segunda-feira, junho 20

(Resenha) #18 A Hora do Diabo e Outros Contos

Fernando Pessoa
A Hora do Diabo e Outros Contos
Editora Bestiário
Contos

"-É a lei da vida, minha senhora. O corpo vive porque se desintegra, sem se desintegrar demais. Se não se desintegrasse segundo a segundo, seria um mineral. A alma vive porque é perpetuamente tentada, ainda que resista. Tudo vive porque se põe a qualquer coisa. Eu sou aquilo a que tudo se opõe. Mas, se eu não existisse, nada existiria, porque não havia a que opor-se."
Nunca tinha lido nada de Fernando Pessoa, até que comprei a HQ  A Vida Oculta de Fernando Pessoa, tem entrevista com autores aqui, e comecei a procurar mais sobre as obras dele. Ele é conhecido principalmente por seus poemas, escrito por vários heterónimos, mas também foi um grande tradutor.



Como não gosto muito de ler um livro só de poesias, achei alguns contos de sua autoria para esse desafio. Vamos ao livro então!

O conto que mais me agradou dessa coletânea foi justamente o que dá nome ao livro, "A Hora do Diabo". Nele uma senhora sonha com o Diabo e eles conversam sobre Deus. É um texto bem reflexivo e a linguagem não chega a ser difícil, me lembrou Poe um pouco menos rebuscado.

Nesse livro são 7 contos que não se interligam e de gêneros variados, indo de filosofia com o Diabo até uma discussão política em uma farmácia. Alguns contos eu sinceramente não gostei, principalmente os que tinham política, achei meio confuso, um deles fala sobre o Golpe do Generais de 18/04/1925 em Portugal que eu não conhecia, então fiquei meio perdida.

Não sei se foi impressão mas lendo o #Desafio12MesesDePoe achei esses contos a cara de Poe em seus textos mais "estudiosos" como o "Demônio da Perversidade" e "A Revelação Mesmeriana".

Bem indico pra quem gosta de contos, e quem quer conhecer bons autores portugueses e que nunca leram Fernando Pessoa.

— Eu sou de facto o Diabo. Não se assuste, porém, porque eu sou realmente o Diabo, e por isso não faço mal. Certos imitadores meus, na terra e acima da terra, são perigosos, como todos os plagiários, porque não conhecem o segredo da minha maneira de ser. Shakespeare, que inspirei muitas vezes, fez-me justiça: disse que eu era um cavalheiro. Por isso esteja descansada. Na minha companhia está bem. Sou incapaz de uma palavra, de um gesto, que ofenda uma senhora. Quando assim não fosse da minha própria natureza, obrigava-me o Shakespeare a sê-lo. Mas, realmente, não era preciso.

19 comentários:

  1. oiii, eu já li algumas obras do Fernando, mas confesso que não faz meu tipo, muito menos os contos, então essa dica deixarei passar, mas irei indicar a uma amiga que gosta muito de contos, parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu nao curto muito livros com contos, entao nao sei se leria o livro. O fato de ter alguns com teor politico tbm me desagradariam um pouco, ficar boiando nao eh algo mt legal tbm... rsrs

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do autor, nem conhecia essa sua obra. Achei interessante, porém não sei se leria, não me empolgou totalmente! Gostei muito da resenha :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá gosto de Fernando Pessoa e de Poe.
    Dica anotada. Sua resenha está ótima.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de contos e crônicas mas, sinceramente, esse livro eu não leria. Embora sejam contos de gêneros variados, acredito que não me agradaria da leitura.

    ResponderExcluir
  6. Fernando Pessoa? Sem comentários, só digo que eu quero esse livro, amo o autor e tenho alguns livros dele. Amo contos e crônicas. Amei tudo e só quero esse livro hj rs.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Caroline, tudo bem?
    Fiquei chocada porque realmente não conhecia esse conto <3 e com toda certeza quero realizar a leitura, além do mais a capa está incrível, amei a resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem?
    Conheço o autor e toda a sua fama mas ainda não li nenhuma publicação dele e também não conhecia esse livro. Não leio muitos contos, apesar de gostar, mas fiquei curiosa como esse que intitula o livro: uma mulher e o diabo conversando sobre Deus em um sonho?! é no mínimo bem original haha.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Infelizmente não curto muito contos, mas a obra em si parece ser interessante. Quem sabe futuramente eu venha a aderir essa leitura?

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu não sou de ler contos, mas tenho muita vontade de conhecer as escritas de autores como ele. Parece ser interessante. Talvez eu não goste de todos, mas quero muito ler =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu já li algumas coisas do Fernando Pessoa, mas nunca nenhum conto. Achei bem interessante essa obra e já vou colocar na minha lista de futuras leituras. Fiquei com vontade de conferir a escrita do autor em um outro gênero sem ser poesia.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi..
    Esse post me trouxe uma lembrança, li um livro do Fernando Pessoa e amei, faz um tempo já, mas o problema é que não lembro mais o título e gostaria muito de reler..
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Muito legal a sua resenha... eu li Fernando Pessoa quando estava no colégio para o vestibular e confesso que não tive muita afinidade com o autor não. Contudo, não conhecia esse conto, e para falar a verdade novamente, não curto muito contos também hahaha
    Então isso hoje definitivamente não é para mim.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu também nunca li nada de Fernando Pessoa. Acho que começando com contos é melhor, pois são histórias pequenas. Os contos de política acho que não me agradaria também, mas só lendo para saber.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Faz tempo que não leio contos, mas posso dizer fiquei interessada em ler o conto que te agradou. Vou anotar aqui na minha lista o nome do livro e grifar "A Hora do Diabo". Eu gosto de Fernando Pessoa e acredito que vá ter outros contos que poderei gostar nesse livro.
    Adorei o post.
    Abraços
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  16. Já li muita poesia de Fernando Pessoa (amo!), mas esse livro eu nunca tive a oportunidade de ler. Parece-me fantástico, certamente farei essa leitura em algum momento. Também não conheço a HQ, vou dar uma olhadinha lá no link. ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Nunca li nada de Fernando Pessoa... que vergonha rsrs
    Não gosto muito de ler livros que contem contos, eu sempre quero mais e acho que sempre falta alguma coisinha
    Tb não entenderia muito desses contos de política, ia me perder fácil rs
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Apesar de eu gostar de Fernando Pessoa, prefiro ler o trabalho dele na internet, aos poucos. Livros de contos me cansam, não é uma leitura que flui pra mim.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, adoro contos e não conhecia essa obra. Adorei a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir