segunda-feira, dezembro 18

(Resenha) #44 Musashi


Título: Musashi
Autor: Eiji Yoshikawa
Gênero: Aventura, romance histórico
Desafio #44 Autor de um livro com a mesma inicial do seu nome


Simmm, meu nome começa com E apesar dos japoneses trocarem a ordem dos nomes, Yoshikawa é o sobrenome mesmo, ai que felicidade de ter encaixado esse livro nesse desafio e me aventurado pelas quase 2 mil páginas, já que não aguentei e li tudo <3



Musashi conta a história de uma dos maiores espadachins do Japão e que lutou na batalha onde o último Xogunato deu início, conhecido como Tokugawa. Nessa época os samurais não possuíam mais tanta serventia em guerras o que acabou gerando muitos ócio e vários deles se dedicaram a escolas de esgrimas e a criar e a praticar outras artes, alguns porém viram Rounins, samurais sem senhores, e vagueavam pelo país, Musashi era um deles.

Depois de Musashi (que ainda se chamava Takezo nessa época) ter lutado na batalha de Sekigahara com aproximadamente 16 anos, e o lado que estava defendendo perdeu, ele junto de seu amigo Matahachi, se escondeu na casa de uma mulher (Okoo), e depois de algum tempo Matahachi resolve fugir com ela. Takezo volta para a sua vila para informar a mãe do amigo sobre a decisão de Matahachi e pede a ela para avisar a pobre Otsu sobre o rompimento do noivado , mas a velha Osugi culpa Takezo por ter convencido seu único e amado filho a ir lutar e resolve que irá destruir a vida dele, Otsu por sua vez descobre a traição por um carta do próprio Matahachi.

Então que Takezo é descoberto e preso já que ele lutou pelo lado perdedor, mas o monge Takuan interfere a seu favor e o prende em uma árvore e o deixa lá por vários dias, sempre lhe dando sermões, Otsu o ajuda fujir e descobre um grande amor por ele. Traindo a confiança de Osugi e ganhando outra inimiga mortal! Mas depois de passar anos trancado e lendo muitos livros. Takezo vira Musashi e decide seguir o caminho da espada.

Durante o Livro acompanhamos o desenrolar desses personagens, Musashi amadurecendo e deixando de ser um lobo selvagem, Otsu e seu eterno amor e eternos desencontros sofridos, Matahachi e suas péssimas escolhas, Osugi e sua ira cega, além de Joutaro o primeiro discípulo de Musashi e Akemi filha de Okoo. e vários outros que também são importantes para a história, como Sasaki Kojiro, o maior rival de Musashi. É um livro de muitos encontros e desencontros.
"— O mesmo se dá com a sua coragem: todas as suas ações, até agora, demonstraram temeridade, uma falsa coragem que deriva da ignorância. Não são atos de um ser humano, nada têm a ver com a verdadeira força de um bushi. O homem, o verdadeiro bravo, teme o que tem de ser temido, poupa e resguarda a vida — esta pérola preciosa — e procura morrer por uma causa digna. Percebe agora o que há de tão lamentável em tudo isso? Você veio ao mundo possuindo força física e firmeza de caráter, mas é inculto — aprendeu apenas o lado sombrio da arte guerreira, não procurou cultivar a sabedoria e a virtude. “Aperfeiçoar-se no duplo caminho das letras e das armas” — conhece a expressão? Mas que significa “duplo caminho”? Sem dúvida não significa que dois são os caminhos.a serem percorridos em busca do aperfeiçoamento; significa, isto sim, que os dois caminhos, das letras e das armas, estão juntos e perfazem um único caminho. Compreendeu, Takezo?"
( Monge Takuan)
A história tem muito fator e personagens históricos, mas é um romance, como as coisas aconteceram ninguém sabe, mas Eiji sabe contar muito bem uma história, sua narrativa é extremamente simples, e descomplicada, a tradução e as notas de rodapé estão muito bem feitas, os personagens são tão bem descritos que sabemos quem é mesmo não citando nomes.

Chorei, ri, senti ódio e aprendi muitas lições, é um livro que quero reler muitas vezes sempre que puder. O próprio Musashi também escreveu um livro, chamado de o livro dos 5 anéis, contando um pouco sobre o seu aprendizado.

10 comentários:

  1. Oi tudo bem?

    Parece ser bem bacana para conhecer um pouco mais sobre a história do Japão com um bom romance o que já me deixou curiosa.

    Beijos,

    www.leitorunicornio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer o livro, não sei se leria, mas anotei o nome. Ótima resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. É um tipo de aventura bem diferente do que estamos acostumados a ler, principalmente por causa do cenário. Mas é um dos pontos que deixa a história interessante, com certeza.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Gostei muito da sua resenha sobre o livro. A história me lembrou um pouco de um filme que vi na Netflix, na verdade são três filmes.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  5. OLá! Sou apaixonada por histórias de samurais e espadachins, toda a honra que envolve essas histórias são incríveis, amo vir aqui pois sempre encontro algo diferente para ler, é incrível, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Ai que livro mais bacana! A história parece ser bem interessante, e ultimamente gosto bastante desse tipo de gênero, com várias aventuras e tal. Além disso gosto muito do Japão, acho que também seria uma boa esse livro ter um mangá, hein? Pelo visto acho que eu iria gostar pra caramba :)

    Abraços,
    www.residiu.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Luan, com certeza vai adorar o livro!! Não sei se conhece mais tem mangá sim, com o nome de Vagabond, o duro é que está em hiato já a alguns anos, não sei se um dia o autor vai terminar de desenhar, mas a arte é linda!

      Excluir
  7. Olá!
    Eu conheço essa história em mangás. Adoro a cultura oriental, gostei da capa desse livro.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. Ola não conhecia o livro mas a sinopse me chamou muita atenção assim como o amadurecimentos dos personagens, acompanhar esse crescimento torna a leitura muito prazerosa. Dica anotada. abraços


    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  9. Como assim eu não conhecia esse livro? Já tô apaixonada e considerando incluir nas leituras de 2017 nem que eu tenha que substituir algum que já tá na lista. Depois que terminei sua resenha parei para pensar e conheço pouquíssimos livros ambientados no japão. Amei tudo o que você escreveu, a resenha ficou maravilhosa!

    https://maresialiteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir