quarta-feira, julho 8

TOP 7 - Livros para Ler Debaixo das Cobertas


O inverno já começou e tem coisa mais gostosa que se aninhar embaixo do edredom e ler um bom livro? 


Em dias frios eu gosto de ler romances policias, especialmente aqueles que tem ar nublado e nebuloso, com direito a vários suspeitos e as pistas sendo distribuídas a conta-gotas elo romance (Agatha gostaria tanto de escrever como você).

Livros mais sombrios também caem bem. Esse tipo de livro me faz sentir mais aconchegada nas cobertas, não sei se é por causa dos meus gostos pessoais, mas é assim que me sinto, outras pessoas sentem o mesmo lendo livros românticos, mas acho que o clima sombrio combina mais com os dias curtos do inverno.

Fiz uma listinha de livros "frios" para aquecer nesse inverno.

1. O Morro dos Ventos Uivantes
Li esse livro quando ainda estava na escola, e achei ele bem sombrio naquela época, o tempo sempre escuro e a ventania constante combinava muito bem com o personagem Heathcliff, merece uma boa xícara de chocolate e uma manta quentinha.

Sinopse
Emily Brontë, ao morrer de tuberculose aos trinta anos, havia lançado - um ano antes - um único romance, O Morro dos Ventos Uivantes. Publicado em dezembro de 1847 sob o pseudônimo de Ellis Bell, o livro chocou os leitores da época, uma vez que, para contar a história de amor entre Catherine e Heathcliff, a jovem autora expôs os sentimentos e a alma dos personagens de uma maneira pouco comum ao mostrar suas falhas de caráter e revelar o abismo social que separava os dois irmãos de criação, mantendo, assim, a tensão ao longo de todo o romance.
A trama ganha contornos sombrios quando Lockwood, o novo locatário da Granja da Cruz do Tordo, faz uma visita ao seu senhorio, Heathcliff, proprietário do Morro dos Ventos Uivantes, e, durante uma terrível nevasca, precisa se abrigar na casa. A partir dessa noite nada convencional revela-se a história da paixão entre Heathcliff e Catherine.
Emily Brontë criou um mundo próprio, perpassado pelo sobrenatural, para escrever uma das mais trágicas - e igualmente românticas - histórias da literatura inglesa.


2. O Caçador de Pipas
Eu ainda não li esse livro, quem sabe nesse inverno eu leio o/, porque escolhi ele, aqui na minha região essa época do ano é tempo de soltar pipa, para onde se olha tem crianças e marmanjos soltando pipa, inclusive já teve um pequeno acidente com meu marido, então solte pipa em espaços abertos para não machucar ninguém.

Sinopse
O Caçador de Pipas - O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

3. O Iluminado
Já li e reli O Iluminado, toda quela neve, três pessoas isoladas do resto do mundo pelas montanhas nevadas em um hotel enorme, antigo e medonho, detesto a sensação de estar longe da sociedade, é para se encolher de baixo do edredom. (vai ter resenha aqui no blog fiquem atentos)

Sinopse
O Iluminado - O Overlook, no Colorado, era considerado o mais belo e luxuoso hotel de qualquer balneário do mundo. Durante a temporada de inverno, o estabelecimento permanece fechado. Naquele inverno, contudo, seu zelador era Jack Torrance, um escritor frustrado, ex-professor de inglês, alcoólatra e temperamental, para quem aquele emprego representava um novo caminho aberto à sua frente, a esperança de apagar seus insucessos passados. Sua mulher, Wendy, também via naquele refúgio no meio da neve a esperança de salvar um casamento que já lhe dera muitas experiências amargas. E há também Danny, o filho de cinco anos do casal. Abençoado - ou amaldiçoado - por poderes que lhe permitiam ver tanto o futuro quanto o passado e comunicar-se, independentemente da distância, com outros iluminados como ele, todo o terror que passa a cercá-lo foge à compreensão de criança.
Stephen King, digno e magnífico discípulo de mestres do gênero terror e suspense como Edgar Allan Poe, é um excelente narrador, que conhece como ninguém as fendas do cotidiano e apresenta personagens comuns em situações corriqueiras que, pouco a pouco, vão entrando numa atmosfera a princípio salpicada de elementos incomuns até que de repente o horror se instala - e arrebata tanto o personagem quanto o leitor.

4. Os Sobreviventes
Li esse livro já faz uns 10 anos, e praticamente devorei o livro, fico pensando se fosse eu no lugar deles o que faria, e, qual seria minha reação quando descobrisse as informações que é dada no final desse livro, é uma história incrível de força de vontade de apego a vida, ótimo para ler encolhidinha no sofá.

Sinopse 
Sexta-feira, 13 de outubro de 1972, um avião uruguaio com 5 tripulantes e 40 passageiros, dos quais muitos estudantes e jogadores de rugby, se espatifa na Cordilheira dos Andes.
Doze morrem imediatamente e os sobreviventes tem que suportar a terrível Cordilheira, 30 graus abaixo de zero durante a noite e a fome.
Resistiram com as escassas reservas alimentícias esperando pelo resgate, mas no décimo dia escutam pelo rádio que as buscas haviam cessado. 

A partir de então só dependia deles sair com vida da montanha. Ante a ausência de alimentos e esgotadas as resistências físicas se viram obrigados a alimentar-se de seus companheiros mortos para seguir vivendo. Finalmente fartos das ameaçadoras avalanches, da contínua morte de seus companheiros e da espera pelo resgate, dois deles decidem cruzar as imensas montanhas para chegar ao Chile. Depois de dez dias de escaladas e caminhadas, conseguiram ajuda. No dia 22 de dezembro de 1972, depois de 72 nas montanhas, dezesseis sobreviventes são resgatados.  

5. Calafrio
Esse eu também não li, ainda, faz parte da trilogia Os lobos de Mercy Falls, quero colocar ele em uma das categorias do Desafio 54 porque fiquei bem curiosa quanto a esse livro, alem da capa ser muito linda, para ler com um chá preto quentinho.

Sinopse
Calafrio - O frio. Grace passou anos a observar os lobos no bosque próximo à sua casa. Um deles, um belo lobo de olhos amarelos, a observa também. Ele parece familiar, mas ela não sabe por quê. O calor. Sam vive duas vidas. Como lobo, ele é um companheiro silencioso da garota que ama. E, por um curto período a cada ano, ele é humano, nunca corajoso o bastante para falar com Grace… até agora. O calafrio. Para Grace e Sam, o amor sempre foi mantido a distância. Mas uma vez revelado, não pode ser negado. Sam precisa lutar para continuar humano, e Grace precisa lutar para ficar ao seu lado — mesmo que isso signifique enfrentar os traumas do passado, a fragilidade do presente e as impossibilidades do futuro.


6 - Sangue na Neve
Esse é o livro policial da lista, apesar de ser o 5° livro que foca a detetive D.D Warren os livros não são uma sequencia, então pode ler tranquilo, esse é mais um que ainda estou por ler.

Sinopse
Sangue na Neve - A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples.
No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha?
D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.
7. Cronicas de Gelo e Fogo
The Winter is Coming não podia faltar nessa lista, o inverno nas Cronicas de Gelo e Fogo é tão medonho que virou até mote de uma das casas nobres representada no livro, mesmo demorando uns livros para chegar toda a série tem aquele ar sombrio e sujo que me lembra bastante o inverno.

Sinopse
A Guerra dos Tronos - Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

E você já leu algum desses livro? Leu outro livro que te lembra o inverno que não esta na lista? Deixe aqui em baixo no comentários suas dicas e opinião ;)

Um comentário: