segunda-feira, junho 13

(Resenha) #18 Os Lusíadas

Os Lusíadas
Luís de Camões
Poesia

As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;

No nosso desafio de Marco de Nossa Língua Mãe, escolhi essa poesia épica que sempre quis ler inteira, na escola, basicamente não tive aulas de português no 1º ano do ensino médio, mas mesmo assim consegui ter acesso em livros de literatura a trechos do texto junto de analises dos mesmos.

A epopéia conta a histórica viagem da Frota de Vasco da Gama às Índias, entremeada com as coquistas e a 'gloriosa' história de Portugal, seguindo um estilo homérico, os deuses são íntimos dessa história ajudando ou dificultando a viagem dos nossos 'valorosos' heróis lusitanos.

Não sou uma especialista, ou grande apreciadora de poesias, li muito poucas, ainda mais com as grandes epopeias sendo adaptadas em prosa, e mesmo lendo A Divina Comédia e A Ilíada em verso, não me sinto a vontade de comentar a obra como uma poesia, então nada de "esta obra é formada por estrofes de oito versos decassílabos de esquema A-B-A-B-A-B-C-C" ou sobre as 'metáforas do homem renascentista' por aqui, mesmo porque aqui no blog costumamos nos ater mais aos nossos sentimentos sobre o que lemos.

Quando comecei a ler fiquei perdida! Então parei e liguei o módulo "Atenção Máxima", ler Os Lusíadas não foi fácil, o texto é bonito, mas como li o original em português de Portugal, com palavras arcaicas e eruditas, o que assusta (e muito), então se não estiver bem concentrado, você vai se perder.
Já finalmente todos assentados
Na grande sala, nobre e divinal;
As Deusas em riquíssimos estrados,
Os Deuses em cadeiras de cristal,
Foram todos do Padre agasalhados,
Que com o Tebano tinha assento igual.
De fumos enche a casa a rica massa
Que no mar nasce, e Arábia em cheiro passa. 

Achei muito interessante conhecer um pouco mais da história de Portugal, na passagem em que Vasco da Gama fala ao Rei de Melinde. Também gosto muito da passagem em que os marujos de vigília decidem contar histórias e casos, então um deles resolve contar uma história de amor, gostei dessa passagem porque deu humanidade a história, que com tantos adjetivos poderia tornar seus personagens heróis autômatos.

É uma pena que EU ainda não estava preparada para ler essa obra, como disse o livro exigiu a mais completa atenção, e como vocês sabem nosso País está em uma situação em que não consigo ficar indiferente, então o noticiário acabou me distraindo, e várias vezes me vi perdida sem saber onde eles estavam ou mesmo o que estava acontecendo, é muito triste.

É claro que indico para todos os amantes de poesia ou não, indico para mim também, porque vou querer ler novamente, dessa vez com mais calma e atenção, quando estiver em um clima melhor, também penso em procurar edições comentadas ou mesmo em prosa.



21 comentários:

  1. AH que coisa mais linda!!!! Eu vibro demais quando vejo blogueiros resenhando livros de escritores tão honrados. Os Lusíadas é lindo. Adoro muito a obra de Camões.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de livros, contos e poemas clássicos e me lembro de ler Os Lusíadas no colégio, há uns 15 anos. Gosto muito e é realmente uma pena que você não estava no momento certo para realizar essa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Certa vez vi Leandro Karnal discursar sobre os classicos e algo que ele disse eu concordo totalmente: Nem todo classico foi escrito para ser usado nos colegios. Que devemos ser incentivados a le-los eh um fato incontestavel, mas existem graus de maturidade para que seja entendido tudo que esta la. Eu gosto muito ler classicos, mas fui criada numa casa onde meus pais os liam e discutiam sobre isso diante de mim, entao criei certo entendimento sobre algumas coisas. Quando li Os Lusiadas nao curti muito, divaguei demais tbm e nao pretendo ler novamente tao cedo... meu pai eh totalmente apaixonado por essa obra, mas pra mim so depois de certa idade pra tentar uma releitura, agora com toda certeza ainda ficaria viajando em algumas coisas.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  4. oi, não conhecia o livro, vou pesquisar um pouco mais sobre ele, mas acho que vou adorar a leitura dele haha

    ResponderExcluir
  5. Oi, Daniele
    Um desafio e tanto mesmo ler ainda na versão original. Eles são lindos mesmo, mas bem difíceis. Tenho vontade de ler o livro, mas acho que não faria esse leitura no momento.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Confesso que não tenho o hábito e nem gosto muito ler poesias, mas admiro sua coragem em ler a obra no idioma original, que apesar de ser o que originou o nosso tem grandes diferenças.
    Uma pena que não tenha sido o momento certo para o ler, mas quem sabe em uma próxima vez?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    O único contato com clássicos que tive foi na época da escola. Eu não me interessava tanto por causa da escrita que para mim era um desafio a parte e sempre me cansava, mas tive uma professora incrível que me fazia ter muita curiosidade com TODAS as obras. Com certeza eu vou querer ler em algum dia, talvez mais na frente quando eu tiver uma bagagem literária maior =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oiii Daniele, tudo bem?
    Eu meio que dei uma lidinha por cima da sua resenha, pois este livro está na minha lista de queridinhos e desejados da vida, como futura professora de letras e literatura será uma leitura obrigatória, então estou me preparando emocionalmente huahauahu tenho um amor por esse livro, além do mais, está incrível sua resenha <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi, oi!
    Também não sou muito fã de poesias, tem umas que são, para mim, difíceis de serem compreendidas. Você até citou A Divida Comédia e essa é uma obra que eu tenho muita curiosidade, mas sei que será difícil. Mesmo assim, sempre acho válido sairmos da nossa zona de conforto e você está de parabéns pelo desafio cumprido.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Oi..legal a sua resenha...sabe eu não gosto desse tipo de literatura, acho que é pq eu cresci lendo o estilo e meio que enjoei, além disso também não sou lá muito fã de poesias....
    mas sua dica está legal para quem gosta do estilo, que não é pouca gente...

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie,

    Gostei muito da sua resenhas, mas não sou fã de poesias, não sei se foi por ter lido por obrigação na escola ou se ainda não consegui ler um que me conquistou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu tenho esse livro, mas escrito em prosa, o que é muito melhor pra mim, já que não curto poesias. Li na escola mesmo, mas confesso que prefiro outros clássicos, mas eu gosto mesmo é da lenda envolvendo os manuscritos desse livro!

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Não tenho costume de ler poesia, quase não leio.
    Também tenho certa dificuldade de compreender o que o autor quer passar, tenho que ler com bastante atenção
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Fiquei curiosa com sua resenha. Eu sou estudante de letras e sempre recebo indicaçõe desse gênero. Eu espero ler em breve.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  15. Oioi! Tudo bem?
    Nossa, eu acho que nao teria esse animo para ler Os Lusíadas, nao gosto de poesias e acho que ficaria entendiada.
    Amo historia, inclusive quase fiz na faculdade, e foi a parte que me chamou a atenção no livro, pois se conhecer um pouco mais sobre Portugal.
    Legal o post, mas nao leria infelizmente.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  16. Uau! Que escolha maravilhosa, hein! Esse é um clássico dos clássicos. Pena que seja tão pouco lido atualmente. Parabéns pela escolha, amei a sua resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Só li a obra em partes, e muitas delas foram no colégio. Tenho vontade de ler inteira, muito mais de ler uma edição comentada - mas o tempo é tão curto e a lista é tão grande que eu sempre vou adiando a leitura de vários classicos que tenho vontade de conhecer.
    acho que deve ser interessante, mas bem mais complicado ler no original, por causa das palavras arcaicas e tal, mas mesmo assim, deve ser incrível :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  18. Ola Dani amei a resenha e me fez lembrar que há tempos não leio uma poesia, ainda mais sendo clássico como esse, a capa está linda e toda poesia é um bálsamo a alma. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Oie!!
    Que livro!!1 *_*
    Eu não sou muito fã de clássicos... mas eu por conta da escola tive que ler essa obra e ela é muito linda, apesar de difícil.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Oi linda,

    Camões foi o primeiro escritor português que conheci e que permeou toda minha escrita poética e algumas vezes releio a obra só para matar a saudade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá Dani!!!
    Eu não sou muito fã de poesias e quando penso em Lusíadas lembro da minha época de escola, então não me empolgo tanto. Mas fico feliz que você queira relê-lo e conhecer mais a obra :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir