segunda-feira, julho 11

(Resenha) #19 O Último Desejo

O Último Desejo - A Saga do Bruxo Geralt de Rívia - Vol. 1
Andrej Sapkowski
Editora: Wmf Martins Fontes
Fantasia
– Em cada conto de fadas há um grão de veracidade – disse baixinho o bruxo. – Amor e sangue. Ambos possuem um poder colossal. Os magos e outros estudiosos se debruçam sobre esse fenômeno há anos, mas não chegaram a resultado algum, exceto à convicção…
– Convicção de quê, Geralt?
– De que o amor tem de ser verdadeiro.
O Último Desejo é o primeiro de quatro, da saga Bruxo Geralt de Rívia, que deu origem ao jogo The Witcher e recentemente ao boardgame de mesmo nome.

Geralt é um bruxo, quando criança seu destino veio a porta e ele assumiu um duro treinamento, até se tornar praticamente um mutante, com uma força descomunal e capaz até de enxergar no escuro, contudo ele só se permite matar monstros, e segue firme em seu código de conduta. Ele vive de matar monstros, criaturas sobrenaturais como orcs que assolam as mais diversas regiões, recebendo as suas recompensas que geralmente são apenas uns trocados. Apesar da força e da ética ele não costuma ser muito bem vindo e assim como faz amigos também faz muitos inimigos.



Erros? É claro que cometi, mas sempre me mantive fiel às regras. Não, não às de um código. Volta e meia usava o código como justificativa. As pessoas apreciam isso. Quem possui um código e se guia por ele é mais respeitado e levado a sério.
-Não existe código. Nunca foi elaborado um código de bruxos. Simplesmente inventei um, ao qual sempre me mantive fiel...

O livro é escrito com uma história de fundo com o nome de Último Desejo que vai interligando os contos, aventuras vividas pelo bruxo não necessariamente em ordem cronológica. A linguagem é dinâmica e muito divertida, apesar de Geralt ser bem sério dei muitas risadas com ele e com seu amigo trovador Jaskier.

O que eu gostei foi do universo em que se passa essa série, e as referencias a contos de fadas, todos bem macabros por sinal. As criaturas fantásticas, lugares, tradições, não é um Tolkien mas Andrej conseguiu desenvolver um ótimo cenário.
Fialka, filha de Evermir, que fugiu da torre usando suas tranças como corda e hoje aterroriza o Velhad Setentrional. Bernika de Talgar, libertada por um príncipe idiota que, cegado, está trancado numa masmorra, enquanto a visão mais comum em Talgar é a de uma forca.


Já quero ler a continuação já que o livro termina puxando pra sequencia!
Indico pra quem gosta de fantasia fantástica, aventuras e ação e pra quem já jogou o jogo e gostou.

Como não sou de jogos modernos, talvez jogue o boardgame =)



Jogo

Boardgame


19 comentários:

  1. Opaaaa

    Adorei esse livro gente! Puxa é bem o estilo que eu gosto. Além disso a tua resenha está maravilhosa 💓

    Fiquei encantada com a premissa

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Eu não sou muito de fantasia fantástica mas esse livro despertou minha curiosidade, eu gosto quando a escrita é dinâmica e divertida. Já vou anotar aqui.
    Gostei da capa também!

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, quando comecei achei que seria bem sério, como costuma ser esses livros de heróis, me surpreendi com o humor do autor, espero que goste também =)

      Excluir
  3. Olá,

    O meu namorado adora o jogo e por isso fico curiosa em saber mais sobre a história. Gostei muito do enredo da obra e acho que tentar convence-lo a me dar um haha.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, meu marido também gosta do jogo, mas do boardgame! Tomara que consiga convence-lo, boa sorte =D

      Excluir
  4. Oie
    Meu namorado e meu primo adoram esse jogo, não entendo nadinha, mas acho que faz parte kkk
    Gostei da história do livro, mas pra falar a verdade, mesmo gostando muito de histórias de bruxos, acho que esse livro não faz muito o meu estilo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  5. Ja curti! Que ultra esse livro e o jogo também. Vou tentar procurar esse livro aqui na minha cidade, mas creio que vá encontrar e com certeza vou querer ler. Achei fantástico sua resenha, esse jogo aí vai ser top pra um final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    EU não sabia que até tinha um game baseado na história do jogo, e confesso que o livro me chamou a atenção pela capa. Fiquei bem curiosa para conferir essa trama, e acredito que vou gostar muito dessa leitura. O bom é que vou comprar todos que já sairam, assim leio na sequencia.

    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu já li livros desse estilo e gostei muito, alguns me decepcionaram, mas outros foram muito bem escritos e valem muito a pena! Eu conheço um pouco sobre o jogo e vou anotar sua dica! Fiquei com vontade =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi, oi, oi.
    Jogos de tabuleiro são bem legais mesmo, eu gosto bastante. Agora o livro eu passo, não é muito a minha praia essa coisa de bruxos rsrsrs. Mas com certeza deve ser bacana para os fãs do jogo, ter o livro pra ler a história.
    Bjks
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, apesar da ótima resenha, bruxos não faz muito meu gênero, ainda mais jogos, o máximo que eu jogo é candy crush. mas para quem gosta deve ser maravilhoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oiii Caroline, como vai?
    Eu sou completamente apaixonada por bruxos, mas essa obra de alguma maneira não despertou meu interesse o tanto que eu gostaria, então com isso eu pularei a dica. Mas, fico imensamente contente que você tenha gostado da obra dessa maneira.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oie
    que legal sua resenha, acho que ainda não conhecia o livro mas parece ser bem legal apesar de não ser um enredo que chame tanto minha atenção, quem sabe uma hora eu arrisque

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Eu não gosto muito de livros nesse gênero, tenho medo sabe???
    Ia ler aterrorizada, então agradeço a indicação e vou passar
    Se é uma série, os outros livros devem ser do mesmo estilo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não curto muito esse tipo de premissa porque nunca consigo me ligar à história. A capa é bonita, mas ainda assim é uma história que não me chama a atenção. Parabéns pela resenha, os fãs do gênero com certeza vão amar!

    ResponderExcluir
  14. O livro tem uma história tirada de um jogo?Entendi direito?Se sim, isso é bacana, os fãs do jogo ou de games irão amar.Eu adoro livros de fantasia assim, mas esse não conseguiu chamar a minha atenção, mas que tudo que você curtiu tanto assim e que a continuação seja melhor ainda.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, foram os livros que inspiraram o jogo. Como não joguei, não posso dizer o quanto é semelhante, mas se for parecido deve ser ótimo. Conheço muita gente que gosta, mas eu prefiro ler mesmo =)

      Excluir
  15. Oi!
    Não conheço o jogo, depois vou pesquisar por ele aqui na net..
    Sabe, mesmo não gostando de fantasia eu acho que gostaria desse livro, as citações que você colocou aqui são sensacionais.
    "– Convicção de quê, Geralt?
    – De que o amor tem de ser verdadeiro."

    Amei!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Li a sinopse do terceiro livro e achei interessante. Só depois é que fiquei sabendo que o que tinha lido era o terceiro e que tinham quatro livros. Não é normal eu ler livros nesse estilo, mas alguns ganham a minha atenção e eu arrisco. E agora ele tem jogo o que eu acho que será muito interessante também.
    Vou dar uma chance ao livro e espero gostar da leitura :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir