quarta-feira, maio 24

(HQ) Os Irmãos Karamazov

Título: Os Irmãos Karamázov em quadrinhos
Autor: Fiódor Dostoiévski
Gênero: romance, mangá

"O inferno é não confiar."
Oiiiee pessoal, hoje venho apresentar um dos quadrinhos da coleção mais amorzinho da Editora L&PM Pocket trouxe para cá, os Clássicos em Mangá (estilo de história em quadrinhos japonesa).

Essa adaptação resume a clássica história entre os irmãos:
Dimitri,  impulsivo e esbanjador; Ivan, estudioso, anarquista e ateu e Alieksiéi (Aliócha), carinhoso e fiel. E o pai Fiódor, mulherengo e ganancioso. Eles todos se reúnem para que o pai comunique que pretende se casar novamente e Diminitri descobre que essa noiva é a mesma mulher por quem ele está apaixonado, Grúchenhka, mesmo já sendo noivo de outra mulher, Katerina, que seu irmão Ivan amava. Mas a paixão de Dimitri por Grúchenhka força uma batalha entre ambos, onde não só uma vez Dimitri diz que irá matar seu pai. De fato Fíodor morre, e quem o matou? Dimitri claro é a maior suspeita. 


Em paralelo com essa novela romântica trágica temos os outros dois irmãos um ateu outro noviço, então podemos esperar, mesmo que superficial comparado ao livro, momentos filosóficos, psicológicos e religiosos. Que formam os meus favoritos.

"A consciência, essa sim, é a presença de Deus dentro de nossos corações. Os homens podem até não conseguir se perdoar, mas ainda sim, ei acredito nos homens, assim como acredito em você, meu irmão"

Essa coleção é produzida pela editora japonesa East Press, e pelas páginas que deixei aqui no post, pode-se ver que o traço é muito divertido e leve em  algumas folhas, mas tem outras que são bem detalhadas.  Quanto a fidelidade da adaptação eu não sei dizer se está muito fiel, pois não li o livro ainda, se alguém já leu ambos diz aí nos comentários o que achou =)

Acho que essa é uma experiência muito válida para conhecer alguns livros que podem assustar um pouco por causa do número de páginas ou da linguagem mais rebuscada, ou para quem gosta da obra e quer relembrar, estudar ou comparar, super indico!


11 comentários:

  1. Nunca fui muito fã de quadrinhos, mas acho que está cada vez mais conquistando um publico adulto, ainda mais com as adaptações de livros. Me parece que ainda está muito limitado ao consumidor masculino, mas acredito que com essa tendência novas histórias se desenvolvam para novos publicos. Já pensou 50 tons em HQ? hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luisa, não é muito difícil não, é que as editoras de mangas aqui no brasil tendem a trazer mais mangas votados para o meninos (Shonen) mas no japão é tudo bem segmentado, e eu sei que vários romances Harlequin são publicados em forma de quadrinhos no Japão e são mangas focados nas moças (Shojuo - meninas de 12 a 15 até 17 anos e Josei o nosso YA) o problema é algo assim ser publicado por aqui. Mas nunca se sabe né?

      Excluir
  2. Oie! Não conhecia essa HQ em que eles retomam aos clássicos que eu tenho super preguiça de ler exatamente pelos motivos que você cita na resenha, por serem longos e com linguagem rebuscada, e nas HQ eles adaptam fe uma forma que você veja a imagem e nao precise ler tanta coisa... mas confesso que nao sou fã de HQ, mas mais por não ter a cultura de ler quadrinhos, nem quando pequena eu os lia... enfim a ideia é muito legal! Vou ficar de olho para ver se me algum me chama atenção para dar uma chance!

    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol! Nossa, a história parece ser muito interessante. Eu ainda não li o clássico, mas espero ler um dia e depois, com certeza os quadrinhos para comparar haha. Fiquei bem intrigada com essa guerra entre os irmãos e o pai, sem falar do assassinato. Parece ser uma história bem viciante, espero ler um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, que edição linda!
    Sou apaixonada por quadrinhos e já quero esse com certeza!!
    Adorei a dica!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Infelizmente, ainda não li essa obra kkk gostaria de ler por se tratar de um grande clássico, mas confesso que essa HQ, apesar de linda, não me chamou muito a atenção, já que não curto quadrinhos.
    Acredito que seria bom ler depois de finalizar a obra original, mas no momento não é algo que eu leria.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Confesso que até pouco tempo não tinha o costume de ler HQs, mas depois de um evento que fui sobre HQ fiquei encantada com esse mundo. Vou anotar a dica e ler assim que possível!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Amo quadrinhos e adoro quando um clássico é adaptado nesse formato, pois acho que é uma maneira muito eficaz de atrair um público que normalmente não leria tal obra. Essa em particular me despertou o interesse justamente por ser de um livro que não consegui terminar. Quem agora, nesse formato eu finalize a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Já li outros mangás, mas eram para adolescentes. Ainda não tive o prazer de encontrar a adaptação de um clássico. Você sabe se tem Os Três Mosqueteiros? Seria um que eu correria atrás sem pestanejar. Gostei dos traços e gostei de saber que é a forma de desmistificar um clássico e torná-lo acessível para o público. Bela indicação!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu li Os Irmãos Karamazov quando tinha 16, quase não lembro da história, mas lembro que gostei muito. Versão quadrinhos com certeza será tão boa quanto o livro (li o publicado pela editora 34).

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Eu nunca li nada relacionado ao livro e tbm não tenho o costume de ler HQs, mas eu gostei de ver o traço (obrigada por postar) e o enredo parece ser bem bacana. Sua resenha ficou ótima, como sempre...

    Beijinhos,

    ResponderExcluir