o livro eu fico o dia todo espirando, ai não rola. Vou tentar encontrar uma versão mais nova e ai quem sabe prossiga com a leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. ótimas indicações!
    Porém eu penso que a Escola, já que quer que o aluno leia, deveria abrir um leque de opções maior, com livros contemporâneos....se queremos incentivar...né????

    ótimo post

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Já li os Lusíadas na escola, mas li uma versão mais nova, em prosa. Acho que, de todos clássicos que li, só gostei de Capitães de Areia, O Cortiço e o melhor de todos, Inocência, de Visconde de Taunay, que quase ninguém fala, mas é lindo. Uma pena que a escola, ao mesmo tempo que tenta nos ensinar, meio que nos aliena, porque parece que se não lemos esses clássicos, é como se não fôssemos inteligentes o suficiente, nos tornaremos menos inteligentes. Enfim, não sinto falta dessa época.

    ResponderExcluir
  12. Agora você me pegou... com certeza tive de ler alguns na escola, aaanooos atrás, mas lembrar, não lembro mesmo. Mas tem um clássico que eu gostaria de ler hoje, só que não é daqui, que é o Dom Quixote. ^^

    ResponderExcluir
  13. Oi..
    Comecei a ler os lusiadas, mas faz muito tempo..
    lembro que não terminei..
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Dani!!!
    Eu não sou fã de clássicos da nossa literatura por causa da época de escola que era forçada a ler livros que não me interessava, porém tem dois livros que eu tenho em casa e ganhei da minha mãe que me fazem dar ás vezes uma chance para os nosso clássicos que é "A Moreninha" e "Iracema".
    Os Lusíadas eu li na época de escola, porém poesia não é meu forte rsrsrs
    Boa sorte com esse desafio de vocês =)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Então, espero que gostem da leitura, há um bom tempo que não leio nenhum classico

    ResponderExcluir
  16. Adorei os livros escolhidos! O problema da escola é que obriga os jovens a lerem livros para os quais eles, geralmente, não estão prontos. Se lessem em um outro momento talvez gostessem.

    Tatiana

    ResponderExcluir