quinta-feira, dezembro 14

(HQ) Pequeno Assassinato



Título: Um Pequeno Assassinato.
Autores: Alan Moore e Oscar Zárate. 
Gênero: Drama

Sinopse: Timothy Hole, um publicitário bem-sucedido que acaba de aceitar o trabalho de sua vida. Contudo, as coisas começam a sair dos trilhos quando ele passa a ser perseguido por uma estranha criança, o que o faz se questionar quem realmente é e principalmente, como afeta as pessoas ao seu redor. Uma historia sobre os pequenos homicídios que todos têm de cometer para seguir em frente. Um rastro de mortes de coisas aparentemente insignificantes. Quanto dano pode causar um pequeno assassinato?

Olá, aqui quem vos fala é o Andrei Sorren. Ao comprar essa HQ estava disposta a fazer uma resenha/critica, mas tive uma grata surpresa ela falou de tal maneira comigo que primeiramente prefiro falar de como me senti.



Encontro-me em um momento da vida onde me pergunto onde errei? E inicio uma jornada de volta ao passado procurando respostas. Vejo pecados, vejo crimes e tento ignorar eles como se eles fossem desaparecer ou apenas os esconder, até se perderem dentro da minha cabeça e achar que tais crimes nunca foram cometidos. Volto a um estágio infantil de inocência pura e onde surgiu o primeiro pensamento de fazer o mal... Ali, onde o pensamento surgiu, no o ato de provar do fruto proibido, e depois fingir que não ouve mal em meus atos, foi o que me expulsou do paraíso e me tornou humano.
“A primeira maldade que fiz de propósito. A primeira. É assim que mudamos. Primeiro somos Lolita, depois com risos e remorso, nos tornamos Humbert”.
Foi assim que me senti ao ler essa obra, enfrentando meus demônios.

O texto do Moore faz uma união perfeita com a arte do Zárate. Se fosse desenhista sem empatia, um alguém comum à obra como um todo não teria tal impacto, amo quando isso acontece.

Algo importante é que ela é divida por épocas da vida do personagem na época atual e vai voltando retroativamente na mente do personagem até o ponto crucial de sua infância. E sempre com o contexto social e político de sua época tornando a trama bem mais crível.

Falando um pouco sobre a edição. Esse era um dos poucos trabalhos do Moore que não tinha sido publicado no Brasil. O que é incrível já que foi a primeira coisa que ele fez após escrever sua bíblia sobre a desconstrução dos super-heróis Watchmen. A edição nacional que chega pela editora Pipoca e Nanquim é bela, desde a capa a sua encadernação e impressão. Não sou de citar editoras, mas nesse caso é algo a parte, visto que eles possuem um canal no youtube e mostram todo o processo sobre conseguir cada edição, das batalhas de licenciamento à publicação e da pra ver que tudo é feito com amor, eles apenas querem nos vender aquilo que eles amariam consumir. E espero que isso crie além de sucesso na empreitada uma corrente do bem que chegue até outras editoras que possam fazer
produtos de qualidade sempre pensando nos leitores.

Pra mim o mais interessante em uma obra é o quanto ela vai falar com o leitor a ponto de nos tornarmos participantes dela. E ao acabar de ler fica a sensação de aprendizado e um ciclo de sua vida que se fecha para que um novo se abra.

Fica a indicação dessa obra.

Diga nos comentários o que acham dessa e de outras obras do Alan Moore.

12 comentários:

  1. A capa do HQ me lembrou bastante a série vagalume, bem nostálgica.
    Gosto de leituras que despertam esse conflito com nossos demônios interior, faz com que seja marcante. Não conheço o autor, mas fico satisfeita em ver que pequenas editoras
    tem o prazer de trazer novidades a nós. Senti falta de umas fotozinhas da parte interna do HQ, fiquei curiosa rsrs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OLA, VOU POSTAR DOIS LINKS PARA DUAS PAGINAS DA HQ. DESCULPA A MANCADA DEVERIA TER POSTO.

    https://4.bp.blogspot.com/-n4Yjkoaw9SA/WiAQ5C122FI/AAAAAAAAHcg/kKzhq-x1Pz05iJTMHhUHD50IhtZSpoqawCLcBGAs/s1600/046-100_Peq_as_grafica-14%2Bcopy.jpg

    https://i2.wp.com/pipocaenanquim.com.br/wp-content/uploads/2017/10/007-045_Peq_as_grafica-32-copy.jpg?fit=345%2C460

    O autor quadrinhista foi o primeiro trabalho que tive contato dele, já Alan Moore teve varias HQs adaptadas pra filmes a maioria rendeu pessimos filmes, V de Vingança, A Liga Extraordinaria, Do Inferno, E Watchmen

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem???

    Amo hqs, e tenho adorado ler entre uma história e outra.
    Adorei conhecer essa que não conhecia e como ela mexeu com vc, preciso ler em breve, essa questão do primeiro deslize ser a porta de abertura é bem legal.
    Amei.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não tenho muitas hqs, a maioria eu ganhei do meu esposo e ainda não conhecia essa e parece que ela deixou você sem palavras, vou pesquisar mais sobre ela ..

    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee Andrei ^^
    Acho muito bacana e interessante quando uma obra é capaz de falar com o leitor e nos fazer sentir parte dela. Eu ainda não conhecia essa HQ, mas mesmo vendo que você gostou, não fiquei com vontade de lê-la, pois não é meu tipo de leitura :/ ainda é assim, é uma dica válida :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?!? Adorei seu relato sobre a HQ, e senti falta de alguns detalhes, aí você logo sanou isso colocando os links abaixo rsrs, adorei!!!
    É muito bom quando nos vemos envolvidos 100% com a obra que estamos lendo, acho que isso mostra que o autor atingiu completamente seu objetivo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não costumo ler HQ então nem sei o que comentar, mas fiquei feliz por você ter apreciado tanto a experiência com essa edição. Parabéns pela leitura e com o aprendizado em geral que vc teve.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu não conhecia este HQ e sua resenha está bem interessante sobre a obra.A capa me lembrou muito aqueles livros da série vagalume e adorei. Vou adicionar na lista de desejados, pois fiquei bem curiosa pela história.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que experiência incrível vc teve com essa HQ, eu amo quando conexões assim acontecem comigo... Obrigada por compartilhar seus sentimentos!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Não sou muito de ler hqs, mas essa chamou a minha atenção, principalmente por causa da sua resenha, já acrescentei ele a minha lista dos desejados...

    Beijos e obrigada pela resenha...
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não sou de ler HQ's apesar de ter um interesse, mas não sei qual ler e acaba sempre adiando! Gostei de saber um pouco sobre essa, e é tão legal ver como esses livros ou HQ's mechem com nós leitores! ótima resenha!

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Quando vi a capa do livro achei que era da Série Vaga-Lume! Caraca, parece muuuuuito!
    Depois que vi que se tratava de um HQ, mas me interessei mesmo não sendo muito fã do gênero.
    Bjs!

    ResponderExcluir