quinta-feira, agosto 23

(HQ) Daruma

Título: Daruma
Arte: Orlandeli
Gênero: drama, famasia
Editora: Sesi

Sinopse: Bodhidharma, Dharma, Daruma. No universo das representações, poucos símbolos são icônicos da espiritualidade e ao mesmo tempo simpáticos como esse. Essência figurativa do espiritualismo oriental, asiático, enigmático. Sua origem remonta a uma figura histórica vinculada à disseminação do budismo e do zen na China e no Japão: confunde-se com as relações implícitas à filosofia das denominadas “artes marciais”. Mistério e ironia circundam a figura do “boneco” sem olhos, quase um talismã. Necessário digeri-la para entender. Percebida para saber.

Vocês já viram aqueles bonequinhos de souvenir que são redondinho e sem olhos? Ele é como um boneco da sorte, e funciona assim, você deve fazer um pedido enquanto pinta um dos olhos, e quando seu pedido se realizar, você deve pintar o outro olho. O ideal é mante-lo a vista, para que sempre se lembre de seu desejo, dizem que, o que realmente faz dar certo que nosso desejo se realize é porque nos incomoda deixar algo incompleto.

Nessa História em quadrinho, Orlandeli traz essa superstição, mas e se o pedido tiver sido motivado pelo ódio e que não se quisesse que ele se realizasse? Daruma é implacável. E agora o que fazer? 

O estilo de desenho do Orlandeli é inconfundível, os diálogos são simples e bem naturais. A trama também segue esse ritmo, e conforme vai avançando a leitura vamos nos inquietando junto dos personagem. Junto desse drama conhecemos a lenda de Daruma, o Bodhidharma que para chegar a iluminação, removeu as pálpebras para não dormir enquanto meditasse, e que de tanto meditar teve pernas e braços atrofiados.

Achei bem surpreendente e rica em ensinamentos pra nossa vida, recomendo.
Se alguém também se interessou e que gosta de cultura oriental, também indico o instagram do autor que tem várias promoções com frete grátis e vem autografado! Tirando que ele é uma figura super querida <3 

>> segue o link @orlandeli

(Já tive um daruma e deu certo o pedido!)




9 comentários:

  1. Que legal essa HQ, traz em sua essência a riqueza da cultura oriental, além do design gráfico bastante interessante, diferente. Não conhecia a lenda do Daruma, gostei de saber, é mais um conhecimento adquirido.

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o seu post, mas o que mais me interessou foi saber sobre essa superstição, eu adoro saber dessas coisas e não fazia a menor ideia que era assim que funcionava esse bonequinho...SENSACIONAL!! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma HQ que o Orlandeli fez para o Piangers. O trabalho dele é espetacular!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo cultura oriental <3, e achei bastante fascinante isso de pintar um olho e esperar realizar o pedido para pintar o outro, bastante genial, parece ser uma HQ bastante rica culturamente. Eu sou muito fã de HQs e essa com certeza vou tentar da uma lida pois me chamou muuuita atenção. Abraços !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol! Nossa, eu não conhecia esse bonequinho, mas achei uma graça e com uma ideia super legal sobre o desejo e pintura. E a premissa da HQ me deixou super curiosa para conhecer melhor, ainda mais pra saber que desejo foi esse. Gostei muito dos traços dessa imagem que você colocou aqui. Sem dúvidas, quero ir atrás. Amei a dica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Desconhecia todas estar informações Carol!! Quero um bonequinho para fazer meus pedidos.
    A cultura oriental é um tanto criativa e curiosa, me impressiono a cada dia

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive vontade de ler um HQ, acho que vou começar por essa, achei o tema muito interessante.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que história interessante e curiosa né. Acredita que nunca li uma Hq? Fiquei curiosa com essa e quem sabe eu não me anime para ler. Adorei conhecer!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a história deste bonequinho, muito interessante a lenda de Daruma, me deu vontade de comprar para ler.

    ResponderExcluir