segunda-feira, setembro 4

(Resenha) #39 O Temor do Sábio

Título: O Temor do Sábio
Série: A Crônica do Matador do Rei, Segundo Dia
Autor: Patrick Rothfuss
Gênero: Fantasia
Desafio #39 Livro que tenha começado e nunca terminado

"Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil."

Olá pessoal, atire a primeira pedra quem nunca pegou um livro e, se não deixou de lado, ao menos pulou uns parágrafos pra ele terminar mais rápido. Esses eu dificilmente pegaria novamente para ler, por isso minha escolha para esse desafio até que estava gostando muito da leitura, o que mais desanimava mesmo era o autor ter se esquecido de dar sequência e terminar a série...não que ele tenha lançando, mas quem sabe dá sorte =)

Uma história é como uma noz – disse Vashet. – O tolo a engole inteira e se engasga. O tolo a joga fora, achando que tem pouco valor – sorriu. – Mas a mulher sensata descobre um jeito de quebrar a casca e comer a polpa que há dentro.

Primeiramente, aconselho a quem não conhece o livro O Nome do Vento, a dar uma lida na resenha já publicada aqui no blog, já que o Temor do Sábio é uma continuação direta dele. Nesse segundo dia, Kote continua contando sua história ao Cronista, começando com ele ainda na Universidade e contando dinheiro para pagar a taxa escolar, mas agora ele já está se portando mais como um adolescente e deixando ficar mais com seus amigos, diferente do primeiro livro seus companheiros de Universidade parecem bem mais uma turma unida, isso se deve justamente por uma mudança em Kote. Gostei de ver mais o Simmon, e seus sábios concelhos. Essa primeira parte é bem leve e cheia de romances, aventuras e vergonhas alheia, e contou com uma das cenas mais engraçadas da série até agora, e uma das mais triste também =(

Já na segunda parte do livro ele viaja para bem longe da Universidade, para ajudar uma pessoa muito importante em Vintas, bem longe da Universidade, e quem sabe enfim conseguir um verdadeiro Mecenas para poder tocar seu alaúde por todo Os Quatro Cantos, nessa segunda parte o clima do livro também muda um pouco, perde aquele frescor de briguinhas de escola e começa as tretas de verdade atrás do Chandriano.

Durante os Interlúdios, capítulos que se passam no presente, Kote já deixa claro que certas coisas irão acontecer, pouca coisa foi relevada no primeiro livro, e um pouquinho mais será revelada nesse.

― Aquele sujeito não é apenas um escriba comum. É uma espécie de historiador e está aqui para escrever a verdadeira história da minha vida. Você perdeu o início, mas, se quiser, pode ficar para o restante. ― Deu um sorriso descontraído. ― Posso lhe contar histórias que ninguém jamais ouviu. Histórias que ninguém jamais tornará a ouvir. Histórias sobre Feluriana, sobre como aprendi a lutar com os ademrianos. A verdade sobre a Princesa Ariel.

Mas falando em viagem, conhecemos quase o mapa todo nesse volume! Ele visita vários lugares e conhece muitos personagens, como Tempi de Ademre e a própria Feluriana, uma figura mística que vive no Eld. ambos os locais muito bem descritos em uma civilização bem complexa. Isso sem contar as árvores, Caethe, a Árvore Espadeira, e o Mestre Freixo, não tem uma árvore na capa a toa...Nesse livro temos a clássica jornada do herói onde ele vira um homem, ganha uma capa e uma espada e se prepara para o livro final.


A leitura é muito fluida e toda aventura que nosso garoto insensato faz é instigante, são 960 páginas corridas com letras pequenas, que o autor deu pano pra manga para mais teorias do que explicou muita coisa, se o terceiro livro sair (6 anos esperando), ele vai ter muita coisa para resolver, apesar disso, devorei e se tivesse mais páginas não me importaria, Patrick Rothfuss faz mágica com as palavras.

Bem é difícil falar sobre um livro que é continuação sem revelar muito sobre a história, eu não ligo muito em saber por isso me divirto em várias páginas com inúmeras teorias a cerca dos personagens tamanha minha admiração por essa série <3

Se também gosta de Alta Fantasia, uma trama bem amarradinha com margem pra muita conspiração e teorias, e não liga em esperar até 2020 para ler o próximo volume, aproveita que vão lançar nesse ano a edição comemorativa de 10 anos do primeiro livro com ilustrações, fica a dica =)

Edição de 10 anos do livo O Nome do Vento

11 comentários:

  1. Amo aventura e Fantasia, algum tempo atrás vi a capa desse livro mas não li a resenha.
    Gostei da sua resenha e como ela me deixou interessado nessa série.
    Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos livros que compraria pela capa sem dúvida, ainda mais com esse clima de fantasia!

      Excluir
  2. Eu sou doida pra ler O Nome do Vento e a cada resenha que leio minha vontade aumenta. Mas como faz com essa falta de dinheiro pra comprar os livros? Chega de crise, quero meus livros de volta...
    kkkk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Ainá! Comprei os meus em uma promoção muito boa no submarino, fica de olho que as vezes consegue um bom desconto, boa sorte ♥

      Excluir
  3. Oi tudo bem?
    Diferente de você eu não curto muito livro de fantasia então por esse motivo a leitura não me agradaria, mas já ouvi falar que livros que tenham mapas são os melhores então esse deve ser muito bom hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais, se não gosta muito de fantasia então talvez não seja um bom livro pra vc mesmo, uma pena, quanto aos mapas aí já não sei, mas pensando bem a maioria dos livros que eu vi são os de fantasia, tenho que folhear mais outros estilos hasuhasuahusha

      Excluir
  4. Oi, Tudo bom?
    Nunca li esse livro, mas estou apaixonada, já anotei na minha lista de quero ler no skoob, eu amo narrativas desse tipo, adoro mapas kkk.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu sou louca para ler essa série, mas por algum motivo eu nunca começo.
    Adoro livros com esse estilo e sua resenha só aumentou mais a minha vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiii, Não li essa série ainda, mas ela parece bem interessante. Como não li o primeiro livro, só lio suas impressões aqui e por elas deu muita vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse livro na livraria ontem, juro para você.
    Amei a capa dele, apesar de não ter lido muito sobre ele pessoalmente, agora que li sua resenha vi como ele é incrível.
    Me arrependi de não ter comprado quando tive a oportunidade. Gostei super da sua resenha, realmente ela ficou ótima.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Fico só adiando a leitura de O nome do Vento e o Temor do Sábio, amo fantasias e sei que vou gostar mas sempre acabo deixando pra depois.
    Espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir