sexta-feira, maio 26

(Crônicas Vampirescas) Memnoch

Título: Memnoch
Autor: Anne Rice
Gênero: Drama, Sobrenatural
Editora: Rocco
Especial: As Crônicas Vampiresca

Sinopse:
Nas suas quatro primeiras crônicas vampirescas, Anne Rice evocou para nós mundos que são fantásticos e distantes, tornando-os vibrantes, reais e imediatos com o nosso. Agora, em Memnoch, seu romance mais ousado e misterioso, ela nos leva, com Lestat, até o mundo mítico que é mais importante para nós — o território da própria teologia.

Olá pessoal.
Mais um mês e mais um livro das Crônicas Vampirescas para por aqui, o último livro não tinha me animado muito, será que este conseguiu me agradar mais?
— Lestat, preste atenção. Você precisa me dizer do que está falando. Nunca oouvi admitir com tanta presteza que estava com medo. Você usou a palavra medo. Nãopense em mim por enquanto. Esqueça-se da vítima e da moça. O que estáacontecendo, meu amigo? Quem está atrás de você?  
Novamente teremos Lestat contando suas aventuras pelo mundo, dessa vez ele decidiu que queria se alimentar de um poderoso traficante louco por arte sacra, depois de conseguir seu intento a vitima resolve voltar em forma de fantasma para pedir um favor ao seu algoz (na verdade dois favores) proteger sua filha Dora dos inimigos dele, e recuperar uma obra de um obscuro autor que tinha idéias bem heterodoxas de praticas religiosas cristãs.

Lestat, todo perplexo já que é a primeira vez que uma de suas vítimas volta até ele, e também por que se apaixona fácil por qualquer coisa, acaba concordando, mas daí lhe aparece Memnoch (mais conhecido como Capeta) e resolve fazer uma proposta ao nosso Vampiro, ele diz que está vencendo a batalha contra Deus e que precisa da ajuda de Lestat para sua cartada final, o Vampiro fica meio que na dúvida, então Menoch diz que antes que Lestat aceite ele lhe mostrara algumas coisas.

A partir daí a narrativa passa a ser de Memnoch, ele nos conta o principio de tudo, a perplexidade dos anjos quando algumas células no meio do caos ganharam vida e começaram a se multiplicar e como Deus se mantinha apenas como um observador, até o momento da morte de Cristo, sempre tentando mostrar o seu lado da história, segundo, lógico, o ponto de vista da mitologia criada pela autora nos livros anteriores.

Mas afinal o que Memnoc queria de Lestat? Ah isso vocês só ficaram sabendo depois de ler o livro.
Lembrei-me do seu comentário no bar do hotel. "Vendi minha alma por lugarescomo este. " Eu soube do que ele estava falando no instante em que disse as palavras.E continuava sabendo  
O livro possui discussões bem interessantes, e é o mais pesado desde Entrevista com o Vampiro, a qui não tem tanto espaço para as 'Fanfarronices Lestarianas' e gente que final incrível, a revelação final é um chute no rim. Temos diversas passagens que nos faz pensar também, especialmente sobre as coisas que nos são passadas, ou melhor Como nos são passadas (sabe aquela história de Os Vencedores é que conta a História? então bem isso).

Mas mesmo com varias passagens muito interessantes que dariam belos livros com a conversa com o fantasma sobre o livro poderia desencadear uma história bem interessante de investigação com um pé na historia da Arte. A história de Memnoch é uma boa reflação filosófica sobre a visão da religião, e o final, depois da volta de Lestat daria um maravilhoso drama de horror baseado na visão fanática da fé. Mas tudo junto acabou deixando a história bem arrastada, parece que nada engrena, um monte de idéias muito boas que não se sustentam, e a história só fica boa mesmo no final.
— Ele me deu uma das Suas sublimes respostas evasivas, querendo dizer queeu não estava proibido de fazê-lo, que eu era um Guardião e que meu dever era Velar.Por isso, desci...  
É triste, mas foi mais um livro mediano, acho que da Tia Riice tinha tanta coisa para compartilhar e idéias bacanas e acabou tentando colocar tudo de uma unica vez e acabou pesando a mão, mas mesmo assim é um livro que vale a pena.

Indico para todos que gostam de discussões filosóficas sobre Religião, de conhecer pontos de vista sobre o Bem e o Mal, Certo e Errado, para que gosta de livro que colocam o dedo na ferida, e é claro para que está querendo ler a Série.


11 comentários:

  1. Oi, Dani! Estou louca para ler alguma obra da Anne Rice,já ouvi falar dessa série e fiquei bem curiosa em conhecer porque amo histórias de vampiros haha ainda mais agora, após ler a sua resenha, que está ótima e muito completa. Achei o enredo bem interessante e estou ansiosa para saber se o Lestat vai aceitar a proposta do Memnoch. Bjss!

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?!? Olha eu queria dar prosseguimento na leitura dessa série, mas o preço e a dificuldade em encontrar alguns dos livros me desanimaram completamente.
    Adorei a resenha, mas não lerei nem tão cedo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha prendeu minha atenção - e olha que não sou a maior fã de histórias com vampiros. Infelizmente há casos onde nem a melhor autora faz a trama funcionar - pelo que você citou, Anne Rice poderia ter explorado mais pontos, mas optou por outra linha. Que bom que mesmo assim preenche o espaço destinado a ele. Obrigada por me dar mais repertório sobre esta série e me inspire a querer lê-la um dia.

    ResponderExcluir
  4. Olha... não sou muito fã de vampiros e etc (prefiro os lobos hahahaha), mas a tua resenha ta perfeita. Fiquei a fim de ler só por conta dela... Quem sabe um dia eu leio!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu já li um dos livros dessa série, não sei ao certo se foi o terceiro, e tenho interesse em ler os demais. Achei interessante isso de um personagem voltar como um fantasma e fazer esses pedidos. Uma pena que o livro seja apenas mediano.

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Ainda não li nada da Anne Rice, e confesso que estou bem curiosa para ler. E com a sua resenha, fiquei ainda mais curiosa do que já estava. Gostei do enredo desse livro e com certeza vou querer lê-lo também.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Eu tenho muita vontade de ler algo da autora, mas tenho mais curiosidade com seus livros sobre bruxas. Gosto de vampiros e quero conhecer os dela, mas não acredito que farei isso muito em breve. Memnoch parece suuuper pesado e tem uma premissa bizarra... não sei se lerei. Adorei a resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Corro de livros com vampiros. Apesar do sucesso envolvido na obra, não me chama a atenção. E que pena que suas expectativas não foram atendidas, fico chateada quando isso acontece comigo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniele, sua linda, tudo bem?
    Que pena que a o livro poderia ser muito mais e não foi. Mas gostei das discussões que ele trouxe, esse assunto é muito interessante, e para acompanhar a série, teremos que passar por ele também. Gostei muito da sua sinceridade também. A resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!!

    Não conhecia esse livro ainda e confesso que não fiquei animada pela leitura não. A temática não me atraiu muito. Fiquei triste com o fato de ser só mediano. Gostei da resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ola Dani amo o universo dos Vampiros, acredita que ainda não li nada da Diva, preciso me redimir mas gostaria de ler um clássico dela para começar, que pena que o livro foi mediano. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir