segunda-feira, agosto 20

(Resenha) #52/1 - A Bússola de Ouro

Título: A Bússola de Ouro
Série: Fronteiras do universo
Autor: Philip Pullman
Gênero: Fantasia
Editora: Suma das Letras 
#52 Uma Trilogia


Gosto muito de ler livros de fantasia, principalmente fantasia infanto-juvenil, e apesar de bem famosa não conhecia muito sobre a história dessa trilogia.

Nesse primeiro livro a aventura é centralizada na personagem Lyra, que é uma órfã e é criada na Faculdade de Oxford. Ela é uma criança muito arteira e certa vez entra escondida em uma reunião, e escuta os catedráticos e seu tio falando sobre uma cidade em outro mundo que poderia ser vista através da Aurora Boreal, eles falam também sobre um pó misterioso, que enchem Lyra de curiosidade. Ela fica entusiasmada em viajar até o Norte e ver esses fenômenos, mas acaba chegando uma mulher na Universidade que leva Lyra para morar com ela a fim que lhe ensinar mais modos femininos. Antes de ir o Reitor da Universidade lhe entrega um objeto dourado, com inúmeros símbolos e que lembra uma bússola .



Enquanto isso estão a solta, o que as pessoas chamam de Papões, sequestradores de crianças, e eles levam o melhor amigo dela, Roger. Ninguém sabe o que eles pretendem, mas muitos apontam que eles levam essas crianças também para o Norte.

Nem preciso dizer que ela vai conseguir chegar até o Norte, né. E durante essas viagens ela vai conhecer muita gente inclusive um urso, que aparece na maioria das capas e no poster do filme. Lyra não é uma menina comum, muitos mistérios a cercam, e através da bússola ela vai guiando seu caminho.

Nesse mundo onde vive Lyra, as pessoas tem animais (dimon/daemon) que são intrínsecos à eles, quando crianças esses dimons podem se transformar em vários animais diferentes, mas depois de passar pela puberdade eles adquirem uma forma final. Esses são uma extensão um do outro, e não podem ficar muito distantes entre si, se um morrer, os dois morrem, se separem, eles perdem a vontade de viver.

Nessa fantasia somos contextualizados com um cenário medieval, com os povos Tártaros da Moscóvia, talvez alguma descendência dos Hunos, por causa da forma dos crânios citados. Também tem o povo Gípcio, que faz uma analogia com os povos nômades, ciganos que vivem no mar.

É uma leitura bem fácil e frenética, onde as crianças conseguem fazer muitas coisas impossíveis, como a maioria dos livros infantis de fantasia, e com pitadas de questões religiosas por entre as entrelinhas, nesse primeiro volume.

Estava esperando um pouco desse primeiro volume, vamos ver como vai se desenrolar essa história, Espero vocês no próximo mês com a resenha de A Faca Sutil.

14 comentários:

  1. Eu particularmente não me sinto atraida por esses tipos de livros, mas com essa sua resenha eu juro que coloquei ele na lista de livros para ler, rs, amei seu blog, estou seguindo, bjs

    Madu Ogeda Blog

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei em...Resenha super bem detalhada.Vou ler esse ainda!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o filme e amei, o q é incrível já q quando eu sei q o filme é baseado em um livro eu já fico na expectativa de odiar kkk Eu ainda n tive a oportunidade de ler os livros, mas pretendo, já q contem mais detalhes etc ♥

    ResponderExcluir
  4. Já li o livro e achei incrível, mas não gostei do final da trilogia. O primeiro livro porém é muito bom e o universo criado é sensacional. Não assisti o filme, mas acho que deve ter ficado bonito.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro livros de fantasia, mas não curto muito os infanto-juvenis. Meu namorado até tem os livros, mas não tive curiosidade de ler... até sua resenha! Vou colocá-lo na pilha dos livros de outubro e depois volto pra dizer o que achei <3
    Anne Schuler

    ResponderExcluir
  7. assisti o filme porem nao gostei, nao sei si o livro me agradaria muito mais daria uma chance sim

    ResponderExcluir
  8. Ta aí uma boa opção de livro eu particularmente ainda não conhecia mas ao conferir a sua resenha me deu a impressão que ja havia lido.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, essa história é linda,perfeita para o público infanto-juvenil. De vez em quando busco ler algo desse gênero para resgatar o meu eu infantil. Vale muito a pena parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Caroline,
    Eu já tinha visto algo sobre o filme desse livro, mas nunca assisti. Confesso que o gênero de fantasia infanto-juvenil não me atrai mais em livros, mas eu amo assistir filmes com essa temática.
    Eu gostei bastante do que você pontuou na resenha e, apesar de não pretender ler o livro, acho que vou dar uma chance ao filme em breve. Fiquei curiosa em como as aventuras da Lyra vão se desenrolar.
    Parabéns pela resenha,

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Amo livros de fantasia, que alias são meus favoritos e confesso que também não sabia muito sobre esta trilogia até ler sua resenha. Adorei, gosto de livros de fantasia que nos prende e mantem uma historia cheia de ação e/ou aventura.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a sua resenha!
    confesso que livros de fantasia não é muito minha praia,mas da forma com que você descreu este livro me encantei e me interessei, quem sabe não mude de ideia sobre esse gênero!!
    bjosss

    ResponderExcluir
  14. Não é um gênero que eu me interesse muito, mas a história parece bem legal!

    ResponderExcluir