segunda-feira, julho 27

(Dicas) #4 Livros com Número no Título


Como já falei aqui , muitas vezes a gente não presta lá muita atenção no título do livro, a menos que ele te marque muito. Quando pergunto para alguém se já leu um livros com número no título ele sempre para para pensar nunca respondendo na lata, então vou dar umas diquinhas de livros que tem um número na capa.


Eu também considero os número por escrito, números romanos, afina é só uma forma diferente de se grafar.



A primeira dica é logo de uma autora, Agatha Christie ( Ahh como eu gostaria de escrever como você) tem vários livros com números grafados no títulos, A Terceira Moça (que eu gosto muito), Os Cinco Porquinhos (Suspense Policial epistolar), O Caso dos Dez Negrinhos ( que teve o título modificado para E Não Sobrou Nenhum, mas eu considero mesmo assim), Hora Zero, Cem Gramas de Centeio, Os Quatro Grandes, Três Ratos Cegos e Outras Histórias, Treze a Mesa, em fim quer um livro com números no título que tenha uma história gostosa, envolvente e que acaba rapidinho é só procurar pela Rainha do Crime que você não vai se arrepender.





Esse é um livro que gostaria muito de ler, gosto desse tipos de narrativa, romance jornalistico



Cova 312 - Menos de dois anos depois de seu surpreendente bestseller de estreia, “Holocausto brasileiro”, Daniela Arbex volta com mais um livro corajoso e revelador. Escrito como um romance, nele se conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante politico, sumiram com seu corpo e forjaram um suicídio. Daniela Arbex reconstitui o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. E continua investigando até descobrir seu corpo, na anônima Cova 312 que dá título ao livro e ainda apresenta uma revelação bombástica para mudar um capítulo da história do Brasil. Uma história apaixonante, cheia de mistério, poesia, tragédia e sofrimento. O prefácio é assinado pelo escritor Laurentino Gomes, da trilogia 1808, 1822 e 1889, leia um trecho, “O tema pode parecer pesado e, como trata de episódio ainda mal resolvido da história recente brasileira, difícil de digerir. Seria assim, não fosse a capacidade prodigiosa de Daniela Arbex de transformar histórias trágicas em uma narrativa fluida, atraente, poética e, em alguns momentos, até divertida...”


Mais livros com detetives, dessa vez um clube de mulheres contra o crime, todos os livros dessa coleção tem números no título


1º a Morrer - Em uma narrativa de tirar o fôlego, James Patterson nos apresenta Lindsay, Claire, Jill e Cindy, as integrantes do Clube das Mulheres Contra o Crime. No primeiro livro da série, o desafio desse grupo é investigar a identidade de um serial killer que assassina homens e mulheres que acabaram de se casar. 

O ponto de partida da narrativa é o brutal assassinato de um jovem casal em lua-de-mel num hotel cinco estrelas de San Francisco, crime que, com pequenas variações, se repete em duas outras cidades norte-americanas, deixando claro que se trata do trabalho de um assassino em série. Indignadas com a ação empreendida pela polícia no caso, quatro mulheres destemidas - a inspetora de homicídios Lindsay Boxer, a médica legista Claire Washburn, a repórter policial Cindy Thomas e a assistente da promotoria Jill Bernhardt - resolvem unir forças para descobrir e prender o assassino. Assim nasce o Women’s Murder Club, ou Clube das Mulheres contra o Crime, desvendando crimes entre uma margarita e outra e altos papos sobre comida, homens e sexo. 


Um livro que vai virar filme pelas mãos de Spielberg, é considerado o livro mais geek de todos os tempos alem de ser cheio de referencias dos anos 80.

Sinopse 

Jogador Nº 1 - Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.

Clássico da literatura latino-americana. 


Cem Anos de Solidão - Neste, que é um dos maiores clássicos de Gabriel García Márquez, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía – a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo. Para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda vemos em suas páginas o que por muitos é considerado uma autêntica enciclopédia do imaginário, num estilo que consagrou o colombiano como um dos maiores autores do século XX.

Como sempre acabo fazendo, tem um Stephen King, aliás esse é O meu Favorito. Outro livro  de King com números no título com Novembro de 63.


Quatro Estações - Histórias de Stephen King que se transformaram em sucessos de Hollywood. Publicado originalmente em 1983, o livro faz parte da série de relançamentos de obras esgotadas de Stephen King, reeditadas em novo formato pela Objetiva. Em Quatro Estações, o leitor tem a oportunidade de conhecer uma outra faceta do mestre do suspense, Stephen King. São quatro histórias bem diferentes do universo habitual do autor, mas com a mesma marca de excelente contador de histórias que ele conquistou ao longo de sua carreira. King constrói narrativas baseadas no dia-a-dia de personagens comuns e mostra sua habilidade em criar demônios, mas sob uma nova perspectiva: eles aparecem de modo subliminar, povoando a natureza humana. Em "Primavera eterna - Rita Hayworth e a redenção de Shawshank", o escritor toma a injusta condenação de um homem à prisão perpétua como ponto de partida para falar sobre o desejo de liberdade. A adaptação para as telas do cinema - com atuações de Tim Robbins e Morgan Freeman - fez grande sucesso sob o título Um sonho de liberdade. Já a perda da inocência é retratada por King em "Verão da corrupção - Aluno inteligente", que descreve a estranha relação entre um velho torturador nazista e um rapaz de apenas 13 anos de idade fascinado pelo terror do III Reich. A novela chegou às grandes telas como O aprendiz. Na trama seguinte, "Outono da inocência - O corpo", o autor dá novos contornos ao tema do rito de passagem da juventude para a maturidade, utilizando-se das reações de um grupo de adolescentes confrontados com a morte ao se verem diante de um cadáver. A história se transformou no filme Conta comigo, revelando atores como River Phoenix, Corey Feldman e Kiefer Sutherland. Vida e morte voltam a aparecer na quarta e última novela, "Inverno no clube - O método respiratório", que relata a luta de uma jovem para conceber seu primeiro filho a qualquer custo. Em Quatro Estações, King, o mestre do terror americano, se distancia do sobrenatural e mergulha no dia-a-dia de personagens comuns, comprovando mais uma vez seu talento como um dos melhores ficcionistas da literatura contemporânea.

Nesse Desafio acabei já lendo um livro com número, foi o 1984 do George Orwell, que por sinal é ótimo e já tem resenha aqui no blog, para conferir é só clicar aqui.

E você já leu um livro com número no título? Fale para gente aqui nos comentários.

Beijão e até a próxima o/

2 comentários:

  1. Tem 1808 e 1822. Mas nunca li, que eu lembre.
    Segue meu blog?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho muita vontade de ler a trilogia do Laurentino Gomes, sempre achei muito interessante livros com cunho histórico e sempre achei q o brasil era meio pobre nesse sentido e o Laurentino fez isso, agora só falta eu tomar vergonha e comprar os livros.

      Excluir